Prêmio Educador Mágico 2023: Finalista Juliana Spuri Lopes
Juliana Spuri Lopes, do CEMEI Hortência Corina Ferreira, de Varginha/MG, é finalista na categoria Aplicação Mágica do Prêmio Educador Mágico 2023. Saiba mais sobre a sua experiência:
Para aplicação do projeto da Estante Mágica em 2023, na turma da pré-escola II (5 anos), foi desenvolvido o projeto investigativo chamado “O universo e eu”, que partiu do interesse dos estudantes pelas estrelas e outros corpos celestes do nosso Sistema Solar. Iniciamos a viagem para investigar o espaço e também a história que tornou nossa cidade, Varginha-MG, famosa mundialmente no campo ufológico. Construímos um foguete de viagens espaciais para tornar lúdicas as descobertas, desenvolvemos pesquisas e utilizamos ferramentas tecnológicas dignas de cientistas: Olhos da NASA e Sistema Solar Scope, onde experimentamos os corpos celestes do Sistema Solar por meio de tecnologia 3D em tempo real.
Visitamos a Biblioteca Pública e pesquisamos sobre o ET de Varginha;o Memorial de ET, enriqueceu os conhecimentos sobre os fatos que tornaram nossa cidade conhecida e o Planetário de Varginha, que imergiu os estudantes numa viagem espacial digna de cinema pelo Sistema Solar. Recebemos a visita da repórter Margarida Hallacoc, escritora do livro “Os ETs de Varginha”, que relatou aos estudantes fatos e histórias que deram início à fama da cidade do ET. O projeto incentivou os estudantes tomar a iniciativa de pesquisar previamente assuntos que seriam tratados nas aulas, envolvendo os familiares nesse processo, enriquecendo o projeto. Finalmente, criamos coletivamente uma história de um pequeno ET chamado Star, que chegou à Terra com problemas e teve ajuda de crianças para voltar para casa.
Gostou desta história? Vote no Prêmio Educador Mágico 2023 neste link! 😉