Dia da Família: qual é o papel dos familiares na educação?
Que tal aproveitar o Dia da Família nas escolas e refletir sobre sua importância na educação e na vida das crianças? Uma chance de relembrar sua influência e aproximá-la da escola!
No Brasil, é celebrado, no dia 8 de dezembro. o Dia da Família. A pergunta que vem, em especial no contexto pedagógico, é: qual o papel dos familiares na educação das crianças?
Se paramos para analisar, o primeiro contato com a educação vem com a família. É ela que apresenta os primeiros valores e guia os pequenos sobre direitos e deveres.
Desta forma, a casa pode ser considerada uma agência primária de educação.
As crianças aprendem os princípios éticos como verdade, não-violência, boa conduta e assim por diante na ação ou na realidade das pessoas à sua volta.
Portanto, é muito importante falar sobre o papel da família na educação e nada melhor do que aproveitar o Dia da Família para refletir sobre o assunto!
O impacto da família no desenvolvimento da criança
A família é a influência mais importante na vida de uma criança. Desde os primeiros momentos da vida, os filhos dependem dos pais e da família para protegê-los e suprir suas necessidades.
Os pais e a família formam os primeiros relacionamentos de uma criança. Eles são os primeiros professores de uma criança e atuam como modelos em como agir e como experimentar o mundo ao seu redor.
Ao nutrir e ensinar as crianças durante seus primeiros anos, as famílias desempenham um papel importante em garantir que as crianças estejam prontas para aprender quando entram na escola.
Crianças prosperam quando os pais são capazes de promover ativamente seu crescimento e desenvolvimento positivos.
Todos os pais sabem que às vezes é difícil fazer esse trabalho importante sem ajuda, suporte e recursos adicionais.
Envolvimento familiar prepara alunos para a escola
O sucesso escolar começa muito antes da frequência escolar. As crianças cujos pais enfatizam a importância do trabalho árduo e da aprendizagem são muito mais propensas a desenvolver a determinação necessária para atingir altas metas.
Aqueles que são incentivados ao hábito de leitura em casa, por exemplo, reconhecem o alfabeto mais cedo e têm uma transição significativamente mais fácil para a alfabetização plena.
Depois que as crianças iniciam a escola – seja na pré-escola, jardim de infância ou até mais tarde – o papel dos pais é fazer o check-in.
Seja ele com a criança sobre os deveres de casa, encorajar e permitir a leitura e a aprendizagem e provar à criança que eles responderão aos pais por desempenho ruim na escola.
As crianças cujos pais modelam o desinteresse, por outro lado, provavelmente se tornarão desinteressadas. E isso, obviamente, não é bom.
Envolvendo-se: Para os pais (ainda mais) atarefados
Muitas casas têm pais e mães que trabalham, com noites apressadas e fins de semana lotados. Felizmente, os pais não precisam tornar o envolvimento escolar um trabalho de meio período.
Uma verificação diária de lição de casa é importante, mas essa necessidade não deve durar mais de 5 a 10 minutos, a menos que o aluno esteja com dificuldades.
Participar de atividades escolares, como shows ou excursões, proporciona uma boa sensação de continuidade para a criança.
E frequentar regularmente as conferências de pais e professores promove a união entre professores e pais, melhora as habilidades sociais das crianças e aumenta suas chances de competência acadêmica.
Pensando sobre o papel do educador
Naturalmente, não se pode esperar que os pais realizem isso completamente sozinhos.
Um dos papeis do educador é deixar claras as expectativas dos pais; dar-lhes oportunidades definidas e acionáveis para participar da sala de aula; e comunicar suas expectativas sobre o comportamento da criança.
Os pais, em casa, podem transmitir o ambiente ideal: muita leitura na hora de dormir, cheques de lição de casa e conversas sobre a escola.
Alguns pais simplesmente não sabem realizar essas pequenas atitudes, e o professor pode estimular e garantir que eles o façam.
Por isso, aproveite datas comemorativas como a do Dia da Família na escola para aproximar essa ideia e incentivar o lado educador dos pais.
Por que a escola deve se importar com o envolvimento da família na educação?
Escolas, pais e a comunidade devem trabalhar juntos para promover a saúde, o bem-estar e a aprendizagem de todos os alunos.
Quando as escolas envolvem ativamente os pais e envolvem recursos da comunidade, elas são capazes de responder de maneira mais eficaz às necessidades relacionadas à saúde dos alunos.
Envolvimentos familiares promovem parcerias entre escolas, famílias e grupos comunitários e indivíduos.
Essas parcerias resultam em compartilhamento e maximização de recursos. E ajudam crianças e jovens a desenvolver comportamentos saudáveis e promover famílias saudáveis.
É notável que os alunos cujos pais estão envolvidos em sua educação são mais propensos a:
– Adapte-se bem à escola;
– Frequentar a escola com mais regularidade;
– Complete o dever de casa de forma mais consistente;
– Ganhe notas e notas de teste mais altas;
– Mantenha interesse na educação própria;
– Ter melhores habilidades sociais e emocionais;
– Tenha um melhor relacionamento com seus pais;
– Ter maior autoestima;
Todos os familiares mais próximos exercem uma certa influência no desenvolvimento da criança, seja pai, mãe, irmãos, avós e avôs. E repensar e entender a importância de tal influência é sempre muito importante.
Por isso, faça do Dia da Família uma oportunidade para relembrar a todos, inclusive realizar algumas atividades com as crianças e seus familiares. É sempre interessante quando grandes reflexões se tornam divertidas para todos!
E vocês, pais e escolas, já pensaram sobre o papel dos familiares na educação das crianças?