Educação na zona rural: como aplicar a Estante Mágica neste contexto?
A educação na zona rural pode enfrentar diversos desafios. Podemos citar como exemplo: grandes distâncias, chuva e acesso à internet. Por isso, merece um certo cuidado quando pensamos em iniciativas para suprir as necessidades dos alunos da região.
A Escola Municipal Antenor Elias de Matos procura manter os responsáveis engajados para ajudar nesses desafios. Por isso, a experiência com a Estante Mágica agregou – e muito! – para a comunidade escolar. Continue lendo para saber mais!
Dificuldades da educação na zona rural
Como citado anteriormente, a educação na zona rural pode ser rodeada de desafios. Isso porque em regiões afastadas no interior, a logística e o acesso a recursos pode acabar sendo limitado.
Conversamos com Eliane Machado, diretora da Escola Municipal Antenor Elias de Matos, para entender um pouco mais sobre essa questão.
Falamos sobre os maiores empecilhos, o engajamento da comunidade escolar e a transformação gerada pela Estante Mágica.
Eliane conta que um dos principais desafios enfrentados pelos alunos e professores da escola é, sem dúvida, a distância. Em Piratini, Rio Grande do Sul, a maioria deles viaja, diariamente, pelo menos 2 horas para ir à escola e 2 horas para retornar.
Então, para chegar à escola às 9 horas em ponto, precisam sair de casa, no máximo, às 7 horas da manhã.
Por isso, a escola oferece um ensino de tempo integral, onde as crianças chegam pela manhã e são liberadas durante a tarde. A instituição oferece as refeições para que não precisem se preocupar com alimentação durante esse período.
Para Eliane, em dias chuvosos, a situação fica ainda mais complicada. Isso porque as estradas do município são de chão, sem asfalto, e, com a água, não ficam em condições seguras de transporte.
Dessa forma, os períodos de chuva intensa são muito complicados para manter a educação na zona rural, visto que o deslocamento fica impossibilitado. Eliane diz que muitos alunos não conseguem cruzar a distância até a escola e ficam em casa.
E, quando isso acontece, as aulas são dadas de maneira online. Entretanto, nem todos os alunos têm condições para assisti-las, já que não possuem sinal de internet forte o suficiente.
A diretora assegura:
“Sem dúvida, não ter aula em dias chuvosos é o maior problema. Então, se as crianças não conseguem chegar à escola, a escola precisa chegar às crianças.”
Logo, a escola precisa da parceria dos responsáveis para manter as crianças engajadas e motivadas a estudarem em casa.
Leia também: Alunos com dificuldades de aprendizagem: como incentivá-los em casa?
Incentivando os alunos
Para suprir as dificuldades dos alunos e estabelecer uma boa educação na zona rural, Eliane aplicou a Estante Mágica em sua escola.
Ela conta que buscava incentivar a escrita e a leitura para seus alunos, que tinham tido dificuldades de aprendizado durante o período de pandemia.
Por isso, a iniciativa de colocar sua própria história no papel serviu como atividade pedagógica da disciplina PPA – Projeto Pedagógico com os Alunos.
E o sucesso do projeto se deu pela motivação deles de botarem a criatividade para funcionar e criarem seu próprio livro. Por isso, a escola aplicou nas turmas de Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Como ficaram livres para escolher escrever sobre o tema que quisessem, muitos deles abordaram elementos de sua vida pessoal.
A diretora conta que alguns representaram suas famílias, suas rotinas, gostos pessoais e histórias de vida. Para ela, foi muito lindo ver toda a evolução durante o processo.
Eliane diz:
“No dia do Evento de Autógrafos, podemos perceber que o livro era a cara do aluno. O aluno que vivia no rodeio, fez sobre o rodeio. Aquele que ajudava o pai na lavoura, fez sobre tratores. Aquele que tinha vários cachorros em casa, contou a história dos cachorros.”
Ao todo, mais de 130 alunos participaram e se tornaram protagonistas de sua própria jornada.
Leia também: Leitura e artes: como criar o próprio livro estimulou o lado artístico de uma criança
Engajamento dos responsáveis
Além disso, outro fator essencial para o sucesso da Estante Mágica na educação na zona rural foi o engajamento dos responsáveis.
Eliane conta que a comunidade escolar da Escola Municipal Antenor Elias de Matos é muito participativa e as famílias se envolvem diretamente com a rotina escolar das crianças.
Então, os responsáveis incentivam e ajudam seus filhos a superarem desafios. Por exemplo: em épocas de chuvas, a instituição conta muito com a colaboração das famílias.
Isso porque os alunos permanecem em casa, já que ficam impossibilitados de fazerem o percurso até a escola.
E, aqueles que não conseguem assistir às aulas por conta do sinal de internet não ficam com seu aprendizado prejudicado. Pois seus responsáveis entram em contato com os professores e explicam as dúvidas dos filhos, servindo como mediadores.
Os professores respondem por meio de áudios e vídeos, facilitando a compreensão e aproximando a comunicação dos responsáveis e das crianças.
Com essa porta aberta para a comunicação eficaz, o ensino à distância se torna um desafio um pouco menor para toda a comunidade escolar. Embora ainda enfrentem empecilhos, se esforçam para que não atrapalhem sua jornada.
Por isso, os responsáveis incentivam constantemente as crianças a escreverem suas histórias e ficaram muito emocionados quando viram o trabalho finalizado em suas mãos.
Afinal, não tem como não se emocionar vendo um livro com a história e a personalidade do seu filho, né? 😍
Eliane termina:
“Alguns professores guardaram os livros como surpresa para as famílias, então vários responsáveis ficaram surpresos e muito contentes no Evento de Autógrafos.“
Leia também: Pais na escola: 5 dicas para aumentar o engajamento dos responsáveis
Conclusão
A experiência dos alunos com a Estante Mágica pode ser transformadora em suas vidas. Porque, ao dar asas à sua imaginação e garantir a sua jornada de protagonismo, despertamos sua paixão pela leitura e pela escrita.
Eliane diz que, se pudesse definir toda a experiência em uma única palavra, seria “encantadora“.
Podemos ajudar no aprendizado dos pequenos, principalmente em iniciativas de educação na zona rural. Imagine o quão poderoso pode ser para uma criança ver sua realidade mudar por conta de livros e história inventadas!
Por isso, que tal dar uma chance à imaginação dos seus alunos e aplicar na sua escola? Faça o teste e veja a magia acontecer!
Para inscrever a sua escola na Estante, é muito fácil! Basta clicar aqui. Vem com a gente transformar a vida das suas crianças! ✨