O que não pode faltar na última reunião pedagógica do semestre?
Sua equipe pedagógica se reúne no meio do ano para avaliar o que já foi feito e o que vocês podem melhorar para o próximo semestre? Veja características importantes para fazer uma reunião pedagógica nessa época do ano!
O final do primeiro semestre é o momento de pausa do ano letivo, que vai ser retomado em algumas semanas. É o meio de uma etapa e uma hora oportuna para avaliar o que foi bom até agora e o que precisa ser melhorado com a equipe pedagógica.
Com alguns meses ainda pela frente até o final do ano letivo, agora é a oportunidade para, junto com a sua equipe, fazer avaliações, reflexões e escolhas que refletirão no próximo semestre.
Confira o que você não deve deixar de fora da última reunião pedagógica do semestre.
Reflexão sobre os resultados do primeiro semestre
Faça uma avaliação com o seu corpo docente e peça para que eles também façam uma autoavaliação do seu trabalho até agora juntamente com o trabalho desenvolvido com os alunos.
A partir das respostas, veja as dores e principais dificuldades que seus professores tiveram nesse último semestre e saiba onde você, como gestor ou gestora escolar, pode auxiliar nessas demandas para que, assim, eles consigam todos os meios necessários para tudo fluir melhor nos meses que estão por vir.
É importante também observar, a partir disso, como estimular a formação dos professores pode afetar mais significativamente o trabalho em sala de aula.
Incentivar a busca por métodos de ensino inovadores, pensar em como a tecnologia pode ajudar, é um meio interessante de propor esse objetivo.
Mas, não esqueça: reconheça sempre os pontos bem trabalhados antes de apontar os erros e áreas de melhoria.
Valorizar as qualidades do que foi desempenhado é essencial para motivá-los para o próximo semestre!
Checagem de alinhamento ao PPP
Avalie com sua equipe pedagógica se o que foi proposto no início do ano está sendo executado de forma alinhada ao PPP (Projeto Político Pedagógico) está sendo executado.
Caso não esteja, provoque a reflexão sobre os possíveis obstáculos que seus professores estão enfrentando para que o planejado seja bem executado.
Veja o que é possível melhorar, qual material falta fornecer, se outras áreas da equipe podem ajudar… esse é um bom momento para a integração de todas elas também!
Na reunião pedagógica, liste o que ainda falta executar e se debruce igualmente para o que precisa ser oferecido, quais os planos, os prazos e quem poderá participar.
Todos precisam participar com o objetivo principal de proporcionar um ensino de qualidade na instituição escolar.
Planejamento para acolher novos alunos
Mesmo sendo em menor quantidade nessa época do ano letivo, há uma maior preocupação para os que vão entrar no meado do ano.
Geralmente, nessa altura, as turmas já estão bem integradas e os alunos, adaptados, o que pode causar uma quebra no curso desse alinhamento.
A inserção dos que estão chegando agora é fundamental para continuar no mesmo fluxo e a turma continuar progredindo junta.
Discuta os melhores meios para isso acontecer na reunião pedagógica e como vocês podem executar essas ações.
Uma atenção maior para ajudar na adaptação desses novos alunos é muito importante, ainda mais para conhecer os motivos da troca de escola e saber onde você e sua equipe pedagógica podem auxiliar nisso.
O meio do ano é uma excelente hora para ter a oportunidade de avaliar o que passou e dar mais gás no que pode vir, tendo a chance de finalizar o ano letivo da melhor maneira!
E você, gestor (a), o que acha que também não pode faltar nessa reunião do meio do ano? 🙂