Meus alunos não gostam de ler em sala de aula
Todos lembram daquela tensão em sala quando a professora nos pedia para ler em voz alta. Para alguns, a ansiedade é tão grande que as mãos chegam a suar. Sendo assim, a prática da leitura, que era para ser algo prazeroso e estimulante, torna-se um pesadelo para muitos alunos. Antes de solucionar o problema, precisamos entender como ele é criado.
O medo do julgamento, do erro e, também, das possíveis reações dos colegas às “derrapadas” durante a leitura travam o estudante. Podemos perceber que tal ansiedade se deve a esses fatores, o que nos mostra que os alunos precisam se sentir confortáveis com os colegas de classe para que possam ficar desinibidos ao ler em voz alta. Estamos em um momento em que a prática do bullying tem sido fortemente combatida devido ao reconhecimento de que tal ato é um problema que afeta profundamente a vítima. Então, nesse processo, a intervenção do educador é essencial. Mas de que forma podemos fazer isso?
É necessário que o professor fique bem atento à conduta dos alunos durante a atividade. Alguém riu? Comentou algo de forma sarcástica? Vamos apelar para a empatia! Coloque-se no lugar do aluno. Os estudantes respeitam o professor e o veem como referência, alguém que domina o conteúdo dentro de sala. Aja como se já tivesse passado por aquela situação, faça de conta, se for necessário. Isso vai fazer com que o aluno não veja mais tanta graça em zombar do colega, já que saberá que aquele tipo de situação já fez parte do cotidiano do mais desenvolvido da sala de aula, o professor.
Encoraje também o espírito de equipe, a sensibilidade. Questione, caso veja alguém rindo desnecessariamente de alguma derrapada durante a leitura. Pergunte o porquê da graça, num tom leve. Mostre que aquela atitude prejudica a todos e faz mal ao ambiente escolar. Em termos práticos, durante a leitura você pode interromper para perguntar o que as crianças acharam daquele determinado parágrafo, estimulando a curiosidade. Isso traz um tom mais informal à prática, tirando o foco do aluno que está lendo e fortalecendo a participação de todos. Tudo flui melhor quando sentimos segurança e com a leitura não é diferente. Tente com os seus alunos! 🙂
Maria Teresinha Medeiros
09/novembro/2017 @ 21:14
estou sempre a procura de algo que leve meus alunos a gostar cada vez mais de ler.
Rosângela Thomaz
17/setembro/2017 @ 23:01
Gostaria de ideias de como despertar interesse pela leitura. É visível que levam os livrinhos com ficha de leitura e não lêem na semana.Gostaria de mudar esta realidade, porém não acho meios.Se alguém tiver dicas e práticas ficaria grata.
José de Ribamar Carvalho Filho
16/setembro/2017 @ 15:14
Realmente, essas técnicas são muito práticas, acho que vão nos ajudar bastante brigado!
Abadia Gonçalves da Silva
15/setembro/2017 @ 21:32
Obrigada pela dica, pois me ajuda bastante ao incentivar meus alunos a ler principalmente durante a leitura coletiva na sala de aula.
Vera Oliveira
15/setembro/2017 @ 12:51
Olá bom dia, gosta muito dessas dicas tem me ajudado bastante. Obrigada!
Maria do Socorro Cabral de Sousa
15/setembro/2017 @ 10:57
Gostaria receber ideias sobre
leitura em sala de aula
josé
12/setembro/2017 @ 21:49
a estante mágica traz me um grande suporte para que meus alunos gostem de ler.
Maria Márcia da silvam
08/setembro/2017 @ 10:46
Olá, bom dia
No meu tempo de escola o momento da leitura era um momento de medo de ler errado e ser criticado .
hoje como professora alfabetizadora eu faço do momento da leira um momento prazeroso onde todos tem o prazer de participar .
A leitura na sala de aula deve ser feita pelo professor não pelos alunos objetivo é motivá-los a querer ler para outras pessoas ouvirem .