Reunião pedagógica: descubra formas de otimizá-la!
Texto publicado em 13/03/2018 e atualizado em 28/02/2024.
Muitos professores, muitos conteúdos… e como organizar uma excelente reunião pedagógica?
Essa dúvida é uma constante, certo? Mas sem preocupação: para tudo, existe um planejamento. Com ele, os coordenadores conseguirão ter uma conversa mais produtiva com seus professores.
Quer ver essa evolução pedagógica na sua escola? Neste artigo, nós te mostramos o que fazer!
Faça um pré planejamento
Para qualquer reunião ser bem sucedida, é preciso que ela seja conduzida por temas chave.
Ao planejar um roteiro e assuntos a serem abordados no encontro, um dos objetivos é sempre o mesmo: aprimorar o ensino do aluno.
Por isso, formalizar um documento com as estratégias, os conteúdos e materiais a serem discutidos na reunião é uma ótima sugestão.
Embora pareça burocrático, essa organização traz inúmeros benefícios. Além de contribuir para uma boa utilização do tempo, cria uma laço afetivo dos profissionais com a escola e serve de exemplo para a formação dos novos professores.
E esse momento de formulação das necessidades a serem levantadas durante a reunião pedagógica é puro aprendizado para os próprios coordenadores!
Ao colocar no papel o objetivo de cada etapa e conteúdo, o coordenador é estimulado a buscar mais referências teóricas.
Além disso, pode analisar o encadeamento da reunião, estimar com mais precisão a duração das atividades e ainda prever os passos seguintes com base nos conhecimentos que quer construir com os docentes.
Com as ideias organizadas, os outros passos se tornam mais fáceis de se cumprir. Então vamos arregaçar as mangas, pegar papel e caneta e planejar uma caprichada reunião pedagógica!
Marque reuniões periódicas com os professores
Pode parecer algo nada demais, mas regularizar o calendário de reuniões com os professores é fundamental para o desenvolvimento do processo.
Com encontros periódicos, toda a equipe pedagógica terá um acompanhamento sobre as estratégias traçadas e poderá ver o que está funcionando ou não.
Ajustes poderão ser pensados e novos objetivos também. Sendo assim, montar um cronograma para visualizar a evolução das propostas pedagógicas é imprescindível.
Não reúna sua equipe apenas quando há alguma urgência. Encontros quinzenais são ideais para a proposta.
Tenha um plano anual de formação
De nada adianta ter vários encontros programados se eles não tiverem uma progressão entre si. É preciso que haja uma conexão entre as reuniões e a evolução dos conteúdos propostos.
Por isso, é importante que haja a cultura do planejamento entre a equipe pedagógica. Quando não há, é comum que o improviso seja um fator recorrente na sala de aula e isso não é nada bom tanto para a formação dos alunos quanto para a dos professores.
Assim, um encadeamento de reuniões pedagógicas durante o ano letivo resulta em um bom diagnóstico de aprendizagem dos alunos – e, consequentemente, boa formação dos docentes.
Todos devem participar das reuniões
Quando as reuniões pedagógicas têm presença facultativa, é normal que alguns professores participem e outros não.
Porém, isso acarreta em um desenvolvimento desigual dos planejamentos e do ensino da escola como um todo. Além disso, não há uma rica troca de novos métodos, ideias e experiências em sala de aula.
Ou seja: fazer com que todos os professores participem dos encontros é algo fundamental para a evolução da aprendizagem.
O esforço para o planejamento conjunto resulta em maneiras mais eficazes do ensino, um enriquecimento do currículo escolar e dos processos didáticos.
É importante que haja essa comunicação entre os docentes e a reunião pedagógica é esse momento de troca. É a hora de dar o feedback dos alunos aos professores, sugerir novas propostas e unir a equipe em prol do ensino escolar.
A chave de ouro da reunião pedagógica: pautas
Depois de dar atenção às etapas anteriores – que são tão importantes quanto – chegou a hora de planejar a reunião pedagógica em si. E para ela funcionar bem, uma boa organização sobre os assuntos que devem ser abordados a fundo é a chave do negócio.
A intenção do encontro é ser eficaz e para isso é preciso que tópicos necessários sejam realmente conversados.
Cabe ao coordenador manter o foco do encontro e elaborar as pautas para cada um deles. A ideia é que a reunião não caia em assuntos administrativos e seja o momento para tirar dúvidas, ter um olhar reflexivo e pensar sobre atividades de leitura e escrita, por exemplo.
É a hora de dar voz aos professores, uma troca de diálogos e compreensão. E, juntos, construir um plano pedagógico para a escola.
A pauta então serve como uma referência para que tudo isso realmente ocorra na reunião.
Quer saber como fazer isso na prática? Confira uma lista de tópicos a serem abordados em uma boa pauta:
• Avaliação das metas da reunião pedagógica anterior;
• Resultados das demandas da reunião anterior;
• Objetivo da reunião atual;
• Discussão do assunto;
• Propostas estratégicas;
• Materiais necessários;
• Metas a serem alcançadas em relação ao objetivo proposto;
• Demandas novas dos professores;
• Data e horário da próxima reunião pedagógica.
Crie um bom relacionamento com os professores
Em suma, todas essas etapas são essenciais para se ter um resultado final positivo de uma reunião pedagógica. Afinal, são os detalhes que aprimoram o planejamento de ensino e trazem novas perspectivas.
Ainda que essa organização dê trabalho e exiga um certo tempo para formular toda a pauta do encontro, as vantagens que surgem são maiores.
Uma vez que supervisores e coordenadores aprendem e se especializam cada vez mais. E assim, também criam um vínculo da equipe pedagógica com a escola.
Nesse contexto, é legal também reservar um tempinho para uma confraternização ao fim do encontro. Uma sugestão é fazer uma reunião. Use textos e imagens de motivação para proporcionar um momento de relaxamento e união.
E depois é se preparar para a próxima, enquanto os professores se organizam estruturando seus planos de aula a partir do que foi combinado.
Todos esses planos, inclusive, podem inspirar reuniões e serem montados como um belo roteiro – para isso, relembre como fazer um bom plano de aula!
Conclusão
Em resumo, a organização é a alma de uma reunião pedagógica dinâmica e bem sucedida.
Sendo assim, é importante investir num estudo prévio das necessidades do corpo docente e escola. E além disso, desenhar o que deve ser comunicado e buscar uma comunicação fluida.
Seguindo os passos desse texto vai ficar muito fácil! E inclusive, uma opção para engajar mais os professores é oferecer métodos inovadores que os motivem,
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Então! Uma excelente reunião pedagógica é sinônimo de um ótimo planejamento de ensino para os alunos.
Consolide Sua Marca
21/março/2018 @ 11:46
Abordagem interessante e conteúdo espetacular, parabéns.
Doris Louise Alves Dias Brito
13/março/2018 @ 23:24
Perfeito. Trabalho no Programa Integração AABB Comunidade atuando como coordenadora e esse tema foi muito esclarecedor e de grande valia para minhas próximas reuniões pedagógicas. Parabéns! 6