Parceiros da Educação: como a organização mudou a vida de milhares de alunos
A fim de ajudar na qualidade pedagógica das escola públicas, a Parceiros da Educação revolucionou a vida de muitos alunos, tornando-os grandes escritores!
Incentivo é sempre muito importante e na educação não poderia ser diferente. E isso é o que faz a Parceiros da Educação, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que trabalha por uma educação pública de qualidade no Brasil.
Com o intuito de alfabetizar alunos e oferecer melhorias nos currículos escolares e na infraestrutura das instituições, a Parceiros faz a articulação com empresas e pessoas físicas para viabilizar projetos pedagógicos de impacto em instituições públicas.
E, em parceria com a Estante Mágica, a organização já conseguiu tornar, contabilizando os projetos de 2017 e 2018, mais de 1000 alunos em pequenos autores, ! 😊
Com 8 escolas parceiras no município do Rio de Janeiro em 2018, totalizando 870 alunos que participaram do projeto literário esse ano, a Parceiros da Educação tem como objetivo oferecer o apoio à escola.
Diretora executiva da organização, Paula Vianna dá ênfase em como a meta do Parceiros é atingir a excelência no processo de alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental:
“O nosso grande objetivo é que os alunos cheguem alfabetizados ao 3º do ensino fundamental”, comenta. “E a Estante Mágica é a cereja do bolo, que inspira os alunos que estão começando a alfabetização a quererem fazer os seus próprios livros.”
Para a diretora, o mais gratificante de todo o processo é mostrar aos alunos que eles são capazes de produzir algo tão fantástico – o que se torna uma surpresa positiva para todos: alunos, pais e professores.
Além disso, Paula afirma que o projeto criado pela Estante Mágica é um “mecanismo de atrair os pais para dentro da escola e se sentirem próximos e participativos dos seus filhos”.
A organização conta também com a contribuição de diversas pessoas físicas, que estão dispostas a fornecer materiais e estruturas para as escolas que apoiam.
De acordo com Paula, o apoio vai de acordo com a necessidade de cada instituição, indo desde doação de folhas A4, para a aplicação do projeto literário à construção de quadras para as crianças praticarem esportes.
A parceria com o governo acontece desde 2009 e todos os planos, antes de serem executados, são levados e aprovados pela Secretaria de Educação.
A experiência com a Estante Mágica, do ponto de vista da escola
Márcia Rodrigues, diretora CIEP Agostinho Neto, localizado no bairro Humaitá, teve o apoio da organização e aplicou o projeto com cerca de 140 alunos.
Para ela, seus estudantes do ensino fundamental puderam vivenciar uma experiência engrandecedora:
“A expectativa era estimular os alunos no campo da leitura e da escrita, mas acabamos indo muito além”, relata. “Eles descobriram saberes que já tinham, talentos ocultos, cooperação, fortaleceram laços de amizade, melhoraram a autoestima e passaram a acreditar que podem ter fé neles mesmos.”
Além disso, os estudantes não foram os únicos a serem beneficiados com o projeto. Segundo Márcia, os pais também se envolveram em todo o processo.
“Os pais ficaram extremamente felizes e orgulhosos. Cada um participou dentro das suas possibilidades, mas todos como incentivadores dos filhos.”
Em termos de histórias que marcaram a participação dos alunos, a diretora relembra:
“Foram diversas, desde cooperação entre eles, se unindo para se ajudar os colegas que têm dificuldade de ler e escrever, como se inspirarem em histórias das suas vidas. Foi tudo muito emocionante, difícil escolher só uma”.
Com experiências como a do CIEP Agostinho Neto, a diretora executiva do Parceiros reforça que todo o projeto se torna “uma realização da autoria dos alunos, o que dá a eles a sensação de que são capazes”.
Entre os planos 2019, Paula dá exemplos de duas escolas, uma em Paraty e outra Petrópolis, que pretendem incluir no projeto.
E confirma que continuará espalhando o legado da Parceiros da Educação para manter-se trabalhando pela melhoria da educação no município do Rio de Janeiro.
É a sociedade civil sendo parceira da educação brasileira! =D
new RDStationForms(‘newsletter-blog-cta-6e6f002db0743c857d7a-html’, ‘UA-60633310-10’).createForm();