Dia da gentileza: 7 dicas básicas para você criar um filho gentil
Quem não quer se orgulhar de um filho gentil? Pegando carona no Dia da Gentileza, conheça 7 dicas básicas para educar uma criança amável!
Em novembro, comemoramos o Dia da Gentileza. Palavra mágica que só de ouvir me traz simpatia. É um sonho para mim criar um filho gentil, por isso procuro estar sempre atenta às oportunidades de vivenciar essa virtude no meu dia dia junto a ele.
Pensando nisso, hoje compartilho com você algumas dicas de comportamentos que busco adotar para criar uma criança gentil.
1. Seja gentil
Simples, né? Seja gentil consigo, com os outros e, claro, com seu filho. Nossos filhos nos observam e percebem o respeito e a delicadeza dos nossos gestos. E nos imitam assim, aprendendo a expressar-se também desta forma.
2. Perdoe e peça perdão
Reconhecer os erros, pedir perdão e trabalhar para que os erros não se repitam é uma forma de mostrar que todos podemos buscar a gentileza e transformar ações. É uma gentileza consigo mesmo, para poder fazer melhor sempre.
3. Reforce o positivo
Gosto muito da frase “O mal não se combate. Reforça-se o bem”. Valorize e alimente atitudes positivas do seu filho, de modo a fazê-las crescer e fluírem cada vez mais. Gentileza gera gentileza, dizia o profeta.
4. Contemple a natureza
Desfrute de momentos de pausa e silêncio apenas a observar a natureza e a vida. Nesses momentos de contemplação admiramos-nos com a beleza, simplicidade, diversidade das coisas.
Tornamo-nos um com a vida e aprendemos a ter empatia. Vamos observando que tudo está conectado e quando se afeta um elemento, o todo é afetado também.
Daí florescem atitudes gentis, pois essa gentileza retorna a nós e reverbera nos outros.
5. Conte histórias
A arte, as histórias, também são formas de conhecimento e apropriação do mundo.
De forma simples e lúdica muitas situações e personalidades podem ser explorados e conflitos solucionados, de forma que nosso filhos ganham um repertório para agirem com consciência e gentileza em seus relacionamentos e na resolução de conflitos.
Em muitas situações desafiadoras com meu filho recorro a algum personagem ou enredo para ilustrar vivências cotidianas.
6. Olhe nos olhos
Transmita confiança e respeito ao seu filho. Olhe em seus olhos e ajude-o a entender e nomear o que sente e observar as reações das emoções em seu corpo.
Conforme ele compreende a si mesmo, apoiado por seu olhar encorajador, aprenderá a ser gentil e empático diante das emoções de outros.
7. Seja paciente
Virtudes são frutos de ações e correções repetidas, muitas e muitas vezes. Repita sempre que possível sua postura de forma coerente diante de comportamentos mais exigentes, reforçando aquilo que quer alimentar.
A inteligência emocional dos pais é indispensável para que isso seja atingido.
Virtudes não se perpetuam de uma hora para outra. Há uma fase dos filhos em que eles, aparentemente, negam tudo o que ensinamos.
Mas, lembre-se de que Educação é um processo de longo prazo. Você está, antes de tudo, criando um ser humano.
precisamos fazer é apoiar isso!
Gostaria de se aprofundar nesse tema? Então faça o download gratuito do e-book “8 atitudes inteligentes para criar um filho gentil” clicando abaixo:
Carolina Rodrigues é mãe, arteterapeuta e educadora ambiental. Deseja imensamente contribuir para um mundo melhor, mais artístico, sensível e sustentável. Compartilha vivências criativas em educação no blog Dá Tua Mão e o olhar maternal em Os Olhos de Cauê.