Como transformar crianças não alfabetizadas em autoras do próprio livro?
Muitos educadores ainda têm uma dúvida: é possível envolver crianças não-alfabetizadas em um projeto literário? A resposta é sim!
E mais do que isso, é uma oportunidade riquíssima. Afinal, limitar a produção de um livro apenas à escrita convencional é ter uma visão restrita da linguagem.
Na verdade, a criança se expressa de diversas formas simbólicas. Quando o adulto escuta com atenção e valoriza essas formas de expressão, o processo de autoria se torna possível e profundamente transformador.
Por isso, queremos te mostrar como vale a pena investir nesse tipo de experiências em todas as fases da infância! Confira no texto a seguir:
Benefícios além do livro
A criação de um livro com crianças pequenas estimula a oralidade, a escuta ativa e o senso de autoria.
Elas podem contar suas histórias para a professora, além de ilustrar sentimentos, cenas e personagens. Podem até construir coletivamente uma narrativa com toda a turma.
Portanto, esse processo fortalece competências socioemocionais fundamentais.
Ao criar seu próprio livro, as crianças não alfabetizadas desenvolvem auto estima, empatia, imaginação e cooperação. Ou seja, ela percebe que tem voz, ideias e valor.
Por que aplicar a Estante Mágica com crianças não alfabetizadas?
E se você está se perguntando onde encontrar uma maneira de colocar essa atividade em prática, conheça a Estante Mágica.
100% gratuito para a escola, o projeto é hoje a maior experiência de incentivo à leitura e escrita da América Latina.
A iniciativa oferece uma estrutura acessível e inspiradora, que respeita o tempo e as formas de expressão da infância.
Ela acolhe as crianças não alfabetizadas com propostas que valorizam o que elas já sabem fazer: imaginar, contar histórias, desenhar, criar.
Formatos possíveis com crianças não alfabetizadas
Existem várias formas de transformar esse momento em algo único e significativo:
- Livro coletivo da turma: a história é construída oralmente com a participação de todos.
- Livro individual: a criança dita e o adulto escreve.
- Desenhos como narrativa principal: com legendas simples feitas pelo professor.
- Colagens e fotos: recursos visuais que ajudam a contar a história.
Essas produções já acontecem em diversas escolas pelo Brasil. Na biblioteca da Estante Mágica, por exemplo, há obras incríveis criadas por crianças de 3 a 5 anos.
São livros que emocionam, divertem e mostram o poder da infância.
Engajar as famílias é possível (e valioso)
Alguns responsáveis podem perguntar: “Mas meu filho ainda nem escreve!”. É por isso que mostrar o valor do processo é tão importante.
Compartilhe como o que importa não é a quantidade de texto, mas o envolvimento da criança. No Evento de Autógrafos, por exemplo, o brilho no olhar fala mais do que qualquer palavra escrita.
Portanto, registrar o processo com as famílias ajuda a criar esse entendimento. E além disso, fortalece os vínculos entre escola e comunidade.
Toda criança pode ser autora
Em resumo, a criança não alfabetizada tem voz, ideias e muito a dizer. Com apoio da equipe escolar, ela pode, e deve, viver a experiência transformadora de criar seu próprio livro.
A Estante Mágica é para todas as idades. E nossa equipe pedagógica está pronta para apoiar a adaptação do projeto para cada turma.
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