Tecnologia em sala de aula: ajuda ou atrapalha?
Há alguns anos atrás você deve ter carregado muitos livros no caminho até a escola. Hoje, esse cenário mudou, e, mais do que isso, se transformou.
A tecnologia veio ajudar o ambiente da sala de aula em vários aspectos permitindo que ele seja mais interativo, funcional, interessante e de fácil acesso a ferramentas pedagógicas e de conhecimento.
A sala de aula foi evoluindo com o tempo. Do mimeógrafo à prova digital. Mas onde a tecnologia vai ajudar na sala de aula e onde ela pode atrapalhar o aluno?
Interesse
Segundo a pesquisa TIC Educação, mais de 64% do alunos afirmam que quando o professor utiliza a internet eles prestam mais atenção na aula. Esse é um dado importante, pois cada vez mais está sendo comprovado que o uso de tecnologias interfere positivamente no interesse do aluno pela aula.
Estrutura
Sabendo que a tecnologia vai ajudar no interesse do aluno pela aula, a maior questão que fica é “mas o Brasil não tem estrutura, certo?”.
Calma, pois vou trazer alguns dados para entendermos melhor se o Brasil está conseguindo se preparar para receber tecnologia no ambiente de sala de aula.
Segundo a mesma pesquisa citada acima, 98% das escolas públicas já tem computadores e 96% das escolas particulares também.
Além disso 91% das escolas públicas possuem internet e 94% das escolas particulares também já tem esse tipo de infraestrutura.
A infraestrutura de computadores e internet nas escolas precisa melhorar e muito, pois você pode perceber que não falamos do fator qualidade do aparelho disponível e do acesso à internet.
Mas podemos considerar que a educação brasileira está se preparando para estar apta à utilização de tecnologia em sala de aula.
Tecnologia é mais funcional
Imagina você até hoje carregando aquele tanto de livro, muitas vezes para utilizar duas, três páginas de cada um?!
Hoje em dia, com um tablet você consegue carregar todos os seus livros, fazer pesquisas rápidos por palavras-chave e você terá a possibilidade de compartilhar o conhecimento de forma simples e rápida. Coisa que era uma grande missão fazer isso antigamente.
Fácil acesso a ferramentas pedagógicas
Hoje existem milhares de EdTechs (termo utilizado para definir as empresas de tecnologia para a educação) que facilitam a vida tanto do Diretor da escola, quanto professor, quanto do aluno.
Existem plataformas para te ajudar a nivelar um conhecimento para fazer um curso, como é o caso do Khan Academy que te ajuda do básico ao avançado sobre assuntos pertinentes desde a educação básica até a universitária.
Assim como você tem plataformas que ajudam a escrever livros, como a Estante Mágica, a melhorar a interatividade na aula, como a QMágico, treinar habilidades socioemocionais e montar projetos, como a Dreamshaper, e tantas outras que estão aí justamente para permitir que qualquer pessoa possa ter acesso a educação.
E por fim…o conhecimento!
O que é mais fascinante quando falamos de tecnologia para a educação é que o conhecimento é disseminado com uma velocidade exponencial, ou seja, o volume de informações que era consumida pelos seus pais poderá ser consumida, em diferentes formatos, pelos seus filhos de 10 anos.
A tecnologia permite a uma criança aprender conceitos básicos de economia, aprender um pouco sobre gastronomia e por fim estudar um pouco de química.
A tecnologia construirá jovens mais informados, livres, e que terão alta possibilidade de tomar boas decisões.
Tá…mas onde isso pode ser ruim?
A tecnologia veio para ajudar, mas ela também precisa ser ajudada! Como é isso? O ideal é que o consumo dos materiais pedagógicos sejam acompanhados por um professor, mesmo que “professor virtual”, pois a utilização incorreta por trazer riscos à aprendizagem.
Conclusão
O uso de tecnologia em sala de aula pode agregar muito para o ecossistema estudantil e ajuda na interpretação de informações, dinâmica das aulas, funcionalidade no consumo de conhecimento, estimula o autodidatismo, reduz a evasão escolar e mais do que tudo te permite compartilhar conhecimento.
Então compartilhe conosco o que você acha sobre o uso de tecnologia em sala de aula e quais ferramentas você conhece 🙂
Douglas Silva tem uma trajetória voltada para a educação de jovens e integra a equipe da Dreamshaper, uma startup que está ensinando competências socioemocionais a jovens através do empreendedorismo.
Perci
28/maio/2018 @ 12:25
Apesar desse percentual apresentado pela pesquisa de 98% (algo questionável) da existência de computadores em sala de aula nas escolas públicas, muitos estão quebrados e sem manutenção. Além da quantidade de máquinas não atender ao número de alunos e da não disponibilização das que existem para uso dos estudantes. É preciso fazer uma pesquisa com os gestores com observação da prática.
Quanto a minha prática educativa, tenho feito uso de vídeos, slides em Power Point para demonstrar conteúdos, WhatsApp para melhorar a escrita de Língua Portuguesa dos estudantes.