Quer inovar na sala de aula? Preste atenção nestas dicas!
Entre a pressão de acompanhar o currículo escolar, reunir-se com os pais e ministrar aulas diárias, pode ser difícil arranjar tempo para inovar na sala de aula. Com tão pouco tempo de sobra, pode ser fácil pensar: “Isso realmente faz diferença?”. A resposta é: totalmente.
As salas de aula criativas não parecem diferentes, elas são diferentes. Eles fornecem um ambiente em que os alunos têm mais probabilidade de expressar suas ideias, pensar fora da caixa, desafiar problemas com soluções inovadoras e, o mais importante, aprender de maneira mais rápida e eficaz.
Por isso, sempre existe uma boa oportunidade para rever práticas e adotar novas estratégias pedagógicas. Sabe aquele conteúdo que os seus alunos têm dificuldade em aprender ou até mesmo desinteresse? É possível usar novas metodologias ou ferramentas tecnológicas para torná-lo mais atrativo e divertido.
Confira dicas essenciais para trazer essa inovação para a sua escola:
Transmita paixão pela aprendizagem
Educadores que se concentram em integrar os próprios interesses e paixões das crianças no currículo pedagógico verão seus alunos florescerem como aprendizes. Os professores podem pensar em integrar essa prática mostrando a relevância do que os alunos estão estudando para a vida fora da escola, conectando-se com os pais e usando a mídia digital como uma forma de despertar interesses e disseminar ideias.
Integre mais aprendizado prático
Benjamin Franklin uma vez disse: “Diga-me e eu esqueço, me ensine e eu lembro, envolva-me e aprendo”. O aprendizado prático é uma ótima maneira de aplicar um toque criativo ao conteúdo tradicional do curso e envolver os alunos em um nível mais profundo. Lembra de como é importante engajar os alunos no ensino?
Crie planos de aula inovadores
No mundo da Internet e das mídias sociais, o ensino da comunicação visual é tão importante quanto qualquer outro tipo de alfabetização. Por isso, adote ferramentas e novos métodos que podem fazer grande diferença no processo de aprendizado dos alunos. O uso do mundo digital de forma pedagógica é um dos ótimos caminhos para inovar na sala de aula.
Substitua a hierarquia por espaços de aprendizagem colaborativos
Os espaços de trabalho colaborativo ajudam os alunos a se verem como co-construtores do conhecimento, em vez de estarem à mercê dos professores. Por isso, que tal pensar em novas arrumações da sala de aula?
Sem a frente hierárquica com os assentos em filas e virados para o professor, os alunos podem se sentir mais acolhidos e propensos a compartilhar seus aprendizados. Mantenha a estrutura de formas menos tradicionais, criando “zonas” para diferentes partes do processo de aprendizagem, como reflexão e brainstorming.
Dê aos alunos um problema interessante e autêntico
Não existe um problema que seja interessante para todas as crianças. Isso significa que um projeto deve ser flexível o suficiente para que os alunos possam adaptá-lo aos seus próprios interesses. Isso também significa que os professores precisam dedicar um tempo para aprender sobre os interesses de seus alunos.
A autenticidade vem do uso de ferramentas reais para lidar com problemas que não têm suas respostas impressas no final do livro. Projetos ideais ditam alguns parâmetros gerais e ferramentas, mas deixam a definição específica do problema para o aluno. Alguns exemplos de projetos interessantes para as crianças podem ser criar um objeto musical, escrever frases sem utilizar uma vogal, produzir o reconto de uma história clássica etc.
Explore habilidades de pesquisa
Planeje aulas sobre assuntos que a grande maioria das informações precisa ser pesquisada pelo próprio aluno. Para que isso funcione, no entanto, é preciso orientá-los em boas habilidades de pesquisa. Por isso, convide os bibliotecários e professores de informática para ajudar. Mostre ao estudante que é importante aliar as duas buscas por informação e que pode ser divertido e uma experiência rica.
Faça um inventário mental de compreensão
Inovação e resolução de problemas dependem de uma grande compreensão do que você sabe e do que ainda precisa aprender. Crie componentes de seus projetos que exijam que os alunos listem as coisas que eles entendem sobre o projeto e também articulem da maneira mais específica possível as coisas que ainda precisam entender melhor.
Transforme os alunos em autores
Fazer da criança a protagonista do seu próprio ensino é algo extremamente valioso para seu desenvolvimento. Assim, uma ótima sugestão é transformar os estudantes em autores e estimulá-los a escreverem histórias sobre diversos temas. Além de estimular habilidades de leitura e escrita, essa atividade deixa o aluno mais autoconfiante, o aproximando ainda mais da escola.
Trabalhe temas importante de forma criativa
Sabe como promover aprendizagens sobre diversidade cultural e questões sociais de uma maneira diferente? Aposte em bons aliados como filmes, desenhos, jogos, livros, música e outros produtos que estejam inseridos na realidade dos alunos e que tenham a sua atenção. Lembre-se que a arte é uma ótima aliada pedagógica.
Não dê notas para a criatividade e a inovação
As notas funcionam muito bem quando há uma resposta correta na qual o professor quer que os alunos trabalhem. Mas, se a ideia é que eles tenham um problema e produzam uma solução genuinamente original, não é ideal motivar isso com uma nota.
Na verdade, quando o professor atribui uma nota a alguma coisa como criatividade, os alunos costumam se sentir um pouco pressionados e com o propósito maior pela nota e não para a melhor solução possível da atividade. Assim, atribuir uma nota para a criatividade, muitas vezes se tornará um desincentivo não intencional.
Inovação não é um padrão que o professor pode ensinar diretamente e depois testar. A inovação é mais um hábito mental que é fomentado pela atenção consistente à cultura e às expectativas da sala de aula. Com a prática, as diretrizes acima podem ajudar os professores a cultivar tal cultura em qualquer escola.
É uma troca de experiências e compartilhar as ideias em reuniões pedagógicas é uma das ótimas formas de se sentir mais seguro para aplicá-las. É necessário se preparar para inovar em sala de aula, mas também é um período de teste. Pode ser que algumas propostas funcionem melhor do que outras. O importante é pesquisar sempre novas maneiras de aprimorar o ensino e atrair os alunos.
E vocês, professores, o que acham das ideias? Já planejaram atividades para inovar na sala de aula? ;D