Quais são os desafios da gestão escolar e como a Estante Mágica pode ajudar a superá-los?
Quais são os maiores desafios da gestão escolar e de que forma é possível superá-los? Convidamos 6 gestores de escolas bem-sucedidas do Brasil para responderem essas perguntas, explicando como a Estante Mágica pode ajudar. Descubra abaixo as respostas!
5 principais desafios atuais da gestão escolar
A Estante Mágica conversou com diversos gestores escolares, com foco em criar um momento de escuta ativa para todos compartilharem e pensarem sobre os desafios do ramo educacional.
Os 6 educadores de escolas particulares e pública analisaram os desafios do setor e boas práticas para a gestão escolar.
Engajamento das famílias, atração de matrículas e inovação foram alguns dos desafios debatidos. Confira abaixo!
1) Equilibrar administração escolar, famílias e professores
Uma das missões da coordenação pedagógica é formar professores, gerir o calendário escolar e, sobretudo, garantir uma boa comunicação com os familiares dos alunos.
Para Lena Magalhães, coordenadora do ensino fundamental do Colégio Zaccaria, esse é o maior desafio do seu trabalho diário:
“É você entender a escola como um organismo vivo e global. Portanto, multiplicar tudo isso e entender que, sim, a família troca com a gente… a comunidade troca com a gente… então, é preciso equilibrar várias relações.”
2) Trabalhar os pilares família, escola e aluno
Segundo Leonardo Bruder, gestor educacional do Colégio Adventista de Londrina, seu principal desafio é garantir que escola, família e aluno trabalhem como uma grande engrenagem:
“Garantir que esses três pilares trabalhem, acima de tudo, para formar um cidadão autônomo para a sociedade é o grande desafio da gestão”, afirmou.
3) Fazer da escola um instrumento do nosso tempo
Como preparar os estudantes para o mundo atual, mediando as relações humanas e os respectivos papéis da família e da escola?
Esse é o grande desafio de Dayse Mendes, coordenadora pedagógica do Instituto Marcos Freitas:
“Proporcionar para os alunos as vivências que precisam no tempo em que estão vivendo é o meu maior desafio”, opinou.
4) Fazer uma boa gestão financeira
Então, a captação de matrículas é um dos grandes desafios de uma escola particular:
“É sempre uma preocupação. Afinal, sem matrícula não tem escola. Então, a importância do pedagógico é se mostrar eficiente para que os familiares sintam interesse em manter a criança na escola”, disse Lena.
Dessa forma, para Leonardo, uma das formas de atrair matrículas é com marketing. E, segundo ele, o maior marketing acontece dentro da escola – ou seja, precisa ser externalizado.
Nesse sentido, as redes sociais são fundamentais.
Os gestores entraram num consenso de que os canais são essenciais hoje em dia, uma forma de alcançar milhares de pessoas e divulgar o trabalho pedagógico realizado diariamente.
Por outro lado, quando falamos de escolas públicas, o maior desafio parece outro.
Josiel França, diretor Escola Municipal Edvard Rodrigues de Oliveira, apontou que é a permanência na escola o maior problema – sendo assim, implica em impactos negativos na própria gestão pública das escolas:
“No caso do Ensino Fundamental, a matrícula é obrigatória. Mas como fazer esses alunos permanecerem na escola, evitando a evasão escolar?”, indagou.
5) Envolver a família na escola
“A responsabilidade de educar não tem que ser só da escola, tem que ser da família também. E a gente consegue trazer os familiares para escola através de algumas iniciativas – uma delas é a Estante Mágica”.
A frase acima, da coordenadora pedagógica Fernanda Vilela, do Colégio Tema Novo, teve a concordância dos outros gestores entrevistados.
Não à toa: aproximar a família na escola é mencionado como um dos grandes benefícios da experiência.
Receita Mágica para o sucesso
Se houvesse uma receita mágica para o sucesso de uma escola, qual seria? As frases abaixo respondem:
“A grande receita é fazer da escola um lugar de gente feliz. O resto a pessoa dá jeito” (Dayse Mendes, coordenadora pedagógica do Instituto Marcos Freitas)
“Eu acredito muito que a afetividade seja um caminho pra gente chegar na sensibilidade das crianças. Se tiver outro caminho, eu não conheço” (Gilvânia Cardoso, educadora do Centro Educacional do Indaiá)
“Acredito na significação da aprendizagem. A receita é a gente se envolver, trabalhar com amor e muita troca” (Lena Magalhães, coordenadora do Colégio Zaccaria)
“Inovação. Você precisa trazer algo diferente, algo significativo para aquela criança” (Leonardo Bruder, gestor do Colégio Adventista).
E você, em qual das receitas acima apostaria?
Estante Mágica como solução para desafios da gestão escolar
Tanto Gilvânia quanto Josiel conheceram a Estante Mágica no período da pandemia, entre 2020 e 2021.
Naquele momento, com todos mais sensíveis, a criação do próprio livro possibilitou que os pequenos se expressassem.
E isso elevou não só a qualidade da aprendizagem e da saúde mental, como também também evoluiu os próprios professores:
“A Estante Mágica acabou me transformando numa pessoa melhor. Minhas aulas ficaram melhores, meus alunos aprenderam melhor!”, disse a educadora Gilvânia.
E também teve uma parceria que surgiu há mais de uma década atrás!
A coordenadora Lena, do Colégio Zaccaria, conta que conheceu a Estante Mágica há 11 anos, quando seu cofundador, Pedro Concy, pediu para ser atendido na escola.
A fala do jovem rapaz, carregada de brilho nos olhos, fez Lena se encantar de cara com a iniciativa.
“Todo ano a Estante Mágica se supera. A cada ano tem uma novidade, um facilitador para o professor… a Estante não olha só para o aluno. Olha o professor, a gestão, olha todo mundo. E é esse encantamento que faz essa relação não terminar nunca”, disse.
Para Leonardo, do Colégio Adventista, o grande benefício da Estante Mágica é facilitar o trabalho pedagógico feito em sala de aula:
“A Estante Mágica não é mais um projeto para o professor realizar, mas sim um facilitador para o professor alcançar o objetivo de formar um aluno cada vez melhor.“
Leonardo também destacou como a experiência mobiliza toda a comunidade escolar, engajando desde os alunos até as famílias.
O engajamento coletivo foi tão alto em sua escola, por sinal, que no evento de autógrafos havia um certificado com três assinaturas: da criança autora, do (a) professor (a) e da família.
Isso para reforçar quantas pessoas contribuíram para a criação dos livros. Faz todo o sentido, né?
Aumento de 40% nos empréstimos da biblioteca
A prova de que a parceria com a Estante Mágica de fato ajuda no incentivo à leitura veio do Colégio Adventista.
O gestor Leonardo revelou que, após a primeira aplicação da Estante Mágica, o empréstimo de livros não-obrigatórios na biblioteca cresceu 40%.
“Temos um projeto que incentiva o aluno a pegar emprestado 2 livros por semana. Após a aplicação, alguns alunos começaram a levar 4, 6. Então, houve um aumento de aproximadamente 40%”, afirmou.
Isso inspirou uma competição saudável por leitura: no evento de autógrafos, premiaram os alunos que mais leram livros durante o ano.
Então, esses vencedores recebiam, além do próprio livro, uma medalha e um certificado da biblioteca com a quantidade de livros lidos.
Baita forma de fortalecer a formação de novos leitores, não é?
A importância do trabalho em equipe
Por último, os gestores bateram sobre o papel da escola na sociedade.
“A escola é uma teia. Se você tem uma direção envolvida, ela inspira a coordenação. E a coordenação inspira os professores, que inspiram os alunos. Um se retroalimenta do outro, sabe? Então, tudo isso é escola: um coração pulsante.”
E, por fim, foi com a frase inspiradora e didática acima que a coordenadora Lena resumiu o que é uma escola.
Em síntese, os desafios da gestão escolar envolvem essa ideia.
Do engajamento dos alunos ao engajamento dos familiares, demandam o trabalho de diversas pessoas. Como resultado, isso gera uma educação de qualidade.
E você gostaria de uma aliada para enfrentar esses desafios?
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