Dificuldade de aprendizagem: saiba como lidar!
Sabe aquele bloqueio que o aluno tem para se concentrar na aula? Ou a baixa motivação para as atividades? Pois bem: ambos podem ser sinais de que seu aluno tem dificuldade de aprendizagem. Esse é um problema sério e desafiante, portanto os educadores devem ficar bem atentos a formas de combatê-lo. Vamos entender o que é e como tratar essa questão em sala de aula?
A dificuldade de aprendizagem é um distúrbio que está interligado a alguns déficits que incidem sobre a capacidade pedagógica da criança. Em geral, os alunos com essa resistência não são tão diferentes dos outros. Eles apenas mostram, através de pequenos gestos e comportamentos, uma curva de aprendizado um pouco maior do que a média. Isso não anula de forma alguma seus pontos fortes, mas estes estudantes podem enfrentar desafios como:
•Dificuldade em manter a atenção diante das distrações;
•Dificuldade com tarefas envolvendo raciocínio abstrato;
•Baixa motivação para tarefas acadêmicas (especialmente se não receberem assistência especial em áreas de dificuldade);
•Baixa capacidade motora;
•Baixas habilidades sociais;
•Memória curta;
•Dificuldade em seguir as instruções;
•Incapacidade de discriminar letras, números ou sons;
•Baixa capacidade de leitura e/ou escrita;
•Problemas de coordenação;
•Dificuldades com sequenciação;
•Desorganização e outras dificuldades sensoriais.
Como professor(a), proporcionar a melhor ajuda às crianças com esse tipo de perfil pode ser um desafio, particularmente no ensino geral, onde há aprendizes heterogêneos. Por isso, é extremamente importante que a escola tenha um preparo de acompanhamento pedagógico para este caso. Que tal estruturar alguns passos a seguir em determinadas situações?
Para saber o que fazer com os alunos que apresentam essas dificuldades de aprendizagem, é importante saber diagnosticar corretamente. Então:
• Avalie seus alunos com diferentes profissionais: pedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos, por exemplo;
• Estruture testes eficazes com toda a equipe para avaliar a criança;
• Após avaliar o rendimento escolar e cada dificuldade, adapte as aulas, conteúdos e atividades às necessidades do aluno. Faça um acompanhamento sobre como a criança corresponde aos novos métodos;
Com estes três passos, fica mais fácil organizar uma orientação pedagógica mais eficaz para a escola e os alunos, criando uma experiência de aprendizagem positiva em toda a parte.
Lembrando que dificuldade de aprendizagem é diferente de transtorno de aprendizagem. Transtorno está relacionado a um problema neurológico, enquanto a dificuldade é mais ligada a fatores sociais e emocionais.
As estratégias de instrução para estudantes com dificuldade de aprendizagem devem ser adaptadas às forças e fraquezas específicas de cada aluno. Por isso, pense cuidadosamente sobre cada atividade e adapte às características da criança.
E, para começar a planejar todo o sistema pedagógica, nada melhor que apostar em estratégias certeiras e que beneficiam muitos desses alunos. Confira algumas propostas! ?
Use múltiplas modalidades para apresentar informações
Como alunos com essa característica têm problemas para aprender através de uma modalidade particular (por exemplo, através da visão ou da audição), seja flexível na abordagem de um conteúdo.
Ao ensiná-los a ler e soletrar uma palavra em particular, por exemplo, escreva a palavra, diga suas letras em voz alta e peça para que eles procurem escrever a palavra ao repetirem suas letras. Uma opção também é usar um gravador. Em vez de fornecer ao seu aluno um folheto escrito, o uso de um gravador é uma forma eficaz de traduzir instruções.
Para melhorar as habilidades de leitura da criança, você também pode fornecer uma planilha escrita. Através do gravador, o aluno irá ouvir as palavras da planilha, reconhecendo-as ao mesmo tempo.
Minimize distrações
Pessoas com dificuldade de aprendizagem são facilmente sujeitas às distrações. Portanto, minimizar a presença de outros estímulos que possam competir por sua atenção é uma das chaves para deixar o aluno mais concentrado.
Quer um exemplo? Feche as janelas da sala de aula. O barulho da rua, do pátio ou uma simples borboleta passando podem ser atrativos maiores para a criança no momento. Peça também para os alunos que mantenham suas mesas livres de objetos e materiais que não precisam para as tarefas em que estão trabalhando.
Ensine métodos de estudo e estratégias de aprendizagem
Essa turma se beneficia ao ter acesso a estratégias específicas para realizar tarefas e lembrar-se dos assuntos da sala de aula.
Para isso, ensine técnicas concretas para anotações e organizar tarefas domésticas. Ao ler uma história ou uma passagem de um livro, pergunte sobre. Use canetas coloridas para dar destaque a palavras ou frases. Truques de memória, para ajudá-los a lembrar de fatos particulares, também são ótimos métodos para lembrar de um assunto particular.
Destaque informações importantes
Se o aluno estiver completando exercícios em uma pasta de trabalho ou lendo um livro didático, uma dica útil é marcar as informações essenciais com cores, adesivos ou canetas bem coloridas. Os livros tendem a conter muitas informações e jargões técnicos que podem ser confusos para o leitor.
Ao destacar as seções mais importantes, o aluno pode visitá-las automaticamente sem ser levado para aqueles que não são relevantes. Escrever palavras-chave também ajuda. Desta forma, o aluno aprende a associar discurso com palavras, incentivando, por exemplo, uma transição suave para quando eles começam a ler.
Planeje rotinas diárias
Para crianças com dificuldade de aprendizagem, incorporar uma rotina diária em suas vidas também é extremamente benéfica. Ordem e estrutura são importantes para elas se concentrarem e aprenderem de forma eficaz.
Faça uma rotina semanal no seu diário e fique com ela todas as semanas ao longo do prazo. Seus alunos se acostumarão à estrutura e se sentirão mais à vontade.
Para tornar o trabalho ainda mais eficaz, analise os erros dos alunos como sinais. Por exemplo: um aluno pode resolver um problema de subtração desta forma: 85-29 = 64.
Este aluno pode aplicar uma regra inadequada – sempre subtrair o número menor do maior. Ou um aluno que lê a frase “eu dirigi o carro” como “eu dirigi o gato” pode estar tendo dificuldade em usar pistas de contexto para decifrar o significado.
Por isso, não deixe de fornecer ajuda no estudo. Os alunos com esse tipo de dificuldade geralmente estudam mais eficazmente quando têm alguém para orientar seus esforços.
Sendo assim, o professor pode fornecer guias de estudo ou gráficos que ajudem o estudante a identificar e conectar conceitos importantes.
Tais estratégias são úteis não só para estudantes com dificuldade de aprendizagem, mas também para estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Como sua escola se prepara para ajudar alunos com transtornos de aprendizagem? Compartilhe conosco 🙂
Abraços mágicos!
Monica Reis
13/março/2018 @ 07:31
Olá bom dia!
Gostaria que um representante da estante mágica entrasse em contato comigo para agendarmos uma visita a minha escola , para orientações sobre o projeto construção de um livro com dia de autógrafos , já coloquei esse projeto no nosso planejamento anual necessitando assim da presença de vocês!
Certa de sua atenção!
21 970193882 / 41060101( seg, quarta, sex)