Fim de ano chegando, quais são as reflexões pedagógicas de 2023?
E dezembro chegou! Nesse período de fim de do ano, nossas escolas estão fervilhando de atividades e ações de encerramento do ano letivo. Muita correria, muita ansiedade, num misto de alegria, ansiedade e com muita apreensão por parte de todos os professores. Eles que precisam dar conta de encerrar projetos, organizar os materiais escolares e fazer toda parte burocrática de documentos. Além disso, tem o mais importante, que é fazer a avaliação da aprendizagem dos alunos.
Mesmo com todas as pressões e preocupações, características desse período, seria muito bom que todos nós professores, incluíssemos mais um item dentro da lista de afazeres: o de autoavaliação do nosso trabalho no desenvolvimento do ano letivo.
Sei, estamos cansados, quase esgotados, mas essa análise pode ajudar muito o andamento do nosso trabalho no próximo ano escolar. É preciso anotar pontos, registrar como foi o ano letivo, em relação ao desenvolvimento das nossas aulas. Desta forma, é importante sempre ter em mente as contribuições na aprendizagem dos nossos estudantes. Podemos até fazer isso no planejamento inicial do ano que vem, mas assim corremos o risco de perdemos a clareza e detalhes que podem fazer a diferença para a melhoria do nosso trabalho pedagógico.
Mas como podemos fazer essa autoavaliação no fim de ano?
Por isso, alguns questionamentos podem ajudar nessa reflexão e registros. Veja alguns deles para fazer uma boa retrospectiva do ano escolar de 2023.
- O que fiz de mais especial nesse ano letivo, com meus alunos, em sala de aula, que impactou a aprendizagem de todos?
- Quais práticas pedagógicas deram muito certo? Quais fatores contribuíram para o desenvolvimento delas?
- Qual foi o principal desafio que enfrentei em sala de aula, na aprendizagem dos meus alunos? Consegui enfrentá-lo?
- Que aprendizados levo para 2024, que me apropriei a partir de leituras, práticas desenvolvidas, projetos realizados, ou outras ações pedagógicas desse ano letivo?
- Que ações desenvolvi para ajudar alunos com defasagens na aprendizagem?
- O que fiz para desafiar e estimular a aprendizagem dos meus estudantes?
- Que parcerias, com colegas, ou outros (fora do ambiente escolar), contribuíram para que o ano escolar de 2023, tivesse bons frutos na trajetória de aprendizagem dos estudantes?
- A parceria entre professores e Estante Mágica não pode ficar de fora. Como foi o desenvolvimento da “experiência mágica” de escrita autoral dos meus alunos, na produção dos livros, como impactaram o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, das competências socioemocionais, entre outros saberes? O que deu certo? Quais foram os desafios? Quais são os ajustes necessários para um melhor desenvolvimento em 2024?
Essas são sugestões de alguns questionamentos que podem contribuir para essa autoavaliação de fim de ano. Mas vocês, queridas professoras, queridos professores, podem criar os seus próprios.
Portanto, finalizo com dois pontos muito importantes! Não se esqueçam:
- Os registros pedagógicos são muitos importantes para a melhoria do nosso trabalho e precisam ser incorporados a nossa rotina profissional.
- A Estante Mágica será sempre parceira de todos vocês professores, no apoio pedagógico, na disponibilização de tecnologias que facilitem o trabalho dos docentes, no compartilhamento de estratégias, pela aprendizagem e protagonismo dos estudantes, pela valorização do profissional em sala de aula, pois como vocês, acreditamos e estamos compromissados com a educação de qualidade para todos.
Aproveite o fim de ano e leia também este post.
Que venha 2024! Vamos juntos, dando o nosso melhor por um ano de muito aprendizado! Um abraço!