Prêmio Educador Mágico 2023: Finalista Iza Liane Dantas
Iza Liane Dantas, da Escola Municipal Ana Assis de Medeiros, de Cruzeta/RN, é finalista na categoria Aplicação Mágica do Prêmio Educador Mágico 2023. Saiba mais sobre a sua experiência:
Sou Iza Liane Dantas, professora do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Ana Assis de Medeiros da cidade de Cruzeta – RN e uma ávida leitora e apaixonada por livros desde criança. A Estante Mágica tem sido minha fiel companheira ao longo destes três anos, permitindo-me explorar novos mundos e personagens. Sempre que mergulho em um livro, sinto uma conexão profunda com a história e os sentimentos dos personagens, o que me proporciona uma imersão única.
Foi na apresentação do projeto em Março de 2023 que vi no olhar dos meus alunos o desejo de escrever e ler o seu próprio livro para a família pois eles perceberam que conseguiam se comunicar também através da grafia e ser pertencente a um mundo letrado.
Falei para os alunos que durante os 7 meses deste ano iriamos trabalhar com a estante mágica duas vezes por semana e para isso iriamos nos dedicar a cada encontro. Usei como metodologia um cronograma do qual realizamos em sala durante os 7 meses trabalhado.
Segue abaixo como foi a metodologia para trabalhar o projeto com meus alunos:
Apresentação do projeto aos alunos e em seguida aos familiares.
Piquenique literário com as obras dos alunos do ano anterior.
Assistimos filmes sobre contos infantis.
Seleção de livros e contos infantis toda semana para que eles conhecessem o gênero que será trabalhado na confecção do livro.
Realização de roda de conversa e leitura com os alunos.
Discussão sobre os textos lidos.
Leitura de palavras, fábulas, poemas, contos tendo participação dos próprios alunos, dos pais e professora da sala de leitura.
Produção individual e coletiva de textos orais e escritos.
Revisão dos textos escritos.
Ilustração de textos.
Exposição e apresentação dos trabalhos em sala de aula.
Quizz sobre personagens dos contos infantis.
Quizz sobre a estrutura de um conto.
Conhecendo o jogo da Magic Land e assim jogar com outros colegas da turma através dos personagens existentes.
E por último cada aluno teve a oportunidade de apresentar sua história para os colegas para que todos na noite de autógrafo pudessem conhecer a história do colega.
Para mim o projeto fez refletir sobre as minhas práticas dentro de sala de aula e fazendo com que eu como professora trouxesse o encantamento do projeto para com meus alunos e para isso fizemos um piquenique literário com todas as obras dos pequenos do ano anterior para que os colegas da sala ouvissem e observassem os livros das crianças. Quando cheguei na escola com o desenhos dos meus alunos do ano de 2021 estampados em meu vestidos os olhos deles brilharam e ficaram encantados e com isso começou o encantamento dos pequenos vista que falei para eles que este ano seria eles lendo os livros para seus familiares na noite de autógrafo.
No piquenique literário todos os escritores tiveram a oportunidade de apresentar seus livros, após esse dia comecei a pensar como eles queriam que fosse a sua história e então fizemos o projeto do qual os alunos desenharam na telha vermelha os personagens que fazem parte dos contos infantis como: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Pinóquio entre outros e na semana seguinte fizemos uma exposição com as telhas e os livros dos alunos do ano anterior da estante magica e convidamos a comunidade para apreciar.
A Estante Mágica foi minha fiel amiga no processo de alfabetização dos meus alunos pois foi através dela que todos eles tiveram o desejo e o prazer para começar a ler e assim fazer sua história. Sou suspeita em falar do projeto pois a tenho como amiga e companheira de sala de aula.
Foi através do projeto que meus alunos começaram a ler suas primeiras palavras e no final eles já estavam lendo os livrinhos dos colegas tornando assim um leitor mágico.
Ao entrar nesta categoria, acredito que mereço vencer pois tenho explorado os gêneros literários(contos), ampliando meu horizonte e descobrindo novos estilos de escrita. Ao longo desses três anos, tenho dedicado tempo e energia para ler obras dos mais variados autores, nacionais, o que me enriquece tanto culturalmente quanto intelectualmente.
Além disso, sou uma entusiasta da literatura contemporânea e estou sempre atenta às novidades literárias lançadas. Através da Estante Mágica, pude me conectar com meus leitores mirins e compartilhar com eles e seus familiares recomendações sobre os livros que as crianças criaram para a formação de uma comunidade Escolar e familiar que valoriza a paixão pela leitura.
Ao longo desses anos, tive a oportunidade de participar de diversos momentos de leitura e discussões online e presencial dentro do clube da estante mágica o que me permitiu aprofundar minha compreensão e análise das obras literárias dos meus leitores. Essas experiências enriqueceram minha percepção da literatura como um meio de reflexão e transformação pessoal.
Por fim, creio que mereço vencer esta categoria porque encontro na leitura uma fonte inesgotável de inspiração e prazer. Mediar os diálogos com os livros têm sido meus companheiros nos momentos de alegria, tristeza, reflexão e aprendizado, e sou grata à Estante Mágica por criar um espaço onde posso compartilhar e celebrar essa paixão.
Através da minha dedicação à leitura, busquei ampliar meus conhecimentos, cultivando nas crianças imaginação e enriquecer minha vida. Espero, sinceramente, que minha jornada literária possa inspirar outros leitores e demonstrar o poder transformador da literatura. Portanto, acredito que sou merecedora desta vitória na categoria, pois trago não apenas uma paixão pela leitura, mas uma dedicação contínua em explorar novos horizontes literários e compartilhar minha experiência com outros leitores.
Gostou desta história? Vote no Prêmio Educador Mágico 2023 neste link! 😉