Páscoa, dramatização, trovas, cantos e sala de aula!
Texto original publicado em 29/03/18 e atualizado em 10/04/25.
A Páscoa se aproxima. E por consequência, os professores ficam preocupados com os preparativos: máscaras de coelhinhos, ovos de páscoa, oficinas de cartões e mensagens… Mas, no fundo, todos sabemos que a celebração da verdadeira Páscoa transcende tudo isso!
Então, por que repetimos, ano após ano, a mesma prática, colocando em evidência apenas o aspecto comercial da data?
Não vou responder à pergunta, mas vou deixar aqui um exemplo bem simples para celebrarmos a Páscoa com os pequenos. Ele pode ser adaptado, e dessa forma, aproveitado em partes ou na íntegra, ou pode servir apenas para encorajá-los a criar algo diferente.
Além disso, partilhar experiências é gratificante e enriquecedor! Por falar em partilha, Páscoa é uma ocasião privilegiada para colocarmos esse valor em prática: vamos partilhar saberes, sonhos, alegria, amor, afeto…
Ah! Não sou contra os ovos de páscoa e os coelhinhos, contudo, acho que isso é pouco, diante da grandiosidade da Páscoa.
Por isso, para tornar esse momento mais especial, separei para vocês, queridos colegas educadores, 4 atividades para comemorar a Páscoa em sala de aula.
Lembrando que a Páscoa não se resume ao dia de domingo, essa data apenas simboliza a mensagem desta data tão bonita!
4 atividades para celebrar a Páscoa na escola
1- Celebração de Páscoa (Dramatização)
Primeiramente, sugiro a atividade que é uma dramatização e os nomes que coloquei são fictícios, se referem a alunos que encenarão. Confira:
ANA: O que é isso, Maria?
MARIA: É um cenário para a celebração da Páscoa!
ANA: Está fazendo escondido de mim, né?
MARIA: Não é isso, Ana! Estou começando agora e até gostaria de sua ajuda.
ANA: Vou ajudar, sim. Mas vamos convidar o resto da turma e a nossa professora. O que você acha?
MARIA: Acho ótima ideia! Vamos chamá-los.
(A turma chega, juntamente com a professora).
MARIA: Qual será a contribuição de cada um?
PROFESSORA: Eu leio alguma coisa.
ALUNO 1: Eu declamo uns versinhos!
ALUNO 2: Eu também ajudo!
TODOS: Eu também! Eu também!
ALUNO 3: No final, todos juntos, cantaremos uma canção sobre a Páscoa!
MARIA: Vai ficar lindo!
PROFESSORA: “Bora,” ensaiar… Vamos nos posicionar em roda, ou melhor ainda, em forma de coração…
Essa proposta pode ser usada como ponto de partida para um projeto interdisciplinar.
Por exemplo, você pode envolver a disciplina de Artes para ajudar os alunos a construir o cenário, e Língua Portuguesa para reescreverem falas ou criarem suas próprias encenações.
Além disso, é possível registrar o ensaio e a apresentação final com vídeos ou fotos e montar um mural com os bastidores da atividade, promovendo a memória coletiva e o protagonismo estudantil.
2 – Leitura reflexiva do professor
Em segundo lugar, indico aqui uma sugestão de texto para o professor:
“Mais uma Páscoa se aproxima e com ela a alegria estampada nos rostinhos de cada um de vocês! Chega o desejo de procurar o coelho, os ovos… Estamos na contagem regressiva para o grande dia!
Mas, muitas crianças ainda não compreendem o significado desta festa cristã, apenas vivenciam a alegria que ela proporciona em nossas vidas e o sabor delicioso que ela traz para nossas casas.
Contudo, essa festa tem uma importância muito grande para cada um de nós que somos cristãos. Pois sabemos que Jesus morreu e ressuscitou para que o mundo fosse salvo do desamor!
Não façamos dessa festa, somente momentos de encontros entre famílias, amigos e conhecidos, mas um momento de reflexão e transformação individual, não deixando que o grande significado da Páscoa se perca em nosso dia- dia.
Cristo morreu e ressuscitou para que nós fôssemos melhores, para que deixássemos de lado o pecado, as brigas e as mentiras…
É por isso que a Páscoa deve ajudar mais gente a ser gente, a viver em constante libertação, a crer na vida que vence a morte.
Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance para a gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. Ou seja, a Páscoa serve para sermos mais felizes e vermos que hoje somos melhores do que fomos ontem.
Páscoa é tempo de amar, é tempo de cultivar a alegria, a solidariedade, o perdão, a paz! Portanto, pense em algo bom que você possa fazer pra deixar alguém feliz ou pra deixar o mundo melhor e faça já! Isso é celebrar a verdadeira Páscoa!”.
3 – Declamação de trovas
Em seguida, a turma pode dar as mãos e cada aluno se posiciona para declamar sua trova.
Seguem as sugestões de trovas:
1 – Renovação e cidadania
Agora eu sei que Páscoa
É tempo de renovação
Não quero mentir nem brigar
Para eu ser um bom cidadão!
2- Solidariedade e empatia
Como é feio ser egoísta
E não ajudar nosso irmão
Cristo sempre nos ensinou
A ter um bom coração.
3 – Compromisso com a família
Eu quero aprender muito
E ser melhor a cada dia
Pois assim poderei dar
Alegria pra minha família!
4 – Paz no mundo
Celebrar a Páscoa de Cristo
É pensar num mundo de paz
Quem promove guerras e brigas
Não será feliz, jamais!
5 – Amor e comunidade
Jesus quer que pratiquemos
O amor e a solidariedade
Para vivermos felizes
Na nossa comunidade.
6. Amizade verdadeira
Ser amigo e generoso
Agrada muito a Jesus
Ele nos quer sempre unidos
Vivendo num mundo de luz.
7 – Verdade e respeito
Quem diz mentira e faz fofoca
Provoca muita tristeza
Deus ama a verdade
Disso eu tenho certeza!
8 – Felicidade compartilhada
Quero ser cada dia melhor
E quero ajudar minha coleguinha
Eu aprendi uma lição
Não se pode ser feliz sozinha!
9 – União e celebração
Agora que estamos reunidos
Nesta bonita celebração
Vamos pensar em Jesus
E na sua Ressurreição.
10 – Presença de Jesus
Jesus vive e está presente
Em cada um de nós
Ele quer que nós sigamos
Seu exemplo e sua voz…
11 – Esperança para as crianças
Seu exemplo é o Amor
Sua voz é a esperança
Viva o Cristo Jesus
Que cuida de cada criança.
12 – Amor no coração
Cantemos juntos agora
Com muita animação
Pois queremos ser melhores
Com Amor no coração.
Para enriquecer a atividade, os alunos podem ilustrar suas trovas com pequenos desenhos ou colagens. Como resultado, essa ação pode culminar em um varal poético de Páscoa exposto na sala ou no pátio da escola.
Além disso, incentive as crianças a escolherem suas trovas preferidas e explicarem o motivo da escolha. Isso estimula a interpretação e desenvolve o pensamento crítico.
4 – Coreografia com flores
Posteriormente a ideia é usar flores e coreografia. Neste ponto, pode-se ensaiar uma bonita coreografia, ou os pequenos poderão dançar com uma flor na mão.
Nesse sentido, as flores poderão ser de várias cores, confeccionadas pelos alunos com a ajuda da professora.
No final, eles podem se abraçar e trocar as flores, com a promessa de cultivarem assim, a união, a amizade, o respeito e a paz! Sugiro para esse momento final a música “A Páscoa chegou alegre”, de Aline Barros.
As flores podem ser confeccionadas durante uma oficina em grupo, reforçando dessa forma o espírito colaborativo.
Aproveite então para conversar sobre o simbolismo das cores e dos gestos: o que significa entregar uma flor? O que sentimos quando recebemos uma?
Essas perguntas abrem espaço para debates sobre empatia e generosidade. E além disso, reflete alguns dos valores mais importantes que a Páscoa também nos convida a cultivar.
Em resumo, só posso agradecer por esse passo de partilha e desejar uma feliz e abençoada Páscoa para todos nós que acreditamos na renovação e não perdemos a esperança!
Bernadete Valadares é professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Completamente comprometida com o propósito da educação e encantada com seus pequenos grandes alunos!
