Realização profissional: como uma professora transformou alunos em escritores
Existem histórias que são exemplos de inspiração e superação. São trajetórias de luta, fé, de realização profissional. De pessoas que acreditam em uma causa maior do que elas mesmas.
Esse é o caso da Duda, professora das séries iniciais do ensino fundamental, psicopedagoga. Ela literalmente batalhou para conseguir fazer com que sua turma passasse pela experiência Estante Mágica. Vamos conhecer mais sobre a história dela? 😊
Como tudo começou
A paixão de Duda pelo projeto parte de um desejo pessoal, pois ela também tem muita vontade de escrever um livro para crianças. 💙
Ela esbarrou no nosso Instagram e passou a acompanhá-lo com muito interesse.
“A Estante Mágica me chamou bastante a atenção. E coincidentemente, uma sobrinha minha desenvolveu um trabalho por ela. Isso foi em 2016.”
Nessa época, Duda trabalhava dentro da secretaria municipal de educação e pensou em um projeto para o município. Mas surgiram pedras no meio do caminho.
De volta à sala de aula
No ano seguinte, Duda voltou a lecionar. Determinada a trabalhar com a Estante Mágica dentro da escola, apresentou a iniciativa, mas infelizmente não recebeu apoio.
Mas enfim, em 2018, o sinal verde veio! Era só mais turmas além da dela participarem.
Contudo, mais um obstáculo se apresentou.
“Não conseguia a adesão de outros colegas, por mais que mandasse mensagem (…) Acho que é porque não tinha que acontecer.”
Ao invés de desanimar Duda, essa barreira fez com que ela começasse a pensar em formas de transpô-la.
Em uma conversa pelo WhatsApp com os “heróis mágicos” (nossa equipe de atendimento 😊), brotou a semente de uma ideia. Não depender dos demais e encontrar uma forma de viabilizar o projeto sozinha.
Assim sendo, foi em 2021, ainda na pandemia, que a semente germinou.
O primeiro projeto
Entre os meses de Junho e Julho de 2021, Duda recebeu uma mensagem dizendo que agora ela poderia inscrever sua turma sozinha. 🎉 Ela imediatamente fez a inscrição de seus alunos na iniciativa e mesmo tudo sendo feito remotamente, o resultado foi muito gratificante.
“Eu tive a mesma sensação de quem tem um filho, sabe? A minha primeira cria. Foi isso que aconteceu. Quando aconteceu a finalização do projeto, quando vi minhas crianças junto, eu senti a troca dos pais. Acho que foi o trabalho mais rico que fiz na minha vida.”
Pela distância, era um vai e vem de mensagens entre Duda e as famílias, que em contrapartida, se mostraram muito cooperativas.
Esse é um dos objetivos da experiência Estante Mágica: estreitar os laços entre professores, alunos e suas famílias.
E em meio à tantas histórias que apenas a mente infantil consegue criar, duas em especial chamaram a atenção da professora.
As cartas de Analu e outras histórias
Uma das alunas deu à sua história o título de: “As cartas de Analu”.
“Foi o período em que menos tive contato com as crianças, entende? E ela usou nossas aulas para fazer as histórias. Cada página era uma carta que ela fez para alguém, sobre algo que trabalhamos nas aulas remotas. Então foi muito interessante o dela, muito mesmo.”
A criatividade infantil realmente é algo lindo de acompanhar. E é graças à dedicação e ao incentivo de educadoras como Duda, que esta e outras habilidades podem florescer. Mesmo em meio à uma pandemia. 🌱
Além das cartas de Analu, Duda se surpreendeu com outra história.
Um de seus alunos retratou a vivência com a fome, através de uma história onde encontrava besouros e os comia, fazendo com que sua fome passasse.
“Isso também foi muito forte pra mim, quando ele retratou um pouco da situação dele. É assim que uma criança faz, né? Ela traz os momentos dela pro livro, da forma mais pura e simples. Então foram 2 livros que me marcaram muito e estes 2 foram da época da pandemia.”
A Estante Mágica empodera as crianças através da escrita. Mas também pode atuar como uma forma de expor as dificuldades pelas quais muitas famílias passam em nosso país.
É expondo e falando sobre esta e outras questões, que podemos pensar em medidas rumo à um mundo mais justo e inclusivo.
Os desafios da educação
Histórias como a de Duda são realmente inspiradoras. Mas é difícil não pensar em como seria se desde o início, ela tivesse recebido apoio dos seus pares.
“Eu sempre sonhei em fazer isso com meus alunos. Mas como disse, as dificuldades que a gente tem são imensas na educação. Nem todo espaço educacional, nem toda instituição, unidade oferece recursos e possibilidades. Foi uma coisa que fui sonhando, sonhando, até que um dia sonhassem comigo.”
No caso, as pessoas que sonharam com ela foram os pais de seus alunos, levando a um momento mágico na vida dessa educadora.
Aplicado o projeto, a reação da escola foi…
Mas nem todos compreendem a importância de um projeto de incentivo à escrita e à leitura.
Então às vezes, quando uma puxa a fila, as outras ao verem os resultados vão atrás.
Já a escola e os colegas de Duda…
“Há gestores, tanto municipais, como de unidades educacionais, que incentivam, apoiam e valorizam. Mas na maioria das vezes, a gente não encontra isso. A gente não encontra esse suporte, apoio e isso dificulta muito o trabalho do professor. Infelizmente hoje, o professor é muito desvalorizado socialmente. Não apenas pela questão social, mas até nas próprias instituições.”
Sem contar os efeitos de tudo isso na saúde mental, especialmente no pós-pandemia.
Mas Duda acredita no trabalho de formiguinha e no foco na criançada. 🐜
“A transformação de formiguinha que faz, vai fazendo e que se multiplica até transformar vidas. Porque uma criança que escreve um livro, ela se sente a pessoa mais importante do mundo. É isso, é a gente fazer com que a criança se sinta importante. É nesse momento de criação, que ela vê sentido na leitura e na escrita. E a Estante Mágica permitiu que eu fizesse isso com minhas crianças.”
Os efeitos da experiência nas crianças
Uma vez aplicado o projeto, um dos benefícios notados por Duda em seus alunos foi um maior interesse na leitura.
“(…) a matemática era mais interessante para eles. E eu percebi que agora eles gostam mais da parte da leitura. Da escrita, da produção. E isso é muito gratificante. Porque no mundo digital que estamos, despertar o gosto pela leitura é quase que desafiar o universo.”
Outra melhora notada pela professora, foi um aumento da concentração durante a contação de histórias. As interações das crianças nesse momento passaram a acontecer com mais propriedade.
“Eles realmente se inteiram da história. Fazem inferências com sentido e escutam com mais atenção.”
Dia de autógrafos
Sobre o dia de autógrafos, Duda se emociona ao falar sobre ele.
“No ano passado uma mãe disse: “Professora, isso aqui é um sonho pra mim.” Naquele momento ela viu a filha dela sendo um exemplo para outras crianças. Para o filho mais novo.”
Esse dia realmente representa o ápice da experiência. Não à toa costuma ser tão citado por quem já participou do projeto.
Um recado para quem ainda não fez a experiência
Sobre quem ainda sente dúvida se o projeto da Estante Mágica é para sua escola ou seus alunos, Duda diz:
“Tudo o que tiver pelo caminho, enfrentem, porque é um projeto que transforma. Transforma a vida da escola, dos aplicadores, que somos nós, professores. Das crianças, de suas famílias. Todo sonho é possível, desde que a gente trabalhe por ele. Não se sonha sozinho, compartilhe seus sonhos e eles serão possíveis de acontecer.”
A Estante Mágica é muito grata por contar com o apoio de educadoras como a Duda e você pode fazer parte desse time, e transformar vidas como ela.
Vem e garanta sua vaga para 2024.
Fechamos esse texto com uma última frase de Duda (foi até difícil de escolher em meio à tantas):
“(sobre o dia de autógrafos) Eu não me sinto uma estrela. Eu me sinto iluminada por várias estrelas.”