Formação de leitores na escola: 10 erros que você pode estar cometendo
Incentivar a leitura na escola é sempre um desafio e é preciso estar atento às técnicas que melhor conversam com os alunos. Por isso, listamos 10 erros que atrapalham a formação de um leitor.
Hoje, vivemos em um mundo com cada vez mais informação e se engana quem pensa que lemos menos.
Diariamente estamos em contato com diferentes plataformas digitais que trazem conteúdo em diversas formas de texto, como este artigo que você está lendo agora!
Assim como o livro e o texto, a tradicional formação de leitores na escola precisa se atualizar de uma forma que converse com as tendências educacionais e com os alunos da nova geração.
Por isso, vamos listar 10 atitudes que podem estar atrapalhando a formação de um leitor.
Trabalhar com livros antigos
Mesmo que sejam clássicos e que sejam essenciais para conhecermos a história da literatura, algumas leituras não são adequadas para idades mais novas.
Isso pode causar o desinteresse dos alunos pela obra, pois se distanciam da linguagem usada por eles.
Criticar a literatura voltada para os mais novos
Alguns títulos causam preocupação pelo seu tema ou por simplesmente serem considerados entretenimento e talvez não passarem uma mensagem adequada para as crianças.
Porém, antes de condenar a leitura, que tal entender o porquê certas mensagens falam tão bem com o público mais novo?
Após essa análise, fica muito melhor para esclarecer o que foi entendido por eles e quem sabe até desenvolver alguma atividade com esse material em sala de aula.
Não se atualizar nos gêneros infanto-juvenis
Os gêneros que se propõem a falar com a linguagem dos mais novos geralmente são os mais aderidos por gerar uma certa identificação.
Alguns livros se mantém atemporais para passar a mensagem desejada para as turmas ao longo dos anos.
Entretanto, é preciso estar sempre de olho nos lançamentos e testar se os alunos preferem outra bibliografia.
Não ampliar os gêneros literários
Não somente os livros ajudam na formação de leitores na escola, outras formas de texto podem ser mais adequadas para trabalhar a leitura.
Poemas e, até mesmo, letras de música são uma ótima opção para mostrar as diferentes formas de ler e interpretar um texto.
Além de dinâmico, essas leituras podem falar diretamente com os interesses dos alunos e aproximar mais das suas realidades, como trabalhar a letra de um funk, por exemplo.
Ignorar os meios digitais
Assim como os diferentes formatos de texto, os textos podem vir em outras plataformas além do livro.
Alguns exemplos que podem ser trabalhados para ajudar na formação de leitores na escola são os e-books – os livros digitais.
Além deles, têm os blogs, portais de notícias e até mesmo textos que encontramos em mídias sociais. Mas atenção às fake news!
Essas opções são ótimas alternativas para se aproximar da leitura rotineira dos alunos.
Tornar a leitura uma obrigatoriedade
Um erro muito comum na hora de desenvolver a leitura na escola é tornar a atividade uma prática imposta.
Por isso, é importante incentivá-los a partir de algo que desperte seu interesse, através de atividades lúdicas, projetos e rodas de leitura.
Não desenvolver o pensamento crítico através da leitura
Trabalhar a leitura em sala de aula é muito importante para o processo de decodificação das palavras e da escrita, ou seja, da alfabetização.
Mas além dela, é preciso desenvolver com os alunos a mensagem por trás dos textos que acabaram de ler e assim, construir o seu pensamento crítico.
A leitura não é somente uma tarefa disciplinar. A formação de leitores na escola é importante para que a criança faça o uso social das palavras que aprendeu e aprimorar seu letramento.
Priorizar autores internacionais do que nacionais
Muitas das vezes damos preferência à livros que não são produções nacionais por terem se tornado best-sellers.
Não podemos ignorar que, quando o texto tem grande apelo popular, ficamos curiosos para ler. Entretanto, alguns deles não dialogam perfeitamente com a realidade de vários países.
Por isso, trazer leituras de produções nacionais têm maior possibilidade de traduzir a vivência do país e ter maior adesão entre os alunos.
Não incluir a biblioteca em atividades escolares
Um hábito muito esquecido hoje em dia, justamente pela chegada das práticas digitais, é a visita à biblioteca.
O espaço pode ganhar outro significado na rotina escolar ao receber mais atividades pedagógicas e despertar o interesse do aluno para frequentá-la fora do horário de aula.
Caso a escola não possua biblioteca, uma visita à biblioteca da cidade pode animar os pequenos!
Incentivar a leitura apenas em sala de aula
Assim como o exemplo anterior da biblioteca, não somente a sala de aula é local para incentivar a formação de leitores na escola.
Uma feira do livro organizada pela escola, uma roda de leitura no pátio, um passeio à Bienais do Livro… Tudo isso são formas prazerosas para encantar os alunos pela leitura.
É através da leitura que podemos adquirir novos conhecimentos e nos integrar ao mundo que nos cerca.
Por isso, incentivar a leitura de forma correta na escola é um passo importante para um aprendizado de qualidade.
E você? Como desenvolve a formação de leitores em sua escola? Conta para a gente nos comentários!
Prof. Araújo
09/fevereiro/2020 @ 22:19
Ótimas dicas!
Camila Augusto Candido
28/outubro/2019 @ 19:00
Oi sou camila