Prêmio Educador Mágico 2023: Finalista Arthur Lazarini Perazzolo
Arthur Lazarini Perazzolo, da Maple Bear Tatuapé, de São Paulo/SP, é finalista na categoria Aplicação Mágica do Prêmio Educador Mágico 2023. Saiba mais sobre a sua experiência:
Desde o primeiro dia de aula, em fevereiro, já sabia que minha turma participaria da Estante Mágica, e, para isso, decidi criar projetos que fossem auxiliar as crianças no processo de criação e escrita dos livros. O maior desafio seria escrever histórias em inglês, pois nossa escola é bilíngue e todos os nossos projetos com os alunos acontecem em língua inglesa, portanto, começamos o semestre com atividades que trabalhavam a inserção de palavras novas de vocabulário e praticando o idioma. A leitura também se fez muito presente, tanto a interativa, como a compartilhada, lemos muitos livros, também em inglês, que ajudaram os alunos a se inspirarem na hora de criar suas próprias histórias, e, também, vale citar que toda semana, a professora Mariana traz a oficina de contação de história com livros infantis e atividades assimiladoras que só aumentam a criatividade das crianças. Ainda sobre a leitura, nossa sala dispõe de uma prateleira cheia de livros à disposição dos alunos e uma “casinha”, montada pela professora do contraturno e eu, onde as crianças entram e conseguem extrapolar na imaginação enquanto leem.
Ao retornarem de férias, em agosto, foi quando iniciamos os livros, e todos estavam animados e inspirados para iniciar, tanto que, algumas crianças se empolgaram e criaram histórias de filme que quase não couberam em um livro de seis páginas, e outras crianças até trouxeram seus livros da estante mágica de edições passadas para se inspirarem. Foi através dos livros criados que os alunos conseguiram desenvolver suas habilidades na escrita, com a língua inglesa e, também, trabalhando toda sua imaginação e criatividade, tudo isso que praticamos durante as aulas do semestre.
A participação das famílias neste processo também foi muito importante, as crianças ficaram muito felizes com as biografias criadas pelos pais, e, apenas alguns dias após a finalização do projeto, todos os pais já haviam adquirido os livros para a noite de autógrafos, e, tanto as crianças quanto eu estamos muito ansiosos para vermos como o livro físico irá ficar nessa noite tão aguardada.
Gostou desta história? Vote no Prêmio Educador Mágico 2023 neste link! 😉