Projeto incentiva consumo eficiente da energia elétrica dentro e fora da escola
Quer conscientizar estudantes sobre o consumo de energia elétrica? Dá uma olhada neste projeto interessante que uma escola do Rio de Janeiro desenvolveu para trabalhar o tema!
Com o objetivo de incentivar a educação ambiental e envolver os alunos na experiência de aprendizagem acerca da energia elétrica, a Escola Municipal Leonor Posada, em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro, construiu uma ação em conjunto com os seus alunos para abordar o tema dentro e fora da escola.
Desde o início do ano letivo, eles deram início ao processo de investigação sobre as origens da energia: “De onde vem?”, “Qual elemento da natureza contribui para a geração de energia?”, “Como pode ser utilizada com segurança e evitando o desperdício?”.
Toda a comunidade escolar envolveu os pequenos na organização dos processos e estimulou a participação de todos na discussão sobre o tema em seu dia a dia.
As ações realizadas foram:
- Um concurso de imagem, onde crianças ilustraram as mudanças de hábitos de consumo de energia no dia a dia;
- Uma busca de quantos equipamentos eletrônicos são utilizados no ambiente escolar e a partir disso, eles criaram uma paródia sobre o tema;
- O incentivo à leitura de livros e construção de textos educativos;
- Uma “Mostra de Experiências”, que comprovou o conceito de energia em diferentes modalidades: energia cinética, calor e magnetismo por meio de experimentos criados dentro da sala de aula.
Progressos identificados após a iniciativa:
Através deste trabalho foi possível explorar diferentes linguagens dentro da sala de aula: visual, escrita, audiovisual e textual.
As atividades mostraram que, desde cedo, é possível construir conceitos, hábitos e valores que podem ser levadas tanto na escola, quanto em casa.
Os alunos puderam experimentar conceitos e experiências de forma prazerosa, contribuindo para a formação de um cidadão mais consciente e preocupado com os recursos naturais e com o impacto ao meio ambiente.
Essa ação foi possível por meio do programa Educativo Cultural Light, onde são realizadas as aulas de capacitação dos professores de escolas públicas e particulares, reuniões de acompanhamento das atividades, doação de material didático, visitas ao Museu e ao Centro Cultural Light, e o que é melhor: totalmente gratuito.
Se você é professor e pretende trabalhar esses temas, faça a sua inscrição clicando aqui! =)
Thalita Cardoso é jornalista e Agente Administrativa do Centro Cultural Light.