Escola emociona pais de alunos com projeto da Estante Mágica
Engajamento dos pais com o projeto literário resulta em mais de duzentos pequenos grandes autores e muitos relatos emocionantes da comunidade escolar para contar!
“Pais orgulhosos estampavam em seus rostos largos sorrisos em meio a olhos marejados. As crianças então… Ah, não há palavras para descrever o que vimos e sentimos”.
Essa foi a descrição de uma noite de autógrafos, feita por Juciane Bazzo, do Colégio Luterano Rui Barbosa.
Com 16 turmas e o total de 248 alunos, a coordenadora do colégio do Paraná apostou no projeto da Estante Mágica como uma forma alimentar o espírito de leitores nas crianças.
“Práticas pedagógicas relacionadas à leitura e à escrita são práticas comuns em nosso colégio, no entanto escrever um livro, sem dúvida, era a oportunidade de inovar”, afirma Juciane.
“Entendemos que a prática da leitura é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, porém mais importante é despertar o gosto por ela”.
O projeto, aplicado pela coordenadora da Educação Infantil e Fundamental I e intitulado Estrelas Literárias, é um dos meios de incentivo à leitura que a escola propõe.
Com diversas atividades literárias, como “Parada da Leitura”, “Sacola Viajante” e “Muro da Arte”, o Colégio Rui Barbosa procura sempre novas maneiras de inserir o hábito da leitura na rotina dos alunos.
“Além destas atividades, em vários lugares do colégio temos livros à disposição dos alunos para que possam ler em qualquer momento”, completa.
O engajamento dos pais
O Colégio Luterano Rui Barbosa tem uma relação excelente com os responsáveis pelos seus alunos.
A coordenadora afirma que, para a instituição, é muito importante essa união no desenvolvimento pedagógicos das crianças.
“Nossas famílias são participativas e engajadas com o colégio. Somos um colégio que incentiva a presença da família na vida escolar de seus filhos e acreditamos que uma educação eficiente só se dá quando existe esta parceria Escola/Família”, disse.
Com pais engajados e participativos nas atividades e aprendizagens propostos pela escola, o projeto da Estante Mágica foi mais uma oportunidade de unir crianças e adultos com a leitura.
Para Juciane, o projeto foi bem recebido pelas famílias: “Apesar de ser algo novo, as famílias acreditaram no projeto e nos apoiaram”.
No primeiro ano do projeto literário na escola, os pais foram responsáveis por escrever a biografia de cada escritor mirim e acompanharam todo o processo de criação literária dos filhos.
Para Daniele Amaral, mãe da aluna Luisa Paloma, o projeto foi gratificante e de um aprendizado riquíssimo:
“Todos os dias ela chegava em casa empolgada e queria contar uma parte da história que estava escrevendo. No início ela ainda não sabia ler e escrever, mas ela ia construindo a história, e quando vimos ela havia se apropriado da leitura e da escrita. Foi um projeto muito interessante e válido”, comenta.
Já para a Secretária da Educação Marilei Lerner, mãe do Leonardo, a experiência foi ainda mais surpreendente.
“Foi uma surpresa pra nós, pois o Léo foi incluso na atividade por vontade da professora auxiliar, já que ele é aluno com Síndrome de Down”, relata.
Sobre ajudá-lo em casa com o processo da pesquisa e escrita, ela relembra:
“Ele nem me deixava esquecer. Vinha da escola com o rascunho e dizia que era pra eu ajudar, mas sempre dizia também que já sabia fazer. Foi tudo muito bacana! Foi uma das tarefas que ele mais sentia vontade de fazer.”
E quanto ao próprio estudante, Marilei aponta como o projeto literário foi transformador.
“O Léo se sentiu o máximo, estava todo empoderado. Queria até fazer uma noite de autógrafo em casa com os livros que comprei para ele presentear algumas pessoas. Percebi que ele se sentiu mesmo uma estrela”, disse.
Você também quer aproximar os pais da vida escolar dos seus alunos de forma emocionante?
O projeto da Estante Mágica é gratuito e já tem vagas para 2019! Clique abaixo e inscreva a sua escola:
Cleonice Klotz
17/dezembro/2018 @ 14:57
Poderia publicar aqui a participação da nossa escola.
Victoria Fernandes
27/junho/2019 @ 15:48
Oiii, Cleonice!
Que tal contar para a gente como foi a experiência de transformar alunos em grandes autores? 💙✨
Compartilhe com a gente através do nosso site, basta clicar aqui.
íamos amar 🤗