Dia Mundial da Educação: 8 livros para quem ama o tema!
Hoje, 28 de abril, é o Dia Mundial da Educação e nada melhor do que comemorar a data com ótimas dicas de leitura! Por isso, nós preparamos uma lista de obras inspiradoras para aumentar ainda mais sua paixão por educação. Confira 😉
1. O valor do Professor – Gabriel Perissé
Neste livro, o autor busca relembrar a todos como a figura do professor é extremamente valiosa para o desenvolvimento dos alunos. É um reforço do respeito pela profissão, tanto pelos pais e estudantes, como pelos próprios educadores que estão desiludidos com o cenário atual.
Além disso, Perissé traz as mais belas ideias sobre educação, os mais sinceros e comoventes elogios ao papel do ensino no desenvolvimento de um país.
Os sonhos mais generosos em que a escola aparece como espaço de verdadeiro aprendizado e crescimento humano não resolvem o problema da educação se as professoras e os professores não forem e não se sentirem valorizados.
Esta obra, por meio de um rico diálogo, oferece argumentos mais que convincentes para a valorização desses profissionais, que ocupam lugar incomparável na vida de cada um de nós e na estrutura social.
“A valorização da função docente é tarefa fundamental. Sempre foi. Tarefa inadiável e renovável”, afirma Perissé.
Uma boa forma de começar a semana, não é?
2. Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire
Considerado referência na pedagogia brasileira, Freire traz neste livro os parâmetros educativos que demonstram ao professor onde e como melhorar suas ações, trazendo benefícios no desempenho dos seus alunos.
É um norteador para professores, com a intenção de ajudá-los a compreender como devem repassar o conhecimento aos estudantes. Uma reflexão sobre como é possível que o corpo docente melhore sua ação na sala de aula e ter retornos fantásticos dos aprendizes.
Na obra, o autor se utilizou de conceitos como ética, autonomia, curiosidade e capacidade crítica para abordar o tema, partindo dos princípios de que não há docência sem estudantes. Ele mostra que ensinar não é apenas transferir conhecimento, e sim uma especificidade humana.
3. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário – Delia Lerner
Para aqueles professores que querem desenvolver projetos na área de Língua Portuguesa, como publicação de livros de contos, enciclopédias e revistas eletrônicas, este é o livro a se recorrer.
A autora traz referências teóricas e metodológicas e propõe projetos como uma modalidade que articula propósitos didáticos e comunicativos em torno de um produto final com o objetivo de que a leitura e a escrita adquiram sentido.
Nessa obra, o leitor tem acesso a orientações didáticas e a exemplos de boas propostas na perspectiva das práticas sociais como conteúdos curriculares. Uma ótima ferramenta para inspiração! Que tal aliar com as dicas de atividades literárias para a sala de aula? Uma dica que combina bem com o Dia Mundial do Livro!
4. Por que fazemos o que fazemos? – Mario Sergio Cortella
Sabe quando você precisar ser relembrado do porquê faz o que faz? Esta é a leitura que todo mundo deve ter na cabeceira, para ler sempre que tiver um questionamento sobre a profissão e seus rumos.
O filósofo e escritor fala sobre as principais preocupações da rotina profissional, os princípios, os valores, os tempos difíceis e como relembrar as gratificações, a lealdade e o amor pelo trabalho.
É um respiro para dar impulso a novos olhares e desvendar os reais motivos pelos quais se escolheu tal carreira.
5. Eu sou Malala – Malala Yousafzai e Christina Lamb
A biografia da garota que viveu o regime Talibã e lutou para conseguir o direito de estudar. Nela, conta-se a história da sua cultura restritiva e sua busca pelo ensino, algo que lhe era proibido, tanto que a levou ser alvo pelo regime.
Esse livro contribui para que os professores conheçam e pensem sobre as diferentes perspectivas sobre o direito à educação e falem sobre outras culturas, apresentando uma realidade diferente aos alunos.
É um ótimo exemplo para se abordar em sala de aula sobre a valorização do ensino no Dia Mundial do Livro. Para os professores que atuam com crianças, há uma versão voltada para o público infantil: Malala, a menina que queria ir para a escola – com uma linguagem mais simples e lúdica.
6. Gramática da Fantasia – Gianni Rodari
Desenvolvido pelas experiências didáticas do próprio autor, o livro mostra que a criatividade no processo de ensino contribui para a aprendizagem prática e desenvolvimento do aluno.
Ou seja, este título é uma ótima ferramenta para os docentes que querem se aperfeiçoar em métodos para aliar atividades artísticas com valiosas aprendizagens com a classe.
O autor ainda traz exercícios e atividades aplicadas no ensino infantil, que também podem ser abordadas em outras séries, instigando alunos a usarem sua criatividade para aprender.
Não é um livro focado na didática em si, mas em como utilizar histórias e narrativas para exercitar a mente e oferecer instrumentos para que a criança pense fora da caixa. Mais uma boa dica para o Dia Mundial do Livro!
7. A arte do ensinar – Rubem Alves
Tão inspirador quanto os livros anteriores, este oferece um material feito para lembrar o professor que, para ensinar, ele também deve aprender.
É manter-se atualizado, aberto a opções, focado no desenvolvimento de cada aluno, enquanto desenvolve a si mesmo como profissional.
É saber evoluir junto com os alunos e estar preparado para novos desafios com o tempo, como novos métodos de aprendizagem e tecnologias na sala de aula. Tudo em prol de bons resultados para o ensino. Ou seja, um processo evolutivo do professor e seus alunos.
8. 365 dias extraordinários – R. J. Palacio
Autora de Extraordinário, livro que inspirou filme de mesmo nome e diversos debates sobre bullying nas escolas, Palacio traz nesta obra o enfoque ao professor Browne e o estímulo a criar um compilado de preceitos positivos para o cotidiano.
Este pode ser outro livro de cabeceira, para deixar na mesa da sala de aula ou até mesmo no cantinho da leitura, para compartilhar com os alunos!
É um título de pura inspiração, ótimo para trazer positivos e reflexivos olhares sobre a relação professor-aluno e como a escola pode oferecer diversos ensinamentos.
Que tal? Vamos aproveitar o Dia Mundial da Educação para nutrir ainda mais nossa paixão pela leitura? :))
Bernadete Valadares
23/abril/2018 @ 19:36
Amei essa seleção; alguns eu já li; outros não. Com certeza a leitura desses livros enriquecerá a carreira docente. O professor anda muito atarefado e sem tempo para se atualizar! Muito oportuno esse assunto e igualmente útil. Eu adoro sugestões de leitura!
parabéns, pela iniciativa. A educação agradece!
Glauce Maia Lemos Glauce.
23/abril/2018 @ 18:41
Os assuntos são bem atraentes