Fim do ano letivo: o que gestores devem analisar para iniciar bem o período seguinte?
O fim do ano letivo é um momento de fazer diversas reflexões e traçar as metas para o próximo semestre ou ano escolar. Por isso, é importante que os gestores tenham seus objetivos bem claros em mente.
Um bom planejamento torna o processo muito mais tranquilo e previne futuras dores de cabeça. Então, para ajudar nesse processo, separamos algumas perguntas para tornar a tomada de decisões mais fácil e simples no seu planejamento. Continue lendo esse texto para saber mais!
Fim do ano letivo. E agora?
Dezembro chegou! É hora de dar lugar tanto para a correria do fim do ano letivo quanto para o planejamento do ano seguinte.
Sabemos que é uma tarefa muito complicada conciliar o fechamento do semestre. Nele, temos as últimas avaliações dos alunos, projetos se encerrando, cerimônias, e por aí vai…
Então, podemos dizer que é um momento cheio de correria e que também conta com um lado emocional muito aflorado. Ou seja, acontecem formaturas, alunos alcançando seus sonhos e conquistando seus projetos, festas de fim de ano etc. E a lista pode continuar por muitos parágrafos, né? 😅
Porém, é preciso ter em mente que é essencial manter o foco no planejamento durante esse período. É essa a palavra-chave que vai te auxiliar a atravessar o fim do ano letivo e guiar a sua estratégia para o próximo.
Isso porque com um bom planejamento com antecedência, você pode investir tempo para ter um bom retorno no futuro.
Leia também: Fim de ano chegando, quais são as suas reflexões pedagógicas?
Como guiar o planejamento do próximo ano?
Em primeiro lugar, os gestores escolares precisam fazer um balanço do fim do ano letivo para tornar o planejamento do próximo mais eficaz. Dessa forma, podem avaliar o que deu certo durante o ano, o que deu errado, e o que podem inovar no futuro.
Então, é uma forma muito estratégica de olhar sua instituição e suas possíveis necessidades, além de definir seus pontos fortes. Coloque na ponta do lápis e literalmente anote no papel ou dispositivo eletrônico tudo aquilo que achar necessário.
Nesse sentido, existem algumas perguntas essenciais que todo gestor escolar precisa se fazer no fim do ano letivo. E é claro que não te deixamos na mão! Trouxemos algumas das principais nesse texto.
Confira as três mais importantes abaixo:
1. Quais as práticas pedagógicas que deram certo?
Aproveite o fim do ano letivo para entender quais foram as práticas pedagógicas que mais deram certo na sua instituição. Como é uma questão que envolve toda a instituição, é necessário consultar terceiros.
Ou seja: avalie a experiência do corpo docente e dos alunos, levando em consideração suas opiniões.
As práticas pedagógicas são essenciais para medir e atender às expectativas educacionais da instituição. Por isso, podem ajudar a potencializar o aprendizado dos alunos e otimizar o trabalho dos professores.
Revê-las no fim do ano letivo pode te ajudar a perceber quais deram certo e quais devem ser substituídas. Será que as crianças se adaptaram? E os professores? Esses são questionamentos importantes de se fazer.
Dessa forma, você poderá planejar um próximo ano letivo mais eficiente para toda a sua escola – desde os alunos até os professores!
2. Quais foram os maiores desafios para os alunos?
Essa pergunta conversa muito com o que falamos ali em cima sobre as práticas pedagógicas. Os desafios dos alunos durante o ano letivo podem estar muito relacionados a isso.
Portanto, um gestor escolar deve pensar e definir juntamente ao corpo docente da escola, quais foram os desafios dos alunos. Qual foi a maior dificuldade que eles enfrentaram no ano? O que os ajudou?
Ter esses desafios estabelecidos ajuda a entender os pontos que precisam ser melhorados dentro da sala de aula. Uma atuação conjunta com os professores é essencial nesse momento.
Converse com cada um para entender suas opiniões e para que possam trazer um outro ponto de vista para a situação. O fim do ano letivo é o melhor momento para que essa conversa aconteça!
Porque cada educador pode trazer suas experiência e vivências dentro de sala de aula, o que torna a conversa ainda mais produtiva.
Assim, poderão garantir uma melhoria do aprendizado e da jornada de desenvolvimento de cada um no ano seguinte.
3. Quais ações fizemos para incentivar o aprendizado?
É necessária a motivação para os alunos dentro do ambiente escolar.. Sendo assim, é necessário analisar iniciativas que levem o aprendizado para fora da sala de aula.
Pois é dessa forma que eles continuarão se desenvolvendo por conta própria. Então, procure trazer para a sua escola algumas inciativas que incentivem a criatividade, a imaginação e a autonomia de cada aluno.
Ajude-os a colocar para fora seus sentimentos e explorar o mundo imaginário de suas criações.
Incentive ações literárias de escrita e leitura, para que possam visualizar os livros como diversão.
Mostre para as crianças que elas podem transformar seus sonhos em realidade!
Leia também: 7 dicas de planejamento para realizar um excelente ano letivo!
Conclusão
Em resumo, gestor escolar, você viu como é importante fazer esse balanço no fim do ano letivo. Portanto, avalie tanto os pontos positivos quanto os negativos, traçando as melhores estratégias que achar necessário.
Foi por isso que trouxemos alguns pontos chave para auxiliar o planejamento e estruturação desse processo.
E sabia que a Estante Mágica pode ser o incentivo que faltava para os seus alunos no ano letivo? Isso porque podemos ajudar a sua instituição a dar asas à imaginação das crianças!
Então, o que acha de dar voz às histórias incríveis que as suas estrelas literárias têm para contar?
Sendo assim, aproveite o Mês das Estrelas Literárias para ganhar benefícios exclusivos! Entre eles: divulgação da escola nas nossas redes e formação exclusiva em metodologias ativas.
Garantimos que podemos transformar a jornada de aprendizado dos seus pequenos. Inscreva a sua escola clicando aqui.