Prêmio Educador Mágico 2023: Finalista Chrys Dayane Trindade Lopes
Chrys Dayane Trindade Lopes, da Unidade Escolar Martinho Meireles, de Pedro do Rosário/MA, é finalista na categoria Aplicação Mágica do Prêmio Educador Mágico 2023. Saiba mais sobre a sua experiência:
Sou professora em uma escola pública localizada na zona rural do município da cidade de Pedro do Rosário. Enfrentamos grandes dificuldades no que diz respeito a aprendizagem dos nossos alunos. Estamos sempre buscando recursos pedagógicos que amenizem esta questão.
Nessa perspectiva de aprendizagem e buscas incessantes na internet, encontrei a Estante Mágica.
Na verdade vi uma forma de contribuir com a aprendizagem dos alunos de forma dinâmica, criativa e muito inovadora. Comecei a buscar por informações dentro da plataforma e tudo foi me deixando cada vez mais empolgada com a possibilidade de desenvolver um projeto que pudesse contribuir com a aprendizagem, de forma tão dinâmica e de certa maneira em um espaço tão curto de tempo. Com materiais de qualidade, muito bem elaborados, tudo muito bem pensado para utilizar dentro da minha realidade.
Compartilhei alguns vídeos explicativos com meu diretor e assim dei início aos trabalhos.
Apresentações, explicações, divulgação, leitura e produção com familiares e alunos. Encontrei resistência de alguns alunos devido as dificuldades com a leitura e escrita . Porém precisei mostrar aos alunos as benefícios e contribuições deste projeto para sua vida escolar, pessoal e profissional. Preparei uma palestra motivacional que eu mesma realizei em sala, mostrando vídeos de autores e livros já prontos . Conseguir despertando a curiosidades dos mesmos e sempre enfatizando o protagonismo de cada um. No momento de tirar as dúvidas os alunos foram se envolvendo de tal maneira que surgiu a ideia de cada uma relatar os acontecimentos vivenciados e transforma-los em histórias e compartilhar estas experiências. Mostrei de forma bem clara que através da aplicação do projeto possibilitaria registrar esses momentos em histórias que nunca seriam esquecidas e ainda serviriam para levar alegria e ensinamentos para outras pessoas da comunidade. Além de contribuir com a leitura e escrita de cada um.
Dessa maneira sentiram-se motivados em compartilhar suas histórias. E a cada momento que ocorreu as leituras e produções em sala, os alunos lembrando daquele dia específico e conversando sobre ele, foram muitas risadas. Pois alguns compartilhavam dos acontecidos. Eles foram se sentindo mais a vontade e estimulados a criar, produzir e compartilhar suas experiências e ter uma nova experiência a partir da participação neste projeto.
Até a realização final deste projeto mágico muitas outras experiência teremos para compartilhar.
Gostou desta história? Vote no Prêmio Educador Mágico 2023 neste link! 😉