Prêmio Educador Mágico 2023: Finalista Vilma Silveira de Freitas Silveira
Vilma Silveira de Freitas Silveira, da Escola Educação Básica Castro Alves, de Araranguá/SC é finalista na categoria Livros Encantadores do Prêmio Educador Mágico 2023. Saiba mais sobre a sua experiência:
Vou começar esse texto falando uma breve história minha, sou professora na rede estadual de ensino na cidade de Araranguá-SC, trabalho na educação especial com crianças surdas, no processo de alfabetização do português na modalidade escrita e libras como primeira língua, sou mãe, esposa e amo ouvir e contar historias. Minhas historias sempre são em libras para que meus alunos possam sentir a sensibilidade de cada detalhe contado. Quando a escola apresentou o projeto da estante magica, logo imaginei que seria uma estratégia de aperfeiçoar a escrita e a fase que minha aluna esta vivenciando- o processo de alfabetização.
Ela esta no quinto ano do ensino fundamental, mas se encontra no processo de alfabetização devido o atraso da aquisição das duas línguas. Mas, logo pensei essa será uma linda oportunidade dela escrever e fazer um livro seu. Mediei a construção de cada processo do seu livro, onde ela relatou sua historia de vida, com suas palavras e com seus desenhos, vi tudo isso tomando forma e expectativa dela em realizar essa atividade, na qual trouxe lindos momentos de aprendizado, interesse e construção. Em cada detalhe eu, como educadora consegui perceber quem é a menina surda da historia.
Mas, ela me questionou, professora? como posso escrever em libras, no alfabeto em libras, não tem? eu, rapidamente que questionei, como fazer isso no projeto estante magica? Então, surgiu a ideia, dela escrever no alfabeto em libras e adaptar na construção do livro. O livro ficou uma graça, delicado e sensível como a historia dela. Fazendo do projeto estante magica um projeto inclusivo. Há nosso livro esta escrito em português e em libras. Devido a esse relato, me considero apta a concorrer e vencer essa categoria. Beijos carinhosos, Professora Vilma Silveira de Freitas Silveira
Gostou desta história? Vote no Prêmio Educador Mágico 2023 neste link! 😉