Pensamento crítico dos alunos: saiba como incentivar!
Todo educador sabe como é importante incentivar o protagonismo dos seus estudantes. Assim como sabe que, para isso ser atingido, é essencial que ele tenha um olhar analítico sobre as informações processadas diariamente. Por isso, algo precisa ser despertado cotidianamente nas escolas: o pensamento crítico dos alunos.
Aprender a pensar criticamente é uma das habilidades mais importantes que as crianças de hoje precisarão para o futuro.
Incluída como uma das competências da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), tal prática visa o desenvolvimento do raciocínio e habilidades emocionais do estudante, além de resolver problemas indo além da resposta óbvia.
E quais são as melhores estratégias para os professores incentivarem uma boa reflexão na turma? Bom, aqui segue algumas sugestões! ?
1. Incentive a classe a participar
É fácil cair na rotina de chamar uma das primeiras crianças que levantam a mão. Mas se o professor esperar alguns segundos depois de fazer uma pergunta, provavelmente descobrirá que o grupo de alunos disposto a dar uma resposta aumenta significativamente.
Além disso, ajuda as crianças mais rápidas a aprender que a primeira resposta que surge em sua cabeça nem sempre é a melhor.
O docente pode também propor um tempo para reflexão e depois anunciar que precisa de 10 voluntários para responder a questão.
2. Crie uma base de informações
Os estudantes não podem pensar criticamente se não tiverem as informações de que precisam. Por isso, comece qualquer exercício de pensamento crítico com uma revisão de informações relacionadas.
Isso garante que eles possam relembrar fatos pertinentes ao tópico. Estas podem resultar de coisas como:
- Tarefas de leitura e outros trabalhos de casa;
- Lições anteriores ou exercícios de pensamento crítico;
- Um vídeo ou texto.
Incentivá-los a resumirem uma história ou capítulo também é uma forma de praticar a habilidade de compreensão e incentivar o pensamento crítico dos alunos. Eles colocam o olhar sobre o tema lido, destacando os pontos que mais o chamaram a atenção.
3. Faça uma pergunta do dia
Inicie a rotina de fazer todos os dias uma pergunta para a turma. Ela pode ser sobre algo que aprenderam na aula anterior ou sobre algo que ainda irá abordar. A ideia é fazer os alunos refletirem sobre o tema e terem conclusões próprias.
Atribuir um problema específico também é um dos melhores caminhos para ensinar tal habilidade. Essa é a essência de fazer perguntas essenciais que exigem descoberta e síntese do conhecimento por meio do pensamento crítico dos alunos.
Os estudantes podem escrever respostas em seus cadernos e, em seguida, tenham uma discussão de classe sobre o tema e as respostas pensadas.
4. Proponha um debate sobre dois argumentos
Primeiro, leia uma declaração que tenha duas visões opostas (por exemplo, você concorda ou discorda do autor? Por quê?). Peça às crianças que concordarem em ficar de pé em um lado da sala e àquelas que não concordarem em ficar do outro lado.
Depois, peça às crianças que digam por que escolheram cada lado. Eles podem mudar de lado se mudarem de ideia durante a discussão.
5. Sempre pergunte “por quê?”
Quando encontrar um problema na aula, o educador pode ajudar a classe a encontrar uma solução usando o “Por quê?”.
Questione primeiro por que pergunta (por exemplo, por que a turma não se saiu bem no teste de ortografia?) e depois de uma resposta, pergunte por que mais quatro vezes (por exemplo, por que os alunos não estudaram para o teste? os alunos não tiveram tempo para estudar para o teste ?, etc.).
A ideia é que, após a quinta pergunta, o problema seja resolvido.
Se o professor sentir também com o tempo que os alunos estão conseguindo cada vez mais desenvolver argumentos e seus pontos de vista sobre outros assunto, utilize o método para instigar ainda mais.
6. Consulte os clássicos
Grandes obras literárias são uma plataforma de lançamento perfeita para estimular o pensamento crítico dos alunos e criação de argumentos, com narrativas desafiadoras e caracterização profunda.
Em geral, clássicos literários possuem valores e princípios, além da moral da história. Use-os para lições específicas sobre motivação de personagens, previsões de enredo e tema.
7. Dramatização
Invente um cenário imaginário e peça às crianças que trabalhem nas etapas para resolver um problema como uma aula.
Primeiro, identifique o problema e escreva-o como uma pergunta (por exemplo, por que o experimento científico não funcionou conforme planejado?).
Em seguida, leve os estudantes a explorarem ideias para resolvê-lo e escolher o melhor para escrever como uma declaração de solução. Por fim, crie um plano de ação para executar a solução.
8. Transforme a sala de aula em um teatro
Este é um excelente método para exercitar o pensamento crítico dos alunos. É por isso que os atores fazem pesquisas incansáveis por seus papéis, pois envolve habitar outra pessoa e suas características. Tornar-se outra pessoa exige que você estenda sua mente analítica e criativa.
Agrupe os alunos e faça-os pesquisar – ou o próprio professor pode sugerir – um conflito envolvendo uma interação entre duas figuras históricas famosas.
Depois, peça que eles decidam qual personagem cada um escolherá para interpretar. Cada um deles terá pontos de vista opostos neste conflito. Peça-lhes que discutam até que possam explicar mutuamente o ponto de vista do outro.
O desafio final será sugerir um acordo entre os dois.
9. Realize uma sessão de perguntas e respostas
Uma maneira de descobrir como as crianças estão aprendendo tais habilidades de análise é realizando sessões de perguntas e respostas.
Faça uma série de perguntas individuais ou em pequenos grupos e tome nota dos níveis de pensamento que os alunos individuais usam regularmente.
E mais, inverta o papel e encoraje o aluno a fazer perguntas. O professor pode preparar uma atividade em que separa a turma em dois grupos e cada um deles lê uma história diferente.
Um terá de pedir ao outro informações, como do que se trata a narrativa, quais são os personagens e qual o propósito do protagonista.
Engajar pensamento crítico do alunos é a capacidade de imaginar, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar informações coletadas ou geradas pela observação, experiência, reflexão, raciocínio ou comunicação, como um guia para a crença e a ação.
Em essência, é a capacidade de observar, experimentar e analisar informações para estabelecer sua integridade.
Em nosso mundo tecnológico que muda rapidamente, mais informações estão disponíveis com o toque de nossos dedos, então habilidades de pensamento crítico são uma necessidade hoje.
E você, como tem incentivado o pensamento crítico dos seus alunos? =)
Por que os projetos incentivam a leitura? – mega estante
15/setembro/2018 @ 19:57
[…] na materialização escrita que o aluno irá aprofundar o seu conhecimento e trabalhar o seu senso crítico de forma mais elaborada e reflexiva podendo expressar o seu ponto de vista sobre o que aprendeu […]