Prêmio Educador Mágico 2023: Finalista Eliane Rodrigues de Oliveira
Eliane Rodrigues de Oliveira, da E.M.E.I. Gente Míúda, de Carapicuiba/SP, é finalista na categoria Aplicação Mágica do Prêmio Educador Mágico 2023. Saiba mais sobre a sua experiência:
Para contar sobre nossa experiência, antes tenho que voltar a nossa primeira reunião de pais. A ideia de escrever um livro surgiu em uma manhã de reunião em que plantamos uma muda de Pau Brasil. Dentro de mim surgiu o desejo de escrever um livro com as crianças, ainda porquê meus alunos amam criar histórias e ilustrar com lindo desenhos, enfim, em um impulso disse que escreveríamos um livro. No entanto, alguém que passa no momento me disse que eu queria demais, que plantar uma árvore deveria ser o suficiente. Não desanimei. Até que um dia, no momento do nosso HTPC, meu diretor chega e me dá este presente mágico: Estante Mágica.
A partir daí mergulhamos de cabeça nesta aventura maravilhosa e não estou sendo demagoga não. As crianças se entusiasmaram logo de cara e contagiou os pais. Nos envolvemos de tal maneira que as histórias foram surgindo como passes de mágica.
Claro que como uma educadora e mágica, criei situações para que estes momentos de criação fossem lúdicos e significativos. Amparei todos os nossos passos na BNCC e nos 5 Pilares da educação; assim, as crianças teriam os embasamentos para criarem suas histórias e desenhos com autonomia. Estes momentos nomeamos de Tenda Mágica.
Como foi a aplicação? Começamos com a Tenda Mágica Conversa, neste dia conversamos sobre os personagens, como eles seriam, suas características, também falamos sobre os personagens preferidos deles. A Tenda Mágica da Imaginação, neste dia preparei os espaços com fantasias e brinquedos. As crianças puderam vivenciar os papeis de seus personagens, os enredos e criar cenários. A terceira Tenda Mágica foi a musical, com instrumentos musicais brincamos de criar músicas e melodias, conversei com eles também sobre as trilha sonoras e como elas são importantes para as histórias. Para trabalhar cores e transformações criamos a Tenda Mágica com experimentos e produção de massinha.
Todos este momentos inspiraram as crianças em suas criações. Aquelas crianças com alguma dificuldade para criar se inspirava com as ideias que iam surgindo das nossas conversas. E para envolver os pais neste processo de criação, realizamos uma gincana, neste momento os pais e as crianças foram construindo um personagem de acordo com os ganhos de pontos de cada família. O envolvimento foi maravilhoso. O estante Mágica foi um presente pra mim e para meus alunos.
Por que eu mereço este prêmio? Plantamos uma árvore, escrevemos um livro, agora é viver uma nova aventura no Rio de Janeiro para recomeçar tudo novamente.
Gostou desta história? Vote no Prêmio Educador Mágico 2023 neste link! 😉