“Meus sentimentos”: o projeto que estimula habilidades emocionais
Conheça o projeto temático da Estante Mágica que desenvolve as competências socioemocionais dos alunos!
Um dos temas mais abordados na educação é a inteligência emocional e sua ligação direta com a formação integral do aluno.
As competências socioemocionais estão relacionadas ao sucesso pessoal, emocional, acadêmico e profissional dos indivíduos. Por isso, essas habilidades podem e devem ser desenvolvidas e estimuladas desde a infância, trazendo benefícios a curto e longo prazo.
Depois de ser apresentado como proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ficou clara a importância da abordagem direta do assunto em sala de aula. Mas como aplicar um tema tão importante, na prática?
Visando unir o tema à educação por projetos, a Estante Mágica criou o projeto temático “Meus sentimentos”.
Ele tem como objetivo ajudar o aluno a reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais entre as crianças.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, os alunos têm contato com elementos que aguçam a criatividade e questionamentos que vão permitir que cada criança seja capaz de distinguir e expressar emoções e sentimentos.
Ele está dividido em etapas de aplicação em sala de aula, que começam com a exibição do filme infantil “Divertida Mente”, passam por uma roda de conversa sobre as sensações despertadas em determinadas situações e até por uma listagem de sentimentos que os alunos conseguem identificar.
Após a exibição do filme, o/a educador(a) ajuda os alunos a identificarem sentimentos com perguntas simples como “De qual personagem você mais gostou? O que te chamou mais atenção nele?”, “Você consegue identificar um momento em que a Riley, personagem principal do filme, agiu movida por cada sentimento?”.
Os professores podem, ainda, pedir para que os alunos listem um ponto negativo de cada sentimento e digam o que acontece quando um sentimento domina o outro.
Depois que os alunos aprendem a analisar e classificar suas emoções, o projeto passa a guiar a produção de um livro das emoções, onde, em cada página, os alunos podem falar abertamente sobre um ou mais sentimentos.
O resultado final, o livro, torna-se, enfim, um instrumento que ajuda os alunos a organizarem os tão falados sentimentos, retratando todo um universo que existe dentro de cada pequeno.
Até hoje, o projeto temático “Meus sentimentos” é o mais acessado dentro da plataforma da Estante Mágica, o maior projeto de incentivo à leitura do Brasil. Ele é indicado para alunos a partir dos 6 anos de idade e está inserido na área de linguagens.
A sua escola já participa da Estante Mágica para acessar essa e outras propostas temáticas? Clique aqui e inscreva-se para participar gratuitamente!
Setembro Amarelo em casa: como abordar o tema com os pequenos - Vida Inovadora
26/setembro/2019 @ 13:47
[…] a saber lidar com os próprios sentimentos. Estimular o pensamento crítico, encorajar a expressão dos sentimentos – seja através da arte ou da escrita – são exemplos de como desenvolver o socioemocional […]
Maria luciene dos santos Pereira
18/julho/2019 @ 00:03
Só pode participar do projeto para escrever o próprio livro se for a escola inteira?
Sou professora e gostaria de escrever meu próprio livro sobre minhas experiências socioemocionais, área q venho estudando a algum tempo.
Victoria Fernandes
02/agosto/2019 @ 13:38
Oiii, Maria!
A Estante Mágica é um projeto de incentivo à leitura que dá a oportunidade do aluno transformar a criatividade, dentro da sala de aula, em um livro de verdade. O que leva as pessoas a pensarem que somos uma editora 😅
Como professora de uma escola parceira, você pode lançar sua grande obra com a gente também! Ela possui 14 páginas, 6 para escrita e 6 para ilustrações.
Não é incrível?! 💙