Football for a Cause: a iniciativa que une paixão pelo esporte com impacto educacional
Conheça o Football for a Cause, iniciativa que vende itens usados por jogadores de futebol e investe o dinheiro na realização de projetos educacionais!
O esporte pode ser um grande aliado da educação.
Foi este o pensamento que motivou a criação do Football for a Cause por André Georges, que enxergou no futebol uma oportunidade para investir em iniciativas relacionadas à educação.
Segundo o fundador, o intuito desde o início é de gerar recurso financeiro através do aproveitamento de artigos esportivos que não tinham seu potencial explorado, e investir sua receita em projetos educacionais.
“Fiquei curioso para saber como os produtos eram utilizados depois das partidas e então fomos conversar com jogadores e descobrimos que podíamos aproveitar o valor agregado para conseguir gerar recursos”, afirma.
O primeiro projeto apoiado foi a construção de uma das escolas no interior do Malawi, na África.
O resultado veio da parceria com o jogador Luciano Castan, que ofereceu sua camisa e short utilizados na partida contra o Strasbourg.
“Junto com Ebenezer Junior e Clarissa Paz, que estavam a frente de um projeto de construção de 14 escolas, o Football for a Cause conseguiu ajudar a financiar o término de uma delas”, comenta André.
Os materiais que vendem na plataforma são a fonte para financiar e impulsionar todos os projetos que apoiam.
Os clubes, como Flamengo, Santos e Bahia, são os principais participantes da iniciativa aqui no Brasil, e não têm nenhum custo, apenas o material de responsabilidade social.
Camisas, shorts, chuteiras, luvas de goleiro são alguns dos produtos que os clubes e jogadores doam e que, por ter alto valor agregado para fãs, geram a renda para apoiar a educação.
Quanto ao ano de 2019, fazer parceria com a Copa América e também começar no futebol feminino, com a Copa do Mundo, são algumas das metas planejadas para a empresa.
“Estamos pensando também em partir para outros esportes”, afirma André.
A parceria com a Estante Mágica
Entre uma das iniciativas apoiadas, a empresa ajudou 46 jovens e adultos recém-alfabetizados, alunos do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Nação Rubro Negra, a se tornaram autores.
A realização veio devido à colaboração entre a Parceiros da Educação e o Football for a Cause, que apostaram no projeto literário da Estante Mágica.
“Todo o projeto foi uma ação em conjunto com a Parceiros da Educação, que nos apresentou a Estante Mágica e comunicou que faltava investimento para realizar o projeto na escola”, comenta André.
Entre muitas gratificações com o projeto, um dos detalhes que se destacou na realização, além dos alunos, foram os docentes participantes.
De acordo com André, “a dedicação dos professores foi todo o diferencial”.
Quanto à reação dos alunos ao ver os livros prontos, a professora de uma das turmas de alfabetização, Márcia Cardoso, se surpreendeu:
“Todos choraram…. eu não esperava que eles ficariam todos tão emocionados. Ver o livro pronto foi uma emoção muito forte dos alunos. Foi muito bacana!”, comemora.
Para ela, toda a experiência com o projeto de incentivo à leitura foi única e trouxe muitas recompensas, principalmente para os seus alunos recém-alfabetizados.
“Acredito que o maior ganho foi o empoderamento dos alunos. Eles se sentem poderosos, com uma autoestima maior e se sentindo capazes”, afirma Márcia.
A Estante Mágica é o maior projeto de incentivo à leitura do Brasil e, hoje, atende apenas os segmentos educação infantil e ensino fundamental 1.
Este foi um projeto excepcional, realizado pela iniciativa e colaboração entre a Parceiros da Educação e Football for a Cause. =)