Projeto Político Pedagógico da escola: 7 erros graves ao gerir o documento
Texto originalmente publicado em 15/08/19 e atualizado em 02/02/2024.
Você irá criar ou revisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da sua escola? Então precisa saber quais são os 7 erros que comprometem a qualidade desse documento. Conheça quais neste artigo!
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. Ele é vital para cada escola, afinal é ele que orienta suas atividades e auxilia no seu planejamento e acompanhamento.
Ao longo deste texto, vamos explorar a definição do PPP, sua integração com o Planejamento Pedagógico e sua importância. Também veremos os benefícios de sua correta elaboração. E além disso, vamos discutir as etapas fundamentais para construir um PPP eficaz, a influência desse documento nas práticas pedagógicas escolares, e 7 erros comuns a serem evitados.
Prepare-se para compreender como o PPP pode direcionar estrategicamente as ações da sua escola! E mais do que isso, promover a coesão entre os membros da comunidade escolar e impulsionar uma educação de qualidade. Vamos lá?!
O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP)?
Primeiramente, antes de falarmos sobre os 5 erros comuns na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), precisamos entender o que exatamente é esse documento e qual é a sua importância para o contexto educacional.
Portantom, precisamos dizer que o PPP é um documento fundamental para a organização e direcionamento das práticas educacionais de uma escola. Ele representa a identidade da instituição e define os princípios, metas, objetivos e ações que orientam as atividades pedagógicas e administrativas.
Neste contexto, o PPP é um instrumento de planejamento e gestão escolar. Seu objetivo é integrar a proposta educativa da escola com a realidade da comunidade. E faz isso ao alinhar as ações pedagógicas com os valores, concepções e objetivos educacionais da instituição.
Diferença entre Projeto Político Pedagógico e o Planejamento Pedagógico
Depois de explicar o que é um Projeto Político Pedagógico vamos esclarecer sua diferença com um Planejamento Pedagógico. Ambos desempenham papéis distintos, porém complementares, na construção de uma educação de qualidade.
O PPP é um documento abrangente e de longo prazo. É ele que define a identidade, os princípios e os propósitos da escola. Enquanto o Planejamento Pedagógico (PP), por sua vez, se refere às atividades e ações práticas que são implementadas no dia a dia da sala de aula.
Portanto, o PP é um instrumento mais operacional e específico. Seu foco está na elaboração de planos de aula, projetos educacionais e atividades curriculares. Tendo isso em vista, ele é flexível e adaptável. E além disso, permite ajustes e revisões constantes de acordo com as necessidades e demandas da prática educativa.
Ele envolve a definição de objetivos específicos, conteúdos, metodologias e avaliação das ações educacionais no contexto escolar. E seu objetivo é alcançar os propósitos delineados no PPP. Os dois são essenciais para a construção de uma educação de qualidade e garantem a articulação entre os propósitos da escola e a concretização das ações pedagógicas que promovem o desenvolvimento e aprendizado dos alunos.
Sendo assim, a integração entre o PPP e o Planejamento Pedagógico é fundamental para assegurar a coerência e eficácia das práticas educacionais.
Importância do Projeto Político Pedagógico na escola
Após compreender o que é o Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua relevância no contexto educacional, é fundamental explorar a importância desse documento na gestão escolar. Abaixo, destacamos como ele influencia as práticas pedagógicas e a organização da escola:
- Orientação Estratégica: O PPP fornece uma direção estratégica para a escola, estabelecendo metas, objetivos e ações alinhadas com a missão e os valores da instituição. Ele orienta as decisões da equipe gestora e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes.
- Integração e Coesão: Ao integrar a proposta educacional da escola, o PPP promove a coesão entre os diferentes segmentos e setores da instituição. Ele unifica as práticas pedagógicas, administrativas e de gestão, garantindo uma atuação integrada e alinhada com os objetivos educacionais.
- Avaliação e Monitoramento: O PPP permite a avaliação e o monitoramento contínuo das ações e metas estabelecidas. Ele fornece indicadores e instrumentos de avaliação que possibilitam a análise dos resultados obtidos e a identificação de áreas de melhoria, contribuindo para a eficácia do planejamento e a tomada de decisões embasadas em dados.
- Engajamento da Comunidade Escolar: O PPP envolve a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar na definição e implementação das ações pedagógicas. Ele promove o engajamento e a colaboração entre professores, alunos, famílias e demais stakeholders, criando um ambiente participativo e democrático na gestão escolar.
- Inovação e Desenvolvimento Institucional: Por meio do PPP, a escola pode promover a inovação pedagógica e o desenvolvimento institucional. Ele estimula a reflexão e a busca por práticas educacionais diferenciadas, favorecendo a construção de uma escola mais inclusiva, democrática e centrada no aprendizado dos alunos.
7 erros graves ao gerir o Projeto Político Pedagógico da sua escola
1) Desconsiderar o contexto da comunidade
O PPP é um documento a ser utilizado por toda a comunidade escolar, e nada mais lógico do que pensar nela em cada momento do processo de criação.
É preciso abranger as especificidades não só dos professores e gestores, como também dos funcionários, dos alunos e das famílias.
O documento é uma forma de inserir a identidade da comunidade e dar referência tanto para a escola, como para os alunos.
Com essa visão, eles conseguem desenvolver uma maior noção do mundo ao seu redor, sabendo como interpretá-lo e o seu lugar nele.
2) Comprar modelos prontos ou terceirizar a elaboração
Por ser um documento tão específico para cada escola e ser um modo de representar a comunidade, por isso, ninguém melhor do que a própria escola para criar o seu PPP.
Cada instituição está inserida em um contexto diferente e somente ela pode saber cada dor e cada caminho que pode ser feito para aprimorar o ensino e a aprendizagem.
Utilizar outros PPP para inspiração não é de nada errado, o problema é copiá-lo. Por isso, é recomendada a adaptação de algumas ações para a realidade da sua escola.
Mas atenção: cuidado com os modelos engessados. A escola é sempre o lugar para inovações e a sua pode se diferenciar justamente por oferecer mudanças positivas.
3) Manter o mesmo documento todos os anos ao enviar para a Secretaria de Educação
Por falar em inovação, outro erro comum é a falta de atualização do PPP. Como é feito anualmente, a escola possui o ano letivo inteiro para recolher aprendizados.
Por isso, é importante revisar o documento no início do ano. Afinal, esse é o momento de refletir sobre as mudanças a serem feitas a partir dos desafios passados. Faça essa avaliação com calma e defina aquilo que não pode se repetir.
A escola não é mais a mesma que a do ano que passou, ou seja, o PPP deve ser diferente.
É importante também revisitá-lo para uma avaliação periódica das metas e dos prazos e, caso necessário, ajustá-los.
4) Ignorar a participação da comunidade escolar na criação
Justamente por ser quem vivencia a instituição escolar, é a comunidade que terá mais a contribuir com sugestões.
E também por ser quem viverá o PPP na prática, a participação de todos é uma ótima chance para pensar nos critérios a serem utilizados. Aproveite esse momento para criar conexão enquanto soma diferentes perspectivas.
O PPP deve ser debatido e suas decisões votadas democraticamente.
É papel do diretor mobilizar e orientar esses diferentes segmentos da comunidade. Esse encontro pode ocorrer pelo Conselho Escolar, pela participação individual ou grupal.