Como definir o livro paradidático para cada série do ensino fundamental 1?
De que forma escolher o livro paradidático ideial para cada turma do ensino fundamental 1? Neste artigo, a escritora e consultora de projetos educacionais Verônica Vincenza explica!
Escolher o livro paradidático certo para ser trabalhado com os alunos em uma sala de aula é algo que sempre gera dúvidas.
Escolhemos, escolhemos e volta e meia caímos sempre nos clássicos e cânones para não errar.
Muitas pessoas me perguntam como utilizar os livros em sala de aula, como fazer atividades e projetos com os livros e também qual o melhor livro para cada turma ou, no caso das mamães: para cada idade.
Minha resposta sempre é: depende. Mas, depende de quê, exatamente?
Depende de uma série de fatores, tais como: fluência de leitura da turma, nível aprofundamento na interpretação do texto, maturidade dos alunos e temáticas específicas a serem trabalhadas…
Para te ajudar nessa tarefa, aí vão 5 dicas valiosas para você usar quando for escolher o livro que será trabalhado para cada série do ensino fundamental 1:
1º ano: O início do prazer de ler (idade entre 6-7 anos)
O 1º ano é um marco na vida da criança, pois ela começará a ser preparada para o ritmo e responsabilidades de estudante, o marco é a alfabetização.
O seu comportamento varia, pois ela estará se ajustando pessoal e socialmente ao longo do ano. São curiosas e sabem distinguir com facilidade as dualidades o certo do errado, o bem do mal.
Esse é o momento certo para incentivar a leitura individual e apresentar para a criança o mundo maravilhoso que se abre através do livro.
Melhores livros:
Aqueles que contenham frases curtas – lembrando que no início da leitura eles estão presos à decodificação das palavras e esquecem-se do que leram com facilidade.
Livros que contêm ilustrações criativas e chamativas com detalhes também são bem-vindos e facilitam a interpretação da história.
Os conteúdos com a moral da história bem aparente e que eles identifiquem com facilidade também são recomendados.
As releituras de fábulas e contos de fadas são ótimas para essa idade, pois ajudam a solidificar o letramento literário do aluno.
Outra ótima pedida são livros escritos em prosa poética- que contêm versos – e os livros de poesia.
2º Ano: Leitura com autonomia (idade entre 7-8 anos)
No 2º ano, o aluno já está mais seguro com a rotina da escola e sabe o que é esperado dele como estudante. Isso gera uma maior autonomia e segurança nas decisões e escolhas.
Essa é a série em que há um aprofundamento do conteúdo ministrado na escola e as disciplinas começam a ser apresentadas de forma diferenciada.
As noções de gestão financeira, cuidados pessoais, escolha de alimentos, resolução de conflitos mostram-se mais aparentes nessa idade.
Melhores livros :
Serão os que apresentam parágrafos maiores, que os alunos possam ler sozinhos, em voz alta ou em grupo interpretando a fala dos personagens.
Com figuras mais simples, porém ainda em destaque nas páginas e que enfatizem o movimento da ação, já que nesta idade o ritmo motor está mais acelerado e haverá uma identificação maior com o texto.
Com isso, os livros mais indicados são os com histórias com muita ação, aventura, bravura, ou que mostrem de uma forma lúdica e de fácil analogia a resolução de algum problema cotidiano como superação dos medos, a separação dos pais, a aceitação das diferenças do outro etc.
3º Ano: O mundo dos livros infanto-juvenis (idade entre 8-9 anos)
Se no ano anterior a palavra era autonomia, agora a palavra é responsabilidade.
Nesta idade, a criança está se dando conta de suas responsabilidades, seja em casa, seja na escola, sem o adulto precisar estar lembrando toda a hora.
É nessa fase que são desenvolvidos os pensamentos mais complexos: os de prós e contras, as consequências das ações tomadas, a gestão do tempo, o autocontrole e é nessa idade que a empatia começa a ser trabalhada.
Melhores livros:
Os que apresentam mais texto e um número de páginas considerável, que desafiem o leitor iniciante do novo gênero.
As ilustrações quase não aparecem no texto, e o leitor que não está acostumado com este tipo de livro e terá que se ater aos detalhes do cenário descrito e não mais ilustrado.
Os tipos mais interessantes para esta nova fase são os que apresentam uma trama mais complexa e com a ação como tônica para a fluidez de leitura.
São recomendados os livros de realidade fantástica, suspense, policial, algo que prenda o leitor e o incentive a continuar se aventurando na leitura.
4º Ano: Em busca da identidade (idade entre 9-10 anos)
Na escola, em alguns sistemas de ensino, há uma carga maior de conteúdo didático para que seja lapidada no 5º Ano e aprofundada no ensino fundamental 2.
Esta idade é marcada por uma reflexão mais profunda: “quem eu realmente sou?”.
A busca desta identidade pode ser ajudada pela leitura, já que a literatura permite ao leitor refletir sobre diversos aspectos da vida.
É nessa idade que o aluno começa a apresentar alguns sintomas comportamentais da pré-adolescência, mas de uma forma bastante tímida ainda.
É comum que seja uma fase de dúvidas e incertezas sobre a vida, sobre si mesmos e sobre o mundo.
Melhores livros:
Livros que mostrem o cotidiano e com problemáticas típicas de adolescentes em diversas áreas da vida: escola, vida afetiva, amizades, problemas de valores; podendo ser ambientado em universo real ou fantástico.
5º Ano: Eu social (idade 10-11 anos)
Essa idade é tida como marco da pré-adolescência.
Há autores que digam que é uma das piores fases, mas não é bem assim: é nesta fase que a criança começa a ser chamada de pré-adolescente e tende a ampliar a sua consciência intrapessoal e interpessoal e os amigos e as relações afetivas tornam-se mais importantes.
Além disso, o estudante desta faixa etária consegue responder à pressão de forma mais positiva, apresenta preocupação em poupar dinheiro, entende as hipóteses lógicas e consegue selecionar a melhor hipótese para a solução de um problema.
Melhores livros:
Livros que ajudem o aluno a compreender melhor o mundo e as relações entre as pessoas e o desafiem a solucionar enigmas como os conteúdos das biografias, dos romances, dos livros policiais e dos romances históricos.
Espero ter ajudado na escolha assertiva de um livro paradidático! Se quer se aprofundar nesse tema, clique aqui e confira também a entrevista que dei na Rádio Senado sobre literatura infantil.
Verônica Vincenza é escritora e consultora de projetos educacionais. Membro de diversas Academias de Letras, com premiações nas áreas da literatura, arte e difusão da língua portuguesa. Oferece dicas sobre desenvolvimento infantil no blog Amiguinhos da Veronica e na página Histórias das Verônica.