Educação socioemocional: como a escrita promove essa aprendizagem
Sabemos que as habilidades socioemocionais fazem grande diferença na formação dos alunos. E como podemos promover essa educação socioemocional? A escrita é um grande caminho!
Uma abordagem de aprendizado socioemocional baseada na escrita pode vir por meio da criação de narrativas e resultar em diários, poemas e até mesmo livros.
Com isso, as crianças irão desenvolver habilidades como senso crítico e empatia, que são estimuladas durante a produção literária.
Usando a escrita como estratégia para promover a educação socioemocional, os professores podem:
• Destacar uma habilidade socioemocional por semana
Focar a cada semana em uma habilidade específica dará às crianças tempo para entendê-la.
O professor pode começar com atividades de escrita que trabalhem com a autoconsciência cobrindo forças, desafios, construindo confiança e entendendo sentimentos.
Para o autogerenciamento, inclua tópicos como planejamento, autocontrole, organização e gerenciamento de emoções.
A consciência social destaca habilidades que envolvem expectativas sociais, sugestões sociais e empatia. Para relacionamentos sociais, o docente pode discutir amizades, como se comunicar de forma eficaz e trabalhar com os outros.
Finalmente, para a tomada de decisões, peça para os alunos escreverem sobre responsabilidade, relação com os colegas e solução de problemas.
• Estimular a escrita independente
Dê alguns minutos para os alunos escreverem sozinho, sem nenhum acompanhamento.
Isso permite que eles parem e pensem sobre a questão, apresentando seus próprios pensamentos e respostas individuais.
Melhor de tudo: com um diário, por exemplo, o professor tem um registro escrito de todas as habilidades que as crianças estão aprendendo e escrevendo.
• Pedir aos alunos que elaborem um diário
Que tal cada aluno criar seu próprio diário? Elabore um caderno base para as crianças com tópicos e questões a serem sempre respondidas, mas também com um espaço livre para elas se expressarem.
Use e abuse de cores e figurinhas que podem deixar a escrita mais divertida.
Além disso, use o diário em conjunto com o trabalho semanal das habilidades socioemocionais para que cada criança consigo se expressar nesse “espaço seguro” e entender as razões que despertam determinadas emoções.
• Incorporar discussões de colegas e de classe
Incentive por alguns minutos que os colegas de classe falem ou discutam um tópico e depois cheguem a um consenso como uma turma toda.
Isso dá às crianças a chance de aprendizado compartilhado de seus colegas e ao trabalho em equipe.
Escrevendo um texto em conjunto, os alunos poderão perceber como cada um se sente e se comporta, sabendo se posicionar de forma empática, aprendendo a respeitar o colega.
• Praticar habilidades de resolução de problemas
Se os alunos tiverem um problema ou desafio a superar, evite resolvê-lo imediatamente.
Incentive as crianças a pensarem sobre como poderiam resolver o problema em 10 minutos – os alunos podem obter sua ajuda, mas precisam pensar no problema individualmente por, pelo menos, 10 minutinhos.
Muitas vezes, as crianças vão descobrir uma solução por conta própria ou com um amigo durante esse tempo. A paciência e a comunicação serão habilidades fortalecidas através dessa situação.
• Utilizar a tecnologia para novas formas de comunicação
Sabemos da importância de ensinar o bom uso da tecnologia e usar essa conscientização em prol da educação socioemocional é uma ótima ação.
Já pensou se os alunos se dedicassem a criar uma história a partir de mensagens virtuais ou textos visuais? Ou criar e incluir seus textos em quadrinhos pré-determinados? Ou, ainda, transformar seus projetos literários em e-books?
Usar a imaginação na escrita através daquilo que também atrai a atenção dos pequenos pode ser uma excelente oportunidade para a sala de aula.
Todas as sugestões são maneiras de abordar atividades de escrita que, de alguma forma, inspiram as crianças e as fazem entender e desenvolver as habilidades socioemocionais.
Vale lembrar que, com a BNCC, elas são um dos centros da atenção da nova reforma curricular educacional no Brasil.
E você? Tem usado a escrita para educar emocionalmente seus alunos?