5 dicas para fortalecer a formação continuada na educação infantil
A formação continuada é um dos pilares para garantir a qualidade do aprendizado.
Mais do que cumprir uma exigência legal, investir no desenvolvimento dos professores é reconhecer o valor do trabalho que acontece todos os dias dentro das salas de aula. No entanto, nem sempre esse processo é simples.
Professores da educação infantil lidam com uma rotina intensa. Muitas vezes, sobra pouco tempo para se dedicar à própria formação. Além disso, é comum que as propostas de capacitação sejam distantes da realidade da escola ou pouco aplicáveis no dia a dia.
Diante disso, surge uma pergunta importante: como tornar a formação continuada um espaço de crescimento real, inspirador e possível?
Neste post, reunimos 5 dicas que podem ajudar escolas a fortalecer esse processo com intencionalidade, escuta e prática.
5 dicas para aplicar a formação continuada na educação infantil em sua escola
1. Comece pela escuta
Primeiramente, antes de planejar qualquer formação, é essencial ouvir os professores.
Entender suas dificuldades, desejos e expectativas ajuda a construir propostas que façam sentido para quem está na ponta. Além disso, essa escuta ativa fortalece vínculos e promove um ambiente de confiança.
Sendo assim, formações que nascem da escuta têm mais chances de engajar a equipe e gerar transformação verdadeira. Afinal, os educadores deixam de ser apenas receptores e passam a ser parte ativa do processo.
2. Integre a formação ao cotidiano
Um dos maiores desafios da formação continuada na educação infantil é a sensação de que ela é algo “fora da rotina”.
Por isso, para superar esse problema, é importante que as propostas estejam conectadas com o dia a dia da escola.
Por exemplo, que tal usar situações reais vividas na sala de aula como ponto de partida?
Trabalhar a partir de exemplos concretos, estudos de caso ou até registros dos próprios alunos torna a formação mais viva e aplicável. E o melhor: respeita o tempo e o repertório de cada professor.
3. Aposte na troca entre pares
A troca de experiências é uma das formas mais ricas de aprendizagem. Por isso, promover espaços de conversa, partilha de práticas e construção coletiva fortalece a equipe e amplia repertórios.
Incentive e crie rituais com rodas de conversa, grupos de estudo e oficinas entre colegas. Esses tipos de iniciativas tendem a ser mais eficazes do que palestras expositivas.
Isso porque nesses encontros, cada educador se reconhece como alguém que tem o que ensinar e o que aprender.
É esse reconhecimento que fortalece vínculos, inspira confiança e aumenta o compromisso dos professores com o projeto pedagógico da escola.
4. Varie os formatos
Nem sempre é possível reunir toda a equipe para um encontro longo e presencial, não é mesmo? Por isso, buscar formatos diversos pode ajudar a manter o processo de formação ativo ao longo do tempo.
Aqui estão algumas possibilidades que valem a pena tentar:
- Encontros curtos e regulares (como cafés pedagógicos ou pílulas formativas);
- Leituras comentadas de artigos ou trechos de livros;
- Vídeos curtos com temas específicos;
- Acompanhamento individual com devolutivas construtivas.
O importante é garantir constância e sentido. Afinal, a formação continuada não precisa ser um evento: ela pode, e deve, ser um processo.
5. Conecte a formação ao reconhecimento
Formação também é valorização profissional, certo? Ou seja, quando a escola investe no crescimento de seus professores, comunica que acredita neles. E isso faz toda a diferença!
Portanto, dar visibilidade às aprendizagens, reconhecer avanços e criar espaços para que os educadores compartilhem suas descobertas reforça o orgulho e o pertencimento.
Como resultado, o clima da escola melhora e, claro, a aprendizagem dos alunos também.
Como a Estante Mágica pode apoiar sua escola nesse tema
A Estante Mágica é uma experiência de incentivo à escrita e leitura que acredita que professores valorizados e inspirados transformam a educação infantil todos os dias.
Por isso, o projeto contribui diretamente para a formação continuada ao propor uma experiência prática, criativa e significativa: a produção de livros autorais com os alunos.
Ao liderarem esse processo, os educadores vivenciam, na prática, temas centrais da formação docente, como autoria, planejamento, mediação e vínculo com as famílias.
Com materiais prontos, suporte constante e desenvolvimento sendo colocado em prática, a escola fortalece seu projeto pedagógico e oferece aos professores uma oportunidade real de crescimento e reconhecimento.
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