“Pantera Negra” e o ensino da cultura africana
Mais um filme de herói chegou aos cinemas, e, desta vez, trouxe consigo um belo exemplo de representatividade. Pantera Negra é o primeiro herói negro a chegar nas telonas e este é um gancho para professores aproveitarem e ensinarem a cultura africana aos seus alunos! Vamos ver como?
Todo o burburinho ao redor do filme tem seus motivos: uma produção feita por basicamente negros, com maioria dos atores negros e com uma representação de um país africano fictício, Wakanda, de forma bela e rica.
E no que Pantera Negra pode ajudar na sala de aula? Bem, por mais que seja uma ficção, o mais recente filme da Marvel pode ajudar em muito a debater sobre diversos assuntos históricos, como escravidão, colonialismo na África e a rica cultura do continente.
Assim, pensamos em alguns tópicos que a história do Rei T’Challa pode inspirar os educadores a ensinar as suas turmas, de forma bem diferente e atrativa!
- Colonização africana
Na trama, Wakanda é um país escondido, que não foi descoberto pelos colonizadores europeus e cia, e se desenvolveu tecnologicamente, sendo muito rico com a administração do Vibranium, um poderoso metal.
A ficção propõe que esta seria uma das condição de um país africano se não fosse explorado da forma que foi historicamente. E esse é um tópico que é diversas vezes retomado no filme, sempre relembrando das dificuldades que o continente passou. Em uma das cenas, por exemplo, o vilão ironiza uma funcionária de um museu inglês sobre a apropriação de artefatos do século XVI e XVII.
Assim, pode ser bem interessante que os professores abordem com seus alunos como foi feita a colonização da África, seu processo e seus efeitos e danos na economia e política do continente. Retome a história em comparação com os debates sobre o assunto no filme. Essa pode ser uma atividade nova a ser proposta nas aulas de história.
- Mitos e cultura africana
Além de muitas cenas de lutas, Pantera Negra também traz muitas representações da cultura africana ao longo do filme. É bem legal mostrar as crianças e jovens a diversidade de cultura que existe no continente e como elas existem de herança no nosso próprio país, por exemplo.
O candomblé e umbanda são duas crenças que trazem uma relação entre natureza e divindade, algo bastante explorado no filme. O próprio início da trama mostra a lenda da formação de Wakanda e de onde vem os poderes do herói.
Em outra cena, a coroação do novo rei traz elementos místicos e o contato com espíritos, umas das características marcantes da cultura africana. Peça para os estudantes buscarem outros exemplos ou leve para a sala de aula comparações de personagens com habitantes locais.
Um dos exemplos a se citar pode ser a melhor guerreira de Wakanda, a General Okoye. Ela usa anéis de pescoço inspirados em Ndebele, um costume visto no Zimbábue e África do Sul, onde pessoas usam esses anéis como sinal de riqueza e status.
Pode ser uma tarefa bem dinâmica, em estimular os alunos a procurarem referências da cultura africana em cenas, lugares e personagens do filme. Bem interessante, não?
- Reinados africanos
Vamos ampliar o contato com a história da África? Que tal explorar um outro lado do continente, além da escravidão e colonização? Aproveite o tema da coroação do Rei T’Challa para apresentar diversos reinados africanos.
Pesquise e conte sobre a rainha N’zinga, de Angola, Makeda, da Etiópia ou o império Ashanti. Mostre suas características e relacione com a cultura dos países. No Brasil, por exemplo, há algumas dessas características em manifestações artísticas populares, como o congado.
- Protagonismo feminino
Um dos destaques de Pantera Negra é a importância do papel da mulher na trama. Uma guarda real formada apenas por mulheres, uma princesa cientista responsável por todo o laboratório tecnológico do país e uma agente secreta que ajuda a resgatar refugiados.
Essas são umas das personagens femininas que têm extrema importância para todo o desenrolar da história. E ensinar seus alunos a olhar e valorizar estas figuras é muito importante. Ajuda a quebrar estereótipos construídos desde cedo no imaginário das crianças sobre atividades, profissões e comportamentos destinados ao público feminino e masculino.
- Novas percepções artísticas
Estimule os estudantes a conhecerem diferentes formas de arte africana. Músicas, pinturas, danças e contos são umas das opções para incentivar apresentações artísticas. Isso pode ser um gancho também para conhecerem línguas e dialetos africanos.
Tudo citado acima é apresentado no filme, então é uma forma fácil de apresentar e expandir o contato da cultura africana com os alunos. A gastronomia pode ser incluída nesta etapa também, não deixando de ser um forma de arte e expressão do continente.
Para os alunos mais velhos, como Ensino Fundamental e Médio, faça com que eles busquem referências de artistas africanos e apresentem para a turma. Outra atividade que pode ser feita é observar as vestimentas e acessórios usados pelos personagens do filme.
Proponha que os estudantes busquem o costume e os significados das roupas. Com todos os itens citados, pode-se fazer um dia de aula para explorar a cultura africana, dividindo a turma em grupos e destinando a cada um a apresentação de uma forma artística diferente.
- Que tal apresentar a influência negra no mundo?
Pantera Negra é um marco na história do cinema e, ao lado deste filme, podemos lembrar ou apresentar aos alunos outros personagens que mudaram o rumo do mundo. Leve até seus alunos a história da vida de figuras negras marcantes, suas dificuldades e suas ações em busca de uma mudança.
Pode-se falar de figuras clássicas, como Martin Luther King ou Zumbi dos Palmares, até artistas atuais que se manifestam sobre o racismo ou perda de oportunidades profissionais. Essa pode ser uma atividade a ser feita em conjunta com os pais, que podem aumentar o contato dos seus filhos com a cultura africana e figuras negras emblemáticas.
É muito legal tentar sempre vincular a sala de aula com produtos narrativos de alto alcance, principalmente um filme de herói em que grande parte do seu público é infanto-juvenil. Além do aluno enxergar no filme uma representação da cultura africana, o interesse e o conhecimento sobre a mesma pode se tornar mais divertida.
E você, professor, já pensou em como abordar Pantera Negra e a cultura africana na sala de aula? ?
Jaime Rojas
10/maio/2018 @ 14:19
Foi maravilhoso como eles se apresentaram a uma cultura tão vasta, como a cultura africana, através de Wakanda. Desfrutei de ver a Michael B. Jordan em Pantera Negra, eu gosto como interpreta o seu personagem, e sobre tudo é diferente a todos os filmes de Marvel. Eu vi que ele estrela na adaptação do livro Fahrenheit 451. Na minha opinião, será um dos os mehores filmes de drama de este ano. O ritmo do livro é é bom e consegue nos prender desde o princípio. O filme vai superar minhas expectativas. Além, acho que a sua participação neste filme realmente vai ajudar ao desenvolvimento da história.