Quarto montessoriano: como ele ajuda o desenvolvimento infantil?
É bastante citado por educadores o quarto montessoriano como um estímulo ao desenvolvimento infantil. Mas o que é, de fato, esse quarto montessoriano? Para que serve? O que isso traz de benefícios para a criança?
Primeiramente, é importante recorrermos à origem do nome desse quarto. Quarto montessoriano vem da metodologia criada por Maria Montessori, a partir de observações e estudos científicos de como a criança se desenvolvia e qual eram suas necessidades.
Isso resultou no sistema Montessori, que tem como um de seus pilares a independência da criança – ou seja, dar a oportunidade de a criança se desenvolver e a partir da oportunidade ela faz isso por si mesma.
Um sistema de ensino, de sala de aula, e estilo de vida, adaptado ao dia a dia em nossos lares, é que possibilitou o que chamamos de quarto montessoriano.
O quarto montessoriano tem como objetivo permitir que a criança tenha livre acesso ao seu ambiente. Pois isso, é pensado para evitar que nós, adultos, façamos uma intervenção desnecessária para algo que as pequenas podem fazer sozinhas.
O quarto é comporto por alguns elemento-chave que facilitam todo o desenvolvimento natural da criança. Esses elementos são:
A cama baixinha
Substituindo o berço, pois a partir do berço a criança não consegue ter uma visão ampla do seu ambiente. Com uma cama que a criança pode subir e descer sozinha, dá a liberdade de observar seu próprio ambiente e de ter livre acesso à sua própria cama.
– O espelho (na horizontal, enquanto a criança ainda não fica com o corpo ereto, e na vertical quando ela já sustenta seu corpo)
Crianças gostam muito do rosto humano, de observar, imitar. Logo, ter a oportunidade de admirar seu próprio rosto, de aos poucos ir internalizando seu próprio eu, seu próprio reflexo, são alguns dos benefícios que o espelho traz aos bebês.
A barra
A barra serve para auxiliar a criança na sua fase de aprender a andar, é um apoio para que ela mesma comece a perceber que consegue aguentar seu próprio peso. A barra auxilia no desenvolvimento do equilíbrio e é uma forma de treinar algo natural do desenvolvimento, sem que um adulto esteja sempre por perto para segurá-la ou ajudá-la.
Brinquedos ao alcance da criança
Os brinquedos são da criança, ou seja, é direito de elas terem a livre oportunidade de explorá-los quando desejarem. E se colocarmos a uma altura em que não alcançam, elas sempre vão depender de nós para disponibilizá-los para elas – o que não desenvolve muito a autonomia infantil.
Os elementos citados acima são alguns dos itens clássicos de um quarto montessoriano.
Vemos muitas fotos de quartos montessorianos com vários pisca pisca, cama de casinha, montanhas de brinquedos… não julgando como certo ou errado, mas só reforçando que dentro da metodologia montessoriana preza-se um quarto com menos cor possível, com poucos brinquedos e dispostos de uma maneira organizada.
Livros também são muito bem-vindos no espaço, assim como fotos da família. Porém, vale destacar que o excesso não é benéfico, pois traz uma super estimulação para a criança. E Montessori preza a paz e harmonia no ambiente e no desenvolvimento da criança.
Podemos observar que o quarto traz toda uma estrutura para que a criança sinta que pertence àquele ambiente, e que ele é realmente preparado para ela. Mas vale lembrar: não somente um quarto preparado é suficiente para que essa independência no desenvolvimento da criança ocorra – pois a criança não vive somente em seu quarto.
Conta aqui também a adaptação da casa e de um adulto também. Aí, sim, esse não será somente um quarto montessoriano, mas uma casa e um estilo de vida que possibilite um desenvolvimento independente e saudável para a criança.
Jheniffer Portugal é mãe, educadora parental certificada pela Positive Discipline Association e estudante de pedagogia. Criadora da página Abra a Caixa, que aposta no lúdico e na inteligência emocional para a formação integral das crianças.