Você sabe o que significa ser um professor no século 21?
Os tempos mudam, as coisas evoluem e muitas adaptações ocorrem. Ser professor é uma das profissões que se encaixam em todas essas afirmações. A educação se transformou e se transforma com os anos. E como os docentes podem se encaixar nos novos cenários? O que é ser professor no século 21?
Obviamente, ensinar no momento em que vivemos é um fenômeno totalmente diferente. Nunca antes o aprendizado se desenhou do jeito que está agora – em todos os lugares, o tempo todo, em qualquer tópico possível, apoiando qualquer estilo ou preferência de ensino possível.
Assim, é necessário que haja reflexões sobre o tema e suas adaptações no universo pedagógico brasileiro. Assunto de discussão no Bett Educar 2018 – maior evento de educação e tecnologia da América Latina -, que tal pensar sobre as principais características de um professor no século 21? Para te ajudar nessa reflexão, separamos em tópicos as principais mudanças que esse contexto traz:
1. Sala de aula centrada no aluno e instruções personalizadas
Como os alunos têm acesso a qualquer informação possível, certamente não há necessidade de “alimentar” o conhecimento ou ensinar conteúdo de “tamanho único”. Como os estudantes têm diferentes personalidades, objetivos e necessidades, oferecer instruções personalizadas não é apenas possível, mas também desejável.
Quando os alunos têm permissão para fazer suas próprias escolhas, eles são donos da sua aprendizagem, aumentam a automotivação e se esforçam mais – uma receita ideal para melhores resultados de aprendizado!
2. Estudantes como produtores
Os alunos de hoje têm as melhores e mais recentes ferramentas, mas, em muitos casos, o uso vai além da comunicação com a família e os amigos por meio de bate-papo, texto ou chamadas. Embora os estudantes sejam agora vistos como nativos digitais, muitos estão longe de produzir qualquer conteúdo digital.
Apesar de possuírem dispositivos caros com recursos para produzir blogs, infográficos, livros, vídeos de instruções e tutoriais, só para citar alguns, em muitas classes os estudantes ainda precisam desativar esses dispositivos e trabalhar somente com textos escritos, folhetos e planilhas. Infelizmente, muitas vezes esses documentos são simplesmente jogados fora depois de serem feitos e avaliados na aula.
Muitos estudantes nem querem fazê-los, muito menos mantê-los ou devolvê-los depois. Quando lhes é dada uma oportunidade de usar a tecnologia a favor da educação, os alunos podem produzir trabalhos mais dinâmicos e relacionados ao seu dia a dia, como blogs, filmes ou histórias digitais bonitas e criativas de que se sintam orgulhosos e compartilhem com os outros.
3. Aprenda novas tecnologias
Para poder oferecer opções aos alunos, ter a própria experiência e conhecimentos práticos será bastante útil. Como a tecnologia continua se desenvolvendo, aprender uma ferramenta de uma vez por todas não é uma opção. A boa notícia é que as novas tecnologias são novas para os professores iniciantes e experientes, ou seja, todos podem participar a qualquer momento!
4. Seja digital
Outro atributo importante é planejar atividades sem papel – organizar recursos de ensino e atividades no próprio site e integrar tecnologia que trabalhem a experiência de aprendizagem dos alunos em um nível diferente.
O compartilhamento de links e a oferta de discussões digitais em oposição a um fluxo de papel constante permite que os alunos acessem e compartilhem recursos de classe de uma maneira mais organizada. Assim, as crianças se sentirão mais envolvidas com o ensino e curiosas com as novas formas de aprendizado.
5. Inove
Professores, sintam-se à vontade para expandir sua caixa de ferramentas de ensino e a tentar novas maneiras que nunca tentou antes, como ensinar com mídias sociais ou substituir livros didáticos por recursos da web. Não por causa de ferramentas, mas por causa dos alunos!
Métodos como o Movimento Maker e saber alfabetizar na era digital são algumas das formas de ter novos olhares sobre a educação. Assim como a incentivar os alunos a enxergarem as novas tecnologias como aliadas do seu próprio ensino.
A fim de fornecer um serviço de aprendizagem verdadeiramente significativo para os alunos, o professor no século 21 deve estar disposto a ensinar muito mais do que apenas fatos que são oportunos agora.
É necessário buscar maneiras de ajudar os alunos a encontrar e praticar a construção de suas forças juntos, pois eles conscientemente escolhem fazer contribuições produtivas e éticas para o futuro da sociedade. É trabalho dos educadores apoiá-los quando eles descobrirem, tentarem tropeçarem e tiverem a coragem de se recuperar no caminho para dominar seus talentos e dons únicos, valiosos e inatos.
Estamos agora vivendo em um mundo interativo em que a comunicação de mão dupla é a expectativa. Com o advento da internet, não temos mais um bloqueio e um método exclusivo sobre o que é ensinar. Antes, os alunos costumavam chegar à escola somente para ter acesso ao conhecimento, à experiência, aos livros didáticos e materiais da biblioteca.
Muitas vezes, os alunos teriam que esperar até um fim de semana, ou mais, para obter uma resposta a uma pergunta específica. Mas agora as crianças podem obter informações em seu próprio tempo, instantaneamente, fazendo uma pesquisa on-line simples.
Por isso, ser professor no século 21 é ensiná-los a aprender sobre o que é importante para si próprios, uns para com os outros e para uma sociedade ética, em vez do ser somente imposta aprender sem a sua contribuição. Tudo isso é uma adaptação sutil, mas que faz uma diferença enorme na eficácia da educação dos alunos.
Usar ferramentas digitais e fazer do aluno um participante ativo e engajado na sala de aula tem provado ser de muito mais valor e importância para a sua aprendizagem e sucesso a longo prazo. Muito mais do que o papel tradicional de doador de fatos que os professores têm realizado nos últimos dois séculos.
Dessa maneira, pais e educadores, comecem por não subestimar os seus filhos e a confiar no grande potencial dos alunos. Eles são excelentes portadores de novas informações e podem transformar a educação da sua escola. Assim, é muito importante também que haja espaço para que os estudantes sejam ouvidos e transmitam suas impressões e sugestões.
Além disso, o educador deve sempre estar disposto a querer aprender, se atualizar e buscar novas formas de deixar a escola um local mais atrativo e pedagogicamente rico. O mesmo deve acontecer com o tema em voga e como tornar isso realidade e transformar em um sistema educacional incrível!
E vocês, como se preparam para se adaptar aos novos conceitos de ser um professor no século 21? 🙂
Maria Tereza de Souza
17/abril/2018 @ 04:40
Lamentavelmente ainda encontramos professores apegados às práticas convencionais de sala de aula… Tenho me preocupado muito com esse modelo de aulas “tamanho único”… Mas, compartilhando conteúdos como este, acredito, que, aos poucos essa realidade vai mudando…