Família na escola: como estimular a participação?
O acompanhamento dos responsáveis na vida escolar dos pequenos é, sem dúvida, algo a ser estimulado. Neste artigo, veja algumas ideias de como sua escola pode incentivar a participação da família.
A família é o primeiro ambiente social e afetivo da criança, onde ela aprende os valores de educação, consolidando-se, para sempre, o seu caráter e personalidade.
Em seus primeiros anos de vida, a criança tem, em seus pais, o modelo de seu comportamento.
À medida que a criança cresce, entram em cena outros modelos de comportamento, ampliando, assim, o seu quadro de referência social. A escola, por exemplo.
Na escola, dá-se a primeira separação da criança do contexto familiar. É na escola, que se faz a sua alfabetização. Mas, não é somente esta, a função da escola.
Além de ler, escrever e contabilizar, a escola exerce papel fundamental, juntamente com os pais, no processo de desenvolvimento e construção da personalidade da criança.
Além de desempenhar um papel fundamental no processo de educação e socialização dela, sua principal função é a de prepará-la a assumir o seu papel de adulto, na sociedade.
“Todos nós somos educadores. Não somente os pais. Todos nós estamos engajados na arte de educar”.
(Américo Marques Canhoto, médico de família, em seu livro “Educar para um mundo novo”)
A educação é a base de uma sociedade bem estruturada. E, família e escola devem contribuir, juntos, para essa formação.
Para um desenvolvimento adequado da criança, faz-se necessária a participação dos pais, no processo educativo dos seus filhos. A escola sozinha, não é suficiente.
A presença da família na escola, tanto na sua rotina escolar quanto na sua formação, contribui, significativamente, em seu desenvolvimento.
Família e escola devem trabalhar juntas, em equipe, com os mesmos critérios e objetivos, visando construir cidadãos equilibrados, capazes de enfrentar a nossa sociedade.
Desenvolver todas as potencialidades da criança, de uma forma criativa, além de seu desenvolvimento pleno, deve ser prioridade, tanto da família, quanto da escola. A criança é o elemento principal do processo educativo.
É parte ativa do processo. Portanto, é imprescindível a sua participação nas relações pais-alunos-professores.
A criança não é um pequeno adulto. Ela é vida. E, deve ser respeitada em todas as fases de seu desenvolvimento.
A boa educação oriunda da participação da família na escola, que irá embasá-la e capacitá-la para lidar com seu mundo interno, e com as pressões do mundo externo.
Existem várias técnicas e ações que os gestores podem, e, devem adotar para solidificar a participação da família na escola. Confira algumas dicas:
Estar aberto ao diálogo com os pais
É lógico, que, nesse tópico, devem ser estabelecidas algumas regras. Não a qualquer hora, nem em qualquer lugar.
Gestores e professores devem estabelecer critérios, como hora e lugar, caso seja um diálogo individual, fora da reunião de pais. Muitas escolas estão adotando aplicativos para o diálogo com os pais.
Detalhe, somente notificações breves e avisos urgentes. Para conversas mais longas, o ideal é que seja pessoalmente.
Engajar a família na escola com encontros
Criar eventos para os pais, juntamente com as crianças, é outra técnica que dá bons resultados. Haverá uma boa interação entre pais-professores-alunos, que, no dia-a-dia fica difícil acontecer.
A tradicional reunião de pais, sem dúvida, deve acontecer. No entanto, não mais aquelas longas reuniões, em que os pais, já cansados de sua jornada de trabalho, fatalmente, ficarão ainda mais exaustos.
Propor atividades diferentes, em cada reunião, para motivar a presença dos pais, é uma excelente solução.
As chamadas “rodas de conversa”, com a participação de um profissional, seja psicólogo, coach infantil, para esclarecer as principais dúvidas do processo educativo, em minha opinião, é a melhor alternativa.
Casos individuais, para se conversar sobre o desempenho de um aluno em especial, creio que, chamar os pais para uma conversa, é o ideal.
Desenvolver atividades pedagógicas que os pais participem
A participação dos pais nos deveres de casa incentiva a criança, que se sente valorizada, aumentando, assim, sua auto-estima. O interesse da família por suas atividades educativas e esportivas.
O interesse dos pais em relação ao progresso dos filhos na escola, em seu dia-a-dia. Tanto intelectuais, quanto comportamentais. Relatórios e orientações para os pais.
Todas são técnicas que professores e gestores podem se utilizar para promover a tão desejada aproximação entre pais e escolas.
Magdalena Barbera, Publicitária, Psicóloga Clínica e Escritora. Autora do livro “Conversando com os pais”.