Educação inclusiva: conheça a história de uma aluna PcD que escreveu o próprio livro!
Há diversas formas de promover uma educação inclusiva. Uma delas é dar a oportunidade de pessoas com deficiência contarem – e publicarem – a própria história. Foi o caso da pequena Valéria, de 5 anos. Conheça esse caso de superação emocionante!
Inclusão escolar, uma necessidade para uma sociedade mais diversa
Garantir que todas as pessoas com deficiência sejam devidamente incluídas no ambiente escolar é um dever das instituições de ensino.
Segundo a legislação sobre educação inclusiva, os artigos 205 e 206 da Constituição Federal de 1988 afirmam que a educação é um direito de todos, devendo-se garantir “a igualdade de condições de acesso e permanência na escola”.
Essa orientação é ainda mais importante considerando que hoje existem mais de 18 milhões de pessoas com deficiência no Brasil.
Mas para a professora de português e mediadora Simone Eich os desafios para colocar a educação inclusiva em prática são diversos.
Eles vão desde a infraestrutura até a integração entre mediadores e professores sem especialização em educação inclusiva:
“Ainda tem muita coisa que precisa melhorar. É como se o trabalho de um professor do AEE (atendimento educacional especializado) fosse um trabalho e o de um professor do ensino regular fosse outro. Então, há maior necessidade de trabalhar junto”, explicou.
A educadora ainda destacou a questão socioeconômica, que inviabiliza o atendimento de fonoaudiólogos e psicólogos, fundamentais ao acompanhamento de uma criança com deficiência.
Mas algumas iniciativas ajudam a solucionar desafios como os citados acima.
Foi o caso da Estante Mágica, que apareceu inicialmente como uma missão para a Simone – porém, depois, mostrou-se uma aliada no processo de inclusão.
Além do Atendimento Educacional Especializado: um suporte mágico
Este ano, Simone recebeu uma tarefa desafiadora: ajudar a pequena Valéria, de 5 anos e com paralisia cerebral, a criar seu próprio livro.
No CEMEI Emília Silva Leal, que está realizando a aplicação da Estante Mágica, 73 crianças começaram o processo criativo.
E aí a professora de Valéria pediu um suporte à Simone para ajudá-la a criar sua própria obra literária.
Por conta da paralisia, que afetou o lado direito do corpo da pequena, ela apresenta mobilidade reduzida e dificuldade na fala.
Mas isso não foi impeditivo para ela ser protagonista da própria história.
Simone aceitou a missão e fez um trabalho excelente, atuando como escriba da autora:
“No começo fiquei “Meu Deus, como vou fazer isso?”. Mas depois que comecei a desenvolver as atividades com ela foi uma surpresa pra mim. Ela se viu dentro da história, então conseguiu se expressar”, disse.
O tema do livro foi “Família”, um dos projetos temáticos da Estante Mágica.
Tema este que estimulou muito a pequena, que falou sobre a irmã, a avó, o cachorro… todos que fazem parte do seu dia a dia.
A história também foi construída com desenhos, corte e colagem e massa de modelar. Tudo bastante personalizado, uma espécie de autobiografia.
O resultado será visto num evento de autógrafos, em dezembro. Mas antes mesmo da grande conclusão a professora já aprovou a iniciativa.
De tão encantada com a experiência, pretende já levar para a outra escola onde atua:
“É uma novidade, a primeira vez que participo de uma iniciativa assim. Mostra para a criança o quanto ela é capaz”, afirmou.
Empoderamento: a sensação de se tornar uma estrela literária
O engajamento dos alunos durante a criação dos livros veio com bastante empoderamento.
As histórias de cada autor foram lidas em sala de aula, dando protagonismo para cada estrela literária.
Todos os dias, a professora escolhia uma obra para compartilhar.
E quando a pequena Valéria ouviu sua história sendo lida para os coleguinhas de turma, ficou encantada:
“A gente via o olhar dela de expectativa e felicidade, pois ela estava participando com toda a turma”, contou Simone.
Segundo a professora, os alunos ficaram em silêncio absoluto, encantados com o que estavam escutando.
Isso, aliás, reflete o carinho que os colegas têm pela pequena no dia a dia. Afinal, ela é muito amada pela turma, de acordo com Simone.
O orgulho dos familiares
O pai e a mãe da Valéria estiveram presentes durante toda a experiência literária.
Simone contou que o contato com os familiares era frequente: ela compartilhava cada avanço da iniciativa e contou com eles para a biografia da autora, por exemplo.
Essa parceria entre família e escola foi fundamental para a conquista.
E como os responsáveis se sentiram com essa vitória da sua pequena? A mãe, Darlene Cavalcante, conta:
“A sensação é de felicidade, gratidão. Ela conseguiu fazer o próprio livro com a ajuda da família, da professora e da comunidade escolar. Saber do desenvolvimento dela é muito bom!”.
Dicas para educadores que querem ser mais inclusivos
Você ficou inspirada (o) na história da professora Simone e também quer aplicar a Estante Mágica com seus alunos PcD, fortalecendo uma educação inclusiva?
Como dica, a educadora recomenda que, antes de tudo, você se informe bem sobre o que é a Estante Mágica. Como funciona, o objetivo…
E também busque inspirações para acreditar que é possível realizar essa conquista:
“Eu vi a palestra de uma professora que trabalha com inclusão e quando vi o trabalho dela, o impacto que teve na vida das crianças… foi o que me motivou. Se eu fosse falar algo para outros educadores eu diria que é possível e vale a pena”, afirmou.
De acordo com a educadora, um dos maiores benefícios pedagógicos da experiência literária é a motivação para os alunos:
“Com a Estante Mágica, os estudantes veem seus próprios livros e veem sentido no que fizeram. Não é só mais aquele texto “morto” que o professor corrige só para nota e pronto. É uma forma de estimular os alunos a gostarem de escrever”, opinou.
Também tem uma história inspiradora com a Estante Mágica? Compartilhe!
Como diz o lema da Estante Mágica, #CadaHistóriaConta.
São mais de 2 milhões de histórias de pequenos grandes autores Brasil afora. E, certamente, cada uma tem sua particularidade encantadora.
Então, que tal compartilhar sua história com a Estante Mágica? Além de incentivar milhares de pessoas, você também ganhará visibilidade aqui em nosso blog.
Envie já seu depoimento mágico! Para isso, clique neste link se você é educador (a) ou clique neste outro link se você é responsável por uma estrela literária.
Esperamos que seu caso de sucesso vire uma matéria especial como essa. 💙