Línguas Indígenas do Brasil: conheça o novo projeto temático da Estante Mágica!
A Estante Mágica, maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, acaba de lançar uma iniciativa pedagógica sobre línguas indígenas. Entenda!
A fim de oferecer conteúdos cada vez mais relevantes às escolas, a Estante Mágica lança seu mais recente projeto temático: Línguas Indígenas do Brasil.
De acordo com a iniciativa pedagógica, os alunos aprenderão sobre a diversidade de povos indígenas e suas línguas, entendendo sua complexidade e quebrando a visão estereotipada que foi construída acerca dessa população.
“O projeto veio quando descobrimos que a UNESCO definiu o tema de línguas indígenas para o ano de 2019 e aí nos inspiramos para desenvolver esse projeto para a sala de aula”, afirma Monique Long, analista de projetos educacionais da Estante Mágica.
O principal objetivo do material é oferecer diversas atividades temáticas que serve tanto como guia para as crianças produzirem o próprio livro, como para professores inovarem com novas dinâmicas na sala de aula.
Ele é um benefício exclusivo das escolas parceiras da Estante Mágica.
Além do pontapé para iniciar um projeto educacional diferente, a inspiração para estruturar a iniciativa educacional veio com algumas referências importantes, como o Funai, e livros sobre o mundo indígena no Brasil.
A proposta é apresentar uma estrutura nova de didáticas que culminem em uma produção textual, algo que a Estante Mágica está adotando neste ano de 2019.
Segundo Monique, todo o projeto foi pensado em uma forma de acrescentar aos planos de aula e oferecer ao professor novas oportunidades de exercícios com os alunos.
“São projetos temáticos que ajudam o professor a trabalhar um tema específico. A ideia é que a escola possa se inspirar nos temas e nas atividades”, afirma.
Ela também ressalta que as atividades podem ser adaptadas de acordo com a metodologia e planejamento de cada escola, sendo abrangente e de fácil acesso aos educadores.
Vale lembrar, também, que esse é um projeto para integração da alfabetização, em geral, o Ensino Fundamental 1.
E o interessante dele é retomar e dar o conhecimento para as crianças, em geral de 6 a 10 anos, sobre o povo indígena e a sua língua.
“A ideia é mostrar como eles coexistem com a nossa realidade. A escola tem o poder de trazer a diversidade do nosso país. O maior propósito é que as crianças compreendam e tenham contato com a diversidade de línguas e culturas que existem no Brasil”, explica Monique.
A sua escola já participa da Estante Mágica para acessar essa e outras propostas temáticas? Clique aqui e inscreva-se para participar gratuitamente!
*A foto ilustrativa dessa matéria é de uma criança indígena vivenciando sua cultura em um evento escolar.
olivia
10/abril/2019 @ 11:46
Muito interessante o tema do projeto. Trabalho com duas escolas indígenas. Como elas podem fazer parte?
Victoria Fernandes
25/junho/2019 @ 14:52
Oiii, Olivia!
O tema seria muito propício mesmo para suas escolas 😃
Para ter a chance de participar, basta cadastrá-las aqui no nosso site: https://estantemagica.com.br/ 💙
Escola Estadual José Cristiano Alves
21/março/2019 @ 07:30
Parabéns pela excelente iniciativa. Gostei demais! São ações como essa que fazem a diferença e nos motiva a acreditar na Educação como ferramenta de transformação e inclusão sócio-cultural.
Victoria Fernandes
26/junho/2019 @ 17:03
É isso aí! 😍 Nós também acreditamos na mudança do mundo através da Educação, vamos juntos nessa? 🤗