Dia do trabalho na educação infantil, uma conversa sobre profissões!
O feriado do dia 1º de maio é uma excelente oportunidade para apresentar aos alunos diversas profissões. E você procura ideias para falar sobre o dia do trabalho na educação infantil? Então leia este artigo 😉
A ideia é que as crianças aprendam sobre os trabalhos, suas funções e contribuições para a sociedade. E para isso, nada melhor que atraí-los com atividades lúdicas e criativas, que estimulem e engajem os alunos com o conhecimento.
Primeiramente, explique o significado do Dia do Trabalho para as crianças. Elas sabem por que hoje não teve aula? Entendem o porquê desse feriado? A introdução da aula pode ser feita com cartazes bem coloridos, figuras, personagens, uma narração em quadrinhos ou vídeos animados.
Em seguida, apresente algumas profissões, onde trabalham, que tipo de trabalho é feito lá e que tipo de equipamento ou ferramentas os empregados usam para realizar seu trabalho.
Pergunte às crianças se elas sabem as profissões dos seus pais, tios, avós e outras pessoas da família. Isso ajuda o aluno a visualizar e se aproximar melhor da ideia de empregos e suas características.
Além disso, é legal também explicar aos estudantes como diferentes empresas fornecem serviços ou produtos para as pessoas em sua comunidade, estado, país ou até mesmo o mundo inteiro!
Diga que existe alguma empresa ou negócio que faz tudo o que ele (a) tem – roupas, giz de cera, adesivos, brinquedos, mochilas e etc.
Depois de apresentar todo esse conteúdo, proponha atividades que consigam atender as necessidades de se celebrar o Dia do Trabalho na educação infantil. Confira algumas sugestões bem interessantes para se trabalhar na sala de aula! ;D
Um livro de Carreiras
Incentive as crianças a fazerem um “livro de carreira”, descrevendo os diferentes trabalhos que elas aprenderam, e os que elas podem querer fazer algum dia.
Como fazer:
Peça ao estudante para criar uma lista de cargos e carreiras que ele conhece. Exemplos podem incluir: médico, bombeiro, ator, veterinário, chef, artista, trabalhador da construção civil e piloto.
Em seguida, hora da ilustração! Instrua a criança a desenhar uma imagem da profissão em um lado do papel e escrever o nome no lado oposto. Por exemplo, ela pode desenhar uma mulher em um jaleco com um cachorro ou gato e, em seguida, escrever “Veterinária” no lado oposto (o professor deve ajudar com questões de ortografia).
Uma vez que o aluno tenha terminado de ilustrar todas as carreiras em sua lista (pode ser um projeto em andamento por alguns dias), coloque as páginas uma dentro da outra para criar um livro. E voilà!
A criança construiu um portfólio dos muitos empregos que existem no mundo e também pratica algumas habilidades de arte e escrita! Uma ótima pedida para comemorar de forma valiosa o Dia do Trabalho na educação infantil. 🙂
Carreiras de A a Z
A intenção é que o estudante aprenda um alfabeto inteiro com nomes de profissões diferentes, enquanto ela completa esse quebra-cabeças para celebrar o Dia do Trabalho! Ela começará criando um gráfico de alfabeto em uma folha de papel.
Então, ela vai descobrir um trabalho que começa com cada letra do alfabeto. Finalmente, ela desenhará alguns dos profissionais de ferramentas que trabalham nesses campos, que usariam durante o trabalho.
No final desta atividade, ela terá uma ampla gama de trabalhos diferentes que ela pode considerar fazer no futuro.
Como fazer:
Ajude o aluno a desenhar um gráfico com uma linha por letra no alfabeto (13 linhas divididas ao meio, espaço para 26 letras). Depois, peça que ele escreva cada letra em um espaço diferente no gráfico.
Incentive-o a criar uma lista de profissões em papel de rascunho, uma para cada letra do alfabeto (por exemplo, “A” = Astronauta, “M” = Médico). Quando a criança tiver completado a lista, peça-lhe que escreva primeiro os nomes das diferentes profissões no gráfico a lápis e, em seguida, incentive-a a traçar sobre eles um marcador.
Uma vez que ela tenha acabado de escrever todas as profissões, veja se ela pode encontrar algumas das diferentes ferramentas que esses profissionais usam durante os dias de trabalho. Por fim, peça que desenhe as ferramentas na parte de trás do papel. Tá aí: dia do trabalho na educação infantil 😉
Inspiração em colagens
Uma das ideias para celebrar o Dia do Trabalho na educação infantil é incentivar a criança a começar a pensar em profissões sobre os quais gostaria de aprender mais e que possa considerar em sua futura carreira.
Usando catálogos, revistas e folhetos, ela criará uma colagem de trabalhos que gostaria de pesquisar. Essa colagem servirá de capa para um ensaio sobre essas possíveis opções de trabalho.
Como fazer:
Procure catálogos, revistas e folhetos com o aluno, discutindo diferentes ocupações e responsabilidades de cada trabalho. Fale sobre uma variedade de empregos.
Algumas profissões ajudam pessoas e animais, enquanto outras são para entretenimento, ou ajudam a construir ou consertar coisas. Há também empregos para investidores e outros para inventores. Qual dessas opções de carreira em potencial interessa mais ao seu aluno?
Instrua a criança a recortar imagens associadas às profissões que mais lhe interessam. Incentive-a a colar as imagens que ela coletou em uma folha de papel de construção como uma colagem para ser usada na capa de um ensaio.
Em uma folha de papel separada, peça a ela para debater ideias sobre por que essas profissões a interessam. Quais são as responsabilidades desses trabalhadores? Por que seus trabalhos seriam cumpridos? Por que ela seria boa nesses trabalhos e o que seria necessário para aprender como fazer esses trabalhos?
Para alunos mais velhos, peça para escrever um ensaio baseado na sua pesquisa. Se eles preferirem, podem começar com um esboço para organizar as ideias para a redação antes de começar a escrever.
Todas essa atividades podem ser completadas com inspirações do universo infanto-juvenil das animações e livros. Pense em personagens de filmes, desenhos e histórias clássicas que podem ajudar os estudantes a visualizarem melhor as profissões e suas execuções.
A ideia é usar o Dia do Trabalho como gancho na educação infantil para desenvolver atividades dinâmicas, estimulando habilidades da alfabetização, cognitivas, emocionais e criativas dos pequenos.
Vamos nessa?! E você, como fala sobre esse dia em sala de aula? 😀
Bernadete Valadares
01/maio/2018 @ 17:59
Muito bom!
Sugestões úteis e criativas que, com certeza, a garotada irá adorar!