Maria, não coma o Marshmallow!
Um experimento feito na década de 60 pela Universidade de Stanford repercutiu em todo o mundo e trouxe valiosas lições para psicólogos e educadores. Conhecido como Experimento do Marshmallow, o teste consistia em oferecer a crianças a possibilidade de escolher uma entre duas opções:
- Pegue um marshmallow e fique à vontade para comê-lo imediatamente;
- Pegue um marshmallow, mas não coma agora. Aguarde por 15 minutos sem comê-lo e receba mais um marshmallow para, ao fim, comer dois marshmallows.
Achou fácil? Não foi o que se viu entre dois terços das crianças que não resistiram a tentação de imediatamente comer a guloseima.
Ao longo dos 40 anos seguintes, as crianças – agora nem tããão crianças assim – foram acompanhadas pelos pesquisadores, que chegaram a resultados surpreendentes.
O grupo de crianças que não comeu o marshmallow teve notas mais altas no vestibular americano (SAT); menor incidência de uso de de drogas; menor índice de obesidade; melhor qualidade de vida; e maior sucesso profissional.
O autocontrole, demonstrado no experimento, sinaliza que trabalhar e desenvolver habilidades não cognitivas consistentes nos nossos alunos é tão importante quanto fomentar a leitura e a escrita ou ensinar os conhecimentos tradicionais.
E você? O que tem feito para desenvolver habilidades socioemocionais em seus alunos?
Experimento do Marshmallow (não original):
Abraços Mágicos!