Como o socioemocional pode ajudar o gestor escolar?
Estreando como colunista, Willmann Costa, gerente de educação da Estante Mágica e psicanalista, explica por que o gestor escolar deve prestar atenção às competências socioemocionais.
O Brasil não consegue engrenar nas avaliações internacionais, patinamos em resultados pífios que não condizem com nossa realidade econômica.
Mas se olharmos para o país número um no PISA, Singapura, percebemos que também existe um incômodo dos educadores: eles já perceberam que somente o conteúdo não vai preparar seus jovens para o futuro.
O mundo está voltado para o desenvolvimento das competências socioemocionais, mas como fazer isso se não temos pessoas qualificadas?
Bem, a primeira coisa é admitir que não sabemos e precisamos aprender. Há urgência em capacitar nossos gestores e professores.
Em 2013, aceitei o desafio de dirigir uma escola pública, de educação integral, com ênfase no socioemocional.
Os alunos eram oriundos das comunidades do entorno da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. O desafio foi grande.
Em 2015, formamos nossa primeira turma, colocando 60% dos alunos em universidades públicas. Compartilho, aqui, com vocês, alguns aprendizados que tive nesses últimos cinco anos:
A importância da gestão democrática
O diretor não é o chefe da equipe, é um líder. Centralizar as ações em torno de si, não é uma boa estratégia.
O gestor deve se cercar de colaboradores, com certa autonomia, para tomar decisão.
Capacitação de coordenador pedagógico, orientadores educacionais, professores
É fundamental a capacitação da equipe pedagógica, todos na escola precisam estar alinhados com a missão, valores e visão de futuro da instituição.
O professor deve ser orientado a colocar o aluno no centro do aprendizado. Isso requer alinhamento de todo corpo pedagógico. As matérias não devem estar fragmentadas.
Quando agrupamos as disciplinas em áreas de conhecimento e promovemos o planejamento com os professores de cada área, as aulas começam a fazer mais sentido para os alunos.
A necessidade de trazer a família para a escola
Sabemos que isso não é tarefa fácil, mas a primeira atitude que devemos tomar é não falar mal dos alunos em reuniões de pais.
Os elogios podem ser falados em público, mas os alinhamentos individuais devem conversados com cada responsável, separadamente.
Criar eventos destinados para os pais, também é importante para atrair a família do aluno para escola.
Uma maneira prática da gestão trazer a família à escola para falar sobre os alunos é através do projeto da Estante Mágica.
O corpo pedagógico pode contar aos pais o progresso de cada aluno ao construir o próprio livro, aumentando o envolvimento emocional deles com o aprendizado do filho.
Vamos abrir as portas para o socioemocional entrar em nossas escolas?
Willmann Costa é gerente de educação da Estante Mágica, maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, especialista em habilidades socioemocionais e mestre em psicanálise.