Como fazer do carnaval um momento de leitura!
Estão chegando os dias de muita folia e brincadeiras para as crianças. E além de muita festa, o carnaval pode ser também uma época para realizar novas atividades culturais. Assim como o cinema, teatro e outros programas educativos podem ser uma escolha de lazer, os livros também. Vamos então aproveitar para estreitar as relações dos pequenos com a leitura?
Há diversas maneiras de deixar as crianças mais interessadas pelos livros nesse recesso. É bom sempre recordar a importância da literatura infantil, pois traz uma riqueza de informações e conhecimentos, além desenvolver habilidades e a criatividade dos pequenos.
Incentivar a criançada a ler é um ato instigar o aprendizado. Se a leitura for introduzida desde cedo, antes mesmo dos cinco anos, as chances de se tornar um hábito são ainda maiores. Por isso, pense sempre em atrativos e atividades alegres relacionados aos livros.
A proposta aqui é pensar em alternativas para mostrar o quanto a leitura é fundamental para o desenvolvimento da criança. E como ela pode ser divertida tanto para os pequenos quanto para os pais e professores.
Faça atividades educativas
De início, pode parecer trabalhoso, mas há diversas maneiras de se abordar uma atividade educativa. A ideia é proporcionar sempre que possível uma atmosfera que as crianças acabem se relacionando com a leitura. Leve ao cinema ou veja em casa filmes que os pequenos tenham a oportunidade de ter um outro contato com a história pelos livros. Isso é muito fácil de fazer com animações que contam histórias clássicas.
Inúmeros livros com diferentes propostas podem ser encontrados nas livrarias e bibliotecas da cidade. Assim, leve a criançada para esses ambientes. Além de deixá-las familiarizadas com as estantes repletas de livros, muitas livrarias oferecem eventos infantis, com dinâmicas, teatro de fantoche e outras atividades.
Use a tecnologia a favor dos livros
Pense sempre na tecnologia como sua aliada! O interesse pela leitura pode ser ampliado com a ajuda da mesma através de e-books. Muitas editoras disponibilizam parte dos exemplares publicados e atividades lúdicas sobre os títulos. Há também os livros em que seu enredo é contado por áudios – os audiobooks.
A narração da história ajuda aqueles que ainda não sabem ler e estimula a imaginação, pois a criança terá de criar a cena na sua mente. Isso gera, posteriormente, interessantes atividades para os pequenos. Que tal incentivá-los a desenhar um pedaço da história? Ou a recontá-las? Ou até mesmo a encená-las?
É um exercício livre e que pode ser feito junto aos pais, a fim de deixar as crianças mais à vontade e desinibida. E canais do Youtube sobre literatura também são muito úteis. A linguagem informal pode aproximar os jovens dos livros e a buscar novas experiências literárias. Bem como grupos de leitura e a testar novos gêneros.
Estimule a imaginação
Que tal ter uma atividade diferente para casa? Professores podem pensar em uma tarefa bem divertida para a criançada durante o carnaval. Algo bem simples, mas de grande estímulo à leitura. Por exemplo: peça aos alunos que construam uma história sobre o que fizeram nos dias de recesso. Pode ser um texto escrito, um desenho, uma pintura ou em corte e colagem. A ideia é ambientá-los com a estrutura da narrativa. Desta forma, indique que busquem exemplos em outros livros, dando acesso ao contato direto com o produto.
Esse é um exercício que pais e responsáveis também podem se envolver, deixando a criança mais estimulada a fazer o livro. Deixe-a bem à vontade para optar pela forma como vai querer se expressar. O conceito da atividade é deixar o pequeno desenvolver sua afinidade com a leitura, escrita e oralidade.
Procure contos e histórias
Para aproximar a criança de uma data festiva é muito interessante que ela busque referência nos livros. Por isso, proponha ler histórias sobre contos folclóricos brasileiros e apresente novos personagens. Há uma variedade de histórias, livros e peças de teatro que podem servir como novas referências literárias para os pequenos.
Para os menores, busque associar desenhos animados, por exemplo, que retratem as narrativas, para que a compreensão seja mais fácil. Novamente a importância dos clássicos literários infantis vem à tona, seja pela facilidade de achar os livros ou por ter uma familiaridade comum entre as próprias crianças. A identificação é um atrativo para a mesma, que aos poucos reconhece os personagens e suas histórias.
Teste diferentes gêneros literários
Já pensou em apresentar quadrinhos e/ou HQ’s para os pequenos? Além de oferecer uma leitura simples, os quadrinhos são livros bastante visuais, o que chama a atenção de toda criança. E mais: eles são a isca perfeita para fisgar o leitor mais relutante. Por entregar elementos literários diferentes do tradicional, os HQ’s fornecem uma refeição visual.
É um grande atrativo para os estudantes do século XXI, oferecendo uma plataforma textual menos intimidante. Há também livros em que a criança se torna coautora, sendo responsável por montar parte da narrativa da história. Isso acontece com livros que são estruturados como quebra-cabeças e com aqueles em que a criança pode completar parte do texto com adesivos e fotos.
Reconhecer que há vários métodos para aproximar os pequenos dos livros é dever de todos. Seja professor(a), pais, responsáveis etc. Vale lembrar que a leitura é um processo da alfabetização e aproximar as crianças em todas as oportunidades que tiver será um grande prêmio no seu crescimento.
E ah! Um ressalvo também em relação aos pais: lembre-se que eles são inspirações para os seus filhos e o gosto pelos livros pode partir deles. Se a criança vê o pai ou a mãe lendo, o estímulo para criar o mesmo hábito será muito maior.
Então vamos arregaçar as mangas e mergulhar nos livros com a criançada! Prontos para fazer da leitura algo essencial no dia a dia? 🙂