Prêmio Educador Mágico 2023: Finalista Patrícia Melo Silva de Almeida
Patrícia Melo Silva de Almeida, da EMEB Carmine Botta, de São Carlos/SP, é finalista na categoria Livros Encantadores do Prêmio Educador Mágico 2023. Saiba mais sobre a sua experiência:
São Carlos 29 de setembro de 2023
Querida equipe,
Gostaria de vencer essa categoria pela relevância do tema que trabalhamos em sala de aula, o racismo está nas páginas dos jornais diariamente como um problema social que nos acompanha desde o período colonial.
As crianças são a base da sociedade que queremos formar, mostrar aos nossos alunos a importância do respeito e do diálogo igualitário nos ajudará a formar uma sociedade mais justa para nossa própria convivência.
Os trabalhos que fizemos em sala foram baseados na coleção de livros da Editora Mostarda -Black Power, onde temos personalidades negras de destaque em vários lugares do mundo, inclusive Estados Unidos, dos quais trabalhamos as particularidades de cada livro, cada aluno recontou a sua maneira após a leitura desses livros, foram eles:
-Rosa Parks;
-Ângela Davis;
-Alice Walker;
-Carolina Maria de Jesus;
– Nelson Mandela;
-Dandara e Zumbi dos Palmares;
-Martim Luther King;
-Conceição Evaristo.
Sempre almejei realizar um trabalho sobre racismo em sala de aula que não fosse somente em novembro, vi a oportunidade de realizar esse sonho com o projeto Estante Aágica que promove a importante atividade interdisciplinar entre as matérias e o sonho realizado das crianças de serem protagonistas de suas histórias. Após ver em minha caixa de e-mail a oportunidade de me inscrever para o Prêmio Educador Mágico, tive a coragem e aqui estou mostrando um pouco do meu trabalho que realizo com muito amor.
Gostou desta história? Vote no Prêmio Educador Mágico 2023 neste link! 😉