Parlendas: uma ótima atividade de alfabetização para o ensino remoto!
Como sabemos, antes mesmo de entrarem na escola as crianças já estão imersas no mundo da cultura escrita e falada, vivendo experiências que vão construindo seu caminho para a alfabetização.
Por isso, no ensino remoto, por que não aproveitar essas situações e brincadeiras que acontecem em casa, como as parlendas, rimas e cantigas, para enriquecer o processo de aprendizagem? Vem conferir essa dica! 😉
Você sabe o que são parlendas?
Tenho certeza que sim! Talvez você conheça por outro nome, mas as parlendas são bastante conhecidas no Brasil. São aqueles versinhos com rimas, cheios de ritmo e jogos de palavras.
Se eu cantar “um, dois”, no que você pensa? Provavelmente “feijão com arroz”! Acertei?
Essa é uma parlenda! Elas fazem parte da nossa cultura popular e, além de divertir as crianças, podem ser usadas em atividades de alfabetização, pois são textos de memória que facilitam o entendimento do sistema alfabético.
Alguns exemplos
Com uma pesquisa rápida online você encontra uma infinidade de exemplos.
Mas, para sua aula ficar ainda mais divertida, a dica é usar vídeos que apresentem a parlenda em voz e texto. Assim, as crianças vão refletindo, relacionando o falado ao escrito!
Esta lista da Parlendoteca tem mais de 100 vídeos de parlendas para praticar com seus alunos e sugerir para que brinquem em casa com a família.
Como usar as parlendas como atividades de alfabetização?
1. As crianças podem brincar, recitar, se desafiar. Separe um tempo da aula para essa brincadeira e deixe que cada aluno recite a sua parlenda para toda a turma ouvir! Isso as levam a refletir sobre o sistema alfabético e avançar em sua aprendizagem.
2. Além dos vídeos indicados, você pode criar um material de leitura em PDF para usar de apoio nas aulas ou enviar por WhatsApp como dica para as famílias. Programe essa atividade de leitura como permanente na rotina da sua turma.
3. Peça para que cada aluno pesquise novas parlendas em casa e ensine para os colegas na próxima aula!
4. Você pode ainda explorar outras linguagens e formatos, propondo que a família da criança grave um vídeo recitando a parlenda. Que tal aproveitar essa ideia também para outras aulas e compor um portfólio digital da turma?
Por fim, vamos refletir: que outras experiências e vivências das crianças podem ser introduzidas nas aulas e contribuir com o processo de aprendizagem?
Deixe seu comentário e compartilhe quais atividades de alfabetização você já tem aplicado no ensino remoto! 🙂