Incentivo à leitura na educação infantil: as férias como aliadas!
Texto originalmente publicado em 06/08/2018 e atualizado em 07/08/24.
O pós-férias é sempre um momento de readaptação escolar. E esse também pode ser um excelente momento para o incentivo à leitura!
As atividades desenvolvidas no período do recesso preparam um terreno fértil para aproximar crianças no mundo literário.
Quer entender como sua escola pode usar as férias como aliada? Abaixo, mostramos como usar esse contexto para estimular a leitura na sua escola 🙂
Dicas para incentivar a leitura após as férias
1 – Relacione os livros com as atividades feitas nas férias
As férias trazem muitas chances de experimentar coisas novas – viajar, atividades e passeios diferentes e eventos esportivos. Então, por que não adicionar um livro às coisas que as crianças estão participando?
Se a criança viajou para um lugar novo, por que não incentivar que ela leia sobre a história e curiosidades do local? E melhor: use a pesquisa para relatar as experiências aos colegas de turma?
O mesmo pode ser aplicado para passeios ao zoológico, parques de diversão e ao simples futebol que as crianças jogam na rua ou no playground.
Envolver a leitura com as atividades que as crianças realizaram gera maior curiosidade e estímulo. Isso faz com que no futuro ela procure os livros como forma de saciar suas dúvidas e conhecer novos mundos.
2 – Faça um bingo da leitura pós-férias
O bingo por si só já é uma brincadeira envolvente. Que tal então adaptá-lo para uma brincadeira diária e que pode gerar um grande interesse pela leitura?
Os professores podem dar aos seus alunos, na volta às aulas, uma folha com instruções. Na outra, é válido deixar as etapas numeradas de atividades de leitura, que serão sorteadas.
Os exercícios podem ser desde ler em voz alta para um adulto até explicar uma história que a criança já conhece.
Se quiser ir além, incentive, em parceria com os pais, as crianças a escreverem um texto sobre os livros que leram. E se quiser ir mais além, as inspire a até mesmo, criarem seus próprios livros!
Depois da entrega das atividades propostas, você pode fortalecer o estímulo com uma aula seguinte bem lúdica.
Por exemplo: um cinema na sala de aula ou um novo cantinho da leitura.
3 – Conheça os interesses dos alunos e use isso a favor da leitura
Se a criança adora a Disney, por que não encontrar livros, quadrinhos e outras atividades de construção de narrativas para ela?
Não adianta querer forçar uma prática na qual os pequenos não tenham interesse algum. E isso vale principalmente para os mais relutantes com a leitura.
Isso gera maior frustração e consequentemente um distanciamento em associar a leitura como algo prazeroso e importante. Por isso, entenda o que mais chama a atenção dos pequenos e leve até eles esse universo literário.
Faça uma enquete e veja qual tipo de interesse dos alunos. A partir dessas informações, procure planejar suas aulas com base nelas. Uma breve referência ao assunto já vai engajá-los no mundo literário!
4 – Aproveite o momento para fortalecer a parceria com a família
O incentivo à leitura, além da escola, vem também dos pais. E construir um espaço para tal prática é muito importante.
Além disso, esse espaço pode servir para atividades coletivas, como leituras em grupo.
Faça dos livros uma parte do ritmo familiar. Dessa forma, as crianças ficarão motivadas a ler o tempo todo, não apenas nas férias.
Leia para elas e estimule a vontade de mergulhar no universo das narrativas. Isso pode trazer múltiplos benefícios.
5 – Crie uma rotina de leitura diária
Estabelecer uma rotina de leitura diária pode ser uma excelente forma de incentivar o hábito de ler.
Reserve um momento do dia, seja viajando ou em casa, para que as crianças possam mergulhar em suas leituras.
Essa prática ajuda a criar um ambiente e pensamento propício para a leitura. Afinal, mostra para as crianças que é uma atividade importante e valorizada.
A consistência é chave para desenvolver o hábito, e esse momento pode ser algo esperado com animação pelos alunos.
Importância de uma dinâmica de leitura no volta às aulas
O retorno às aulas após o período de férias é crucial para reintegrar os alunos ao ambiente escolar e retomar o ritmo de aprendizado.
Durante esse período de transição, a leitura pode desempenhar um papel fundamental. Isso porque é capaz de reintroduzir os estudantes ao universo acadêmico de maneira envolvente e estimulante.
Implementar atividades de leitura que sejam tanto educativas quanto divertidas pode facilitar essa adaptação.
Leituras coletivas, discussões sobre livros ou temas relacionados às férias, e atividades lúdicas como teatros de leitura são formas eficazes de reengajar os alunos.
Essas práticas não só ajudam a desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas, mas também promovem o pensamento crítico e a empatia.
Além de fortalecer o prazer pela aprendizagem, uma dinâmica de leitura adequada pode consolidar as experiências vividas durante as férias. E assim, integrá-las ao contexto escolar.
Ao explorar temas de interesse dos alunos, como hobbies ou viagens, a leitura se torna uma extensão natural de suas vidas cotidianas.
Essa é uma maneira de reforçar o papel da escola como um ambiente de crescimento contínuo e inclusivo.
Estante Mágica como motivação para os alunos
E se você ainda estiver pensando em alguma forma para fomentar esse incentivo à leitura entre seus alunos, uma boa opção é se aliar a ferramentas estratégicas.
A Estante Mágica, por exemplo, é uma excelente opção para motivar os estudantes a se envolverem com a leitura e a escrita. Ela torna cada criança em verdadeiras autoras, e o melhor, de forma 100% gratuita.
Esse projeto permite que as crianças escrevam suas próprias histórias e, ao final do processo, vejam seus textos transformados em livros de verdade.
Isso não só incentiva a criatividade como também fortalece a autoestima de todos ao verem suas ideias concretizadas em uma obra literária.
A maior experiência literária da América Latina pode ser vivida e integrada às atividades já planejadas, como o bingo da leitura ou as pesquisas relacionadas às férias.
Além disso, é uma oportunidade de envolver os pais no processo educacional, já que eles podem ajudar os filhos a escrever e revisar suas histórias.
Essa abordagem também serve para mostrar aos alunos que a leitura e a escrita não são apenas atividades escolares obrigatórias, mas algo que pode ser divertido e gratificante.
Ao final do semestre, a escola pode organizar um evento de lançamento dos livros criados pelos alunos, celebrando suas conquistas e incentivando-os a continuar explorando o mundo literário.
Conclusão
Em resumo, o contexto das férias escolares é extremamente rico para o incentivo à leitura.
As atividades nesse período estimulam a imaginação e a criatividade, despertando uma predisposição da criança para gêneros textuais como, por exemplo, a ficção.
A escola pode partir com o pontapé para iniciar diversos projetos literários para os seus alunos, mas, para que ele seja verdadeiramente eficaz, também é necessário que a família esteja integrada nesse processo.
Por isso, é importante que a escola e a família incentivem as crianças a ler os livros da biblioteca da escola.
A própria biblioteca pode organizar um grande evento pós-férias para atrair os alunos para uma visita.
Saber usar a tecnologia como incentivo à leitura também é uma boa pedida.
A escola pode oferecer sugestões de sites e aplicativos que apresentem novos lugares e novas brincadeiras aos alunos.
Ao mesmo tempo em que eles estarão lendo algo do próprio interesse, também estarão desenvolvendo suas habilidades de leitura.
Afinal de contas, terão que compreender o texto para terem mais contato com seu passatempo – seja ele qual for.
E vale lembrar: os pais também precisam ser apoiados em suas tentativas de incentivar a leitura em casa.
Por isso, é essencial que haja uma boa comunicação entre eles e a instituição de ensino – principalmente para aqueles cujos filhos estão em processo de alfabetização.
E você? Como usar as férias a favor da leitura? 😉