Escola engaja família, alunos e equipe pedagógica com a Estante Mágica
O Centro Educacional Nascer de Novo registrou um super engajamento na sua rotina ao aplicar o projeto da Estante Mágica. Saiba mais sobre a parceria!
Com o objetivo de transformar a escola por meio da leitura, o coordenador do Centro Educacional Nascer de Novo, Paulo Pinheiro, apostou no projeto da Estante Mágica e teve um um grande retorno.
A escola de Nova Iguaçu transformou 105 crianças de educação infantil e ensino fundamental 1 em autoras do próprio livro, mobilizando toda a comunidade escolar.
Para o coordenador, o ganho foi, realmente, geral. Segundo ele, a equipe pedagógica esteve motivada com a proposta, os estudantes animados e os pais orgulhosos:
“Tivemos professores bem engajados e crianças muito entusiasmadas, tanto que nossa escola alcançou 100% das biografias escritas”, afirma.
As biografias, que são um texto em homenagem a cada pequeno escritor, são feitas pelos familiares, o que os envolve na iniciativa pedagógica.
A diretora da escola, Marilene do Nascimento, ficou orgulhosa, também, ao ver que a sua escola foi a pioneira na região a adotar o projeto.
“Fiquei muito encantada com o projeto, achei inovador e foi gratificante demais para a escola. Ver as crianças escrevendo e lendo seus próprios livros foi um grande evento”, afirma.
O impacto da Estante Mágica na escola foi tão significativo que Paulinho resolveu até mesmo pintar o muro da instituição em homenagem à parceria!
Quanto ao hábito de leitura, Paulo comenta que a escola busca sempre incentivá-lo, com atividades e projetos que, inclusive, envolvam a participação dos pais.
Dentre eles, os alunos participam da maleta viajante, onde se inserem num livro e criam um livro da turma.
Também desenvolvem o projeto “habilidades de vida”, que dá às crianças a oportunidade de levar para casa um boneco de estimação e, com auxílio dos pais, produzirem um texto relatando a experiência no fim de semana com o mascote.
Em relação ao projeto da Estante Mágica, o coordenador optou por tema livre, a fim de que cada aluno escrevesse o que estivesse sentindo.
Para ele, isso foi importante para deixar as crianças mais à vontade com a criação, o que resultou em narrativas bem interessantes:
“Houve uma história que emocionou bastante, da nossa aluna Rachel Isabelli, que fala a respeito de ser amigo do outro como ele é e respeitar as diferenças”, conta.
Paulo, que sentiu-se realizado com a transformação dos seus estudantes em autores mirins, afirma que a escola repetirá a aplicação do projeto neste novo ano letivo.
“Como coordenador, foi emocionante apresentar o evento de autógrafos. Chorei bastante ao ver pais chorando vendo seus filhos autografando seus livros. Foi lindo, fechamos o ano com chave de ouro!”, comemora.
A Estante Mágica está com inscrições abertas para 2019. Até hoje, o projeto já foi adotado por mais de 3 mil escolas, dando a chance de mais de 400 mil alunos publicarem o próprio livro.
Quer aplicar o projeto gratuito na sua escola? Clique abaixo e inscreva-se!