Oratória: seus alunos falam bem em público?
Falar bem em público é uma habilidade essencial. Seja numa palestra ou numa simples apresentação pessoal, essa habilidade comunicativa traz muitos benefícios. E, apesar de alguns acharem que é um dom, a oratória é alcançada através de técnicas como a leitura. E por que esse tema deve ser uma prioridade na sua escola? Porque a oratória é tão importante quanto a leitura e a escrita.
Com ela, nós conseguimos amadurecer diálogos, argumentos e exploração de ideias, aprimorando nossa capacidade cognitiva. Essa reflexão cria condições para manter e depois mobilizar novos conhecimentos importantes. E essa habilidade nos aproxima dos outros, fortalecendo laços sociais.
Além disso, ensinar a oratória é fundamental para uma melhor leitura e, em particular, a escrita. É fácil compreender essa relação: em termos de desenvolvimento, os seres humanos adquirem a linguagem oral primeiro – um pré-requisito para a alfabetização. E o ciclo de conversa antes de escrever está bem estabelecido com a prática pedagógica do som. Seria difícil imaginar ensinar a escrita sem qualquer tipo de conversa, mesmo que isso envolva uma conversa de professor com aluno.
Ensinar a oratória aos alunos significa instiga-los a procurar novas informações e a dividir suas opiniões. Quando eles se reúnem para trabalhos em grupo ou discussões, dê orientações, papéis e ferramentas de discussão. Por exemplo: expressões iniciais que ajudam a completar seu pensamento em uma frase completa e ajudam na organização dos seus pensamentos e expressão da aprendizagem.
Trabalhar a oratória é dar voz aos estudantes. Todo aluno tem algo a dizer. E, às vezes, os pequenos não se sentem à vontade para se expressar. Por isso, é o trabalho de uma escola ajudar os alunos a encontrar sua voz, confiança e equilíbrio. Uma vez que eles sabem quem são e o que podem ser, usarão sua voz para se expressarem de forma mais confortável, objetiva e segura.
Lembra de como desenvolver a autoconfiança dos alunos? Então, ajudá-los a desenvolver uma boa oratória é uma forma de colocar isso em prática. A criança aprende a se expressar de forma clara, a ponto de ser entendida, e compreende que é necessário. Aqui vão algumas ideias para levar esse tema aos seus pequenos:
Compartilhe ideias
Depois de se expressar, que tal escutar o coleguinha? Essa é uma das atitudes que o professor deve incentivar em sala de aula. Que tal pedir para que a turma chegue em um consenso sobre como será feita uma atividade, por exemplo?
A intenção é que os alunos aprendam a se comunicar e a escutar a opinião alheia, sabendo que é normal mudar de ideia ou não no meio do debate. Para chegar a um acordo, peça que eles compartilhem seus pontos de vista e observe a progressão da conversa entre eles. Se necessário, oriente o fluxo da discussão e realce ideias que podem ser aprofundadas.
Crie um texto coletivo
A escrita coletiva é uma escrita criada de forma colaborativa. Escolha um tópico – seja de assuntos sobre ciência, inglês, história ou qualquer outra coisa – e faça seus alunos se revezarem para falar sobre. Eles podem escrever um parágrafo, uma frase, ou mesmo uma palavra, de acordo com o que o aluno se sentir mais confortável.
Peça aos alunos que leiam em voz alta um texto em conjunto. Deixe que eles mesmos resolvam a ordem da apresentação e que determinem quanto tempo cada um irá ler.
E o mais importante: a leitura!
Tenha a leitura como sua principal aliada na sala de aula. Ela enriquece o vocabulário das crianças! Os livros são uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário, além de melhorar a gramática, aprender a norma padrão da língua da forma mais natural possível e ajudar a construir uma linha lógica de pensamento.
Para obter qualquer conhecimento na escola é preciso saber interpretar. E a leitura é essencial para desenvolver tal aspecto. O hábito da leitura aprimora a habilidade de comunicação e interpretação e a criança acaba tendo maior facilidade para aprender novos conteúdos em sala de aula. E com isso, aos poucos, o aluno não terá dificuldade para se adaptar quando a escola começar a exigir mais no que se refere à leitura de textos, livros e a dar opiniões. Isso tudo, é claro, resulta em uma boa desenvoltura verbal.
Por meio da leitura na educação infantil, a criança desenvolve a criatividade e a imaginação e adquire uma bagagem cultural que, em muitos casos, vai acompanha-la pelo resto da vida. Além disso, o desenvolvimento escolar é beneficiado quando o aluno tem o hábito de ler com uma certa frequência. Sejam livros adaptados para a sua idade ou histórias curiosas e leves.
Para facilitar a conversação de seus alunos, comece com eles, com algumas palavras para ajudá-los a começar a frase. Isso reduz a incerteza do que eles devem dizer, dá-lhes uma estrutura sobre como focar sua sentença e ajuda-os a falar em frases completas.
A partir da leitura de um assunto, organize pontos de discussão. Eles incentivam a discussão, navegando longe de sim ou sem respostas às perguntas, apresentando aos alunos um formato sobre como realizar a conversa. Os alunos começarão a falar dizendo: “Eu concordo com essa afirmação porque” ou “eu não concordo com essa afirmação porque”. Isso cria a confiança do aluno. Nessa linha, é legal também que a equipe pedagógica pense em reservar algumas aulas para apenas atividades de discussão em sala.
De forma gradual e progressiva, seus estudantes estarão usando oportunidades cotidianas para desenvolver a arte de falar bem em público.
Vamos transformar a sala de aula em palco de grandes oradores? 😉
Selma Justo
09/março/2018 @ 20:47
O trabalho é árduo, pela pouca idade (3 anos), mas não deixarei de apresentar e a encorporar postura e iniciativa que ao seu tempo dêem resultados, pelo menos, naqueles que possuem um pequeno repertório e desenvolveu uma fala compreensível…. Respeitando interesse individual e as habilidades pessoais.