Como você espera que seus alunos saiam da escola?
Algumas vozes relevantes no mundo da educação falam um pouco sobre como esperam que seus alunos saiam da escola:
Os alunos têm que sair da escola com a capacidade de pensar de forma crítica e independente; se adaptar as mudanças tecnológicas constantes; devem ter capacidade de fazer pesquisas de forma independente; e devem entender como agir colaborativamente. Nós (educadores) temos que pensar de forma mais criativa como apresentar conceitos, conteúdos e maneiras de pensar.(Rita Pin Ahrens, Diretora de Políticas Educacionais da Southeast Asia Resource Action Center)
Qualquer um que disser que sabe como as crianças têm que ser daqui a 20 anos está especulando. A tecnologia está avançando muito rapidamente e é impossível prever quais vão ser os empregos do futuro. Fazemos um desserviço aos alunos quando seguimos modismos – eles vão aprender habilidades de tecnologia por si mesmos! O que é sem preço é uma formação acadêmica que prepare os alunos para a nação e para o mundo. Nossa sociedade precisa de leitores críticos e competentes que possam escrever com clareza e propósito. Fluência em matemática não é só importante pra desenvolver habilidade computacionais, mas também pra desenvolver o raciocínio abstrato. Eles precisam conhecer eventos históricos, juntamente com a capacidade de analisar esses eventos por diferentes pontos de vista. Devem aprender uma outra língua. Devem conhecer física e biologia bem mão na massa. E devem ter aulas de artes pelo menos em seus anos iniciais. (Carol Burris, Diretora Executiva da Network for Public Education)
O objetivo da Educação Fundamental vai ser garantir aos alunos se graduarem com opções. Vão ser capazes de ir pro Ensino Médio ou para uma carreira bem paga – e terão as habilidades para fazer isso. Além das disciplinas tradicionais de matemática e linguística, as escolas vão oferecer opções educativas que incluem culinária e teoria musical. Professores e alunos devem estar preparados para um currículo que tenha tempo tanto para as instruções tradicionais, como também para ensinamentos práticos do “mundo real’.
(Michele Ree, fundador do StudentFirst)
E você, já pensou a respeito? Como espera que os seus alunos saiam da escola? =)
Aproveitando que o final de semana já está chegando, que tal um filme pra inspirar todos os educadores desse país?
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS – disponível no Netflix ou na locadora mais próxima da sua casa.
Esse filme é de 1989, mas tem a incrível capacidade de estar sempre atual.
Entre várias lições, apresenta a importância de estimular a individualidade de seus alunos e a constante indagação de como fazer uma aula que seja realmente encantadora. Recomendadíssimo!
Trupinson, gostaria de sugerir um tema pra falarmos nos próximos posts? Fique à vontade, ok? 😉
Abraços Mágicos!