Como ensinar coesão textual de forma lúdica e empolgante?
Projetos literários são uma ponte para ensinar diversos temas importantes para a aprendizagem textual das crianças. E, com a ajuda do projeto literário da Estante Mágica, a Escola Municipal Helena Reis ensinou coesão de uma forma super dinâmica. Confira a entrevista que fizemos com a coordenadora da escola!
Com a motivação da coordenadora Olga Pires em conjunto com a diretora Gizelda, cerca de 500 alunos entre o Pré III e o 5º ano estão participando do projeto literário da Estante Mágica.
Nesta entrevista, a coordenadora Olga Pires explica como, por meio dele, está desenvolvendo, além do português, o ânimo de toda a comunidade escolar. Veja 😉
Como os alunos e os pais receberam a proposta de dar a chance de cada aluno publicar o próprio livro?
Fizemos a proposta aos professores e logo de início a ideia foi aceita pelo grupo, que motivou os alunos a participarem.
Todos receberam a notícia com muito entusiasmo. Em sala de aula, os professores incentivaram a primeira escrita da história que cada aluno queria contar.
As turmas dos anos iniciais e Educação Infantil fizeram histórias coletivas com desenhos individuais. Todo o processo de criação foi muito interessante.
Alguns pais já se manifestaram logo no início, também incentivando a produção dos filhos e elogiando a iniciativa da escola.
E sobre o tema do projeto, como foi decidido?
Temos como projeto institucional da escola o “Projeto Escola Leitora e Escritora”, que este ano está trabalhando com os gêneros textuais, onde cada turma desenvolve durante todo o ano um gênero e, com isso, decidimos unir os dois projetos.
O engajamento dos alunos com a leitura e a aprendizagem na sala de aula antes e depois da participação do projeto mudou?
É uma prática pedagógica da escola, trabalhar com a leitura e a escrita diária. Desenvolvemos projetos o ano todo, com ações coletivas por turma e também individuais.
Mas, realmente, quando iniciamos o projeto da Estante Mágica a escola foi tomada por uma magia que transformou nosso dia a dia em leitura e escrita significativa.
Ouvimos, a todo o momento, relatos dos professores dizendo que os alunos estão motivados, felizes, com a autoestima elevada.
Até mesmo a frequência às aulas melhorou. Os alunos, por sua vez, estão ansiosos para verem a obra pronta.
Em todos os espaços da escola (corredores, salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, refeitório) encontramos alunos com materiais de escrita e desenho nas mãos. Respiramos literatura o tempo todo.
Com certeza a prática de projetos literários faz a diferença no ensino, pois permite a criança dar significado à leitura, sendo ela mesma a produtora de seu conhecimento.
A escola e os professores desenvolvem algum método especial para trabalhar com as turmas?
De acordo com a nossa Proposição Curricular, faz parte do Componente da Língua Portuguesa desenvolver os eixos de Oralidade, Produção Escrita e Leitura.
Intensificamos, assim, as ações desses eixos, levando nossos alunos a ler e escrever mais.
Os professores contam história diariamente (leitura deleite) para desenvolver nos alunos o prazer e o encantamento.
Desenvolvemos a prática da escrita espontânea, onde os alunos escrevem pequenos textos ou frases de acordo com o seu desejo.
Como a escola estimula a criatividade dos estudantes em sala de aula?
Os professores e a equipe gestora motivam através de contação de história com som ambiente, leituras diversas em sala de aula, prática de recontos, vídeos de diversos escritores sobre a importância de escrever e ler.
A escola utiliza o projeto para ensinar coerência e coesão na sala de aula. Pode explicar um pouco melhor sobre a proposta?
A produção inicial do aluno nem sempre está coerente com a ideia que ele quer passar ao leitor, havendo a necessidade de ter ligação entre palavras e frases, fazendo com que o texto tenha sentido com uma ligação lógica entre as ideias.
Então, os professores aproveitam deste momento para ensinar e desenvolver a prática de uma escrita correta, clara, coesa.
Na perspectiva da escola e toda a equipe pedagógica, como foi a experiência com o projeto literário?
Foi uma experiência maravilhosa. Toda a equipe da escola se envolveu, trabalhou, incentivou e conseguiu promover uma interação fantástica entre alunos e professores.
Outro momento gratificante foi presenciar a emoção de uma professora do 5º ano quando conseguiu ver pronto o primeiro livro de sua turma. Ela chorou de emoção. Disse ter ali, nos seus alunos, um sonho pessoal realizado.
Muitos foram os pais que nos agradeceram e elogiaram nosso projeto nas redes sociais, dando a certeza que estamos no caminho certo.
Foi gratificante ver a emoção dos mesmos ao visualizarem o livro pronto no site. Todas as etapas tiveram seu encanto.
Estamos encantadas com o envolvimento de professores e alunos de nossa escola! Parece que a escola foi tomada por uma magia que transformou nosso dia a dia em leitura e escrita significativa.
Ouvimos a todo momento relatos dos professores dizendo que os alunos estão motivados, felizes, com a autoestima elevada, até a frequência às aulas melhorou.
Os alunos, por sua vez, estão ansiosos para verem a obra pronta. Em todos os espaços da escola (corredores, salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, refeitório) encontramos alunos com materiais de escrita e desenho nas mãos.
Respiramos literatura o tempo todo.
Sinto-me emocionada por fazer parte deste Projeto que transforma vidas e impulsiona nossos alunos ao mundo mágico das histórias. É realmente mágico!
É. Aprender realmente emociona! =)